Buscar

ED AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED AMBIENTAL
Questão 1
Enunciado: Com base no texto apresentado, bem como em seu conhecimento sobre o tema, redija um parágrafo e justifique a afirmação a seguir, de Rajendra Pachauri, Diretor do IPCC:
“Ninguém, nesse planeta, ficará imune aos impactos das mudanças climáticas.”
Resposta: Os gases liberados na atmosfera são espalhados, sendo assim, atingem todo o planeta, com isso, as mudanças climáticas ocorrem em todos os pontos e esses impactos da mudança afetarão a todos, pois cada lugar sofrerá com essas mudanças de uma maneira, como por exemplo no Brasil os riscos de enchentes são gigantes, assim como no Ártico e Antártida que sofrem com derretimento acelerado de suas geleiras. Com isso concluímos que todos serão atingidos pois cada lugar sofrerá com suas mudanças diferentes.
Questão 2
Enunciado: Existem, para cada fator social da nossa sociedade, ações que podem ajudar na redução das emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento do planeta.
A partir do seu conhecimento sobre a relação entre a geração de resíduos e o aquecimento global, cite algumas ações que podem ser tomadas para redução da emissão de gases de efeito estufa para os seguintes setores da sociedade:
Consumidor;
Empresários e Prestadores de serviços;
Cidadãos.
Resposta: No quesito consumidor, juntamente como cidadão, algumas ações seriam deixar os carros em casa e ir de bicicleta ao trabalho, realizar manutenções nos carros para saber o nível de poluição, não jogar lixo nas ruas, separar o lixo conforme seus tipos, valorizar a natureza, comprar a quantidade de alimento necessária para o consumir, cozinhar apenas o que for consumir. Isso evitará o desperdício e reduzirá a geração de resíduos, substitua copos descartáveis, evite desperdício de papel.
As industrias, além de se atentarem com medidas de segurança para não contaminarem o solo, deveriam realizar uma medida para diminuir a contaminação do ar, como realizar fiscalizações nas industrias, separar os lixos, não fazer o seu descarte em qualquer local.
Se cada um fizer sua parte, daqui a algum tempo não será necessário punições, se a era de agora melhorar e começar a conscientizar as crianças que serão as responsáveis pelo meio ambiente assim como nós, não será necessário reeducar hábitos que vem de muitos anos.
Questão 3
Enunciado: Com base em seus conhecimentos sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, identifique o ponto em comum entre as manchetes apresentadas e elabore um parágrafo que aborde o tema.
Resposta: Sabemos que o aquecimento global é o fator que resulta nos desastres “naturais”, sabemos também que isto está relacionado a poluição da atmosfera, que a cada estudo traz uma taxa de aumento que assusta a quem lê, principalmente porque estas pesquisas trazem os impactos que já acontecem nos dias de hoje, como as tempestades, furacões, enchentes, derretimento das geleiras, etc., a grande certeza é que não precisa ser um gênio da ciência para saber que essa poluição é em grande parte causada pelo homem, mas se quase todos sabem disso, por que poucos reeducam o seu dia a dia? É a hora de nos conscientizarmos, nos reeducarmos e começar a passar a preocupação com o meio ambiente como passamos objetos valiosos, de pai para filho e assim sucessivamente. Ainda há tempo de melhorar o que nós mesmos estragamos.

Outros materiais