Buscar

APOL3 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Após a análise a respeito do avanço do mercado de café em cápsulas monodose, a Nestlé passou a se preocupar com o posicionamento do Nescafé, versão solúvel de café, pois tem percebido uma queda da participação deste produto no mercado de cafés instantâneos. De acordo com a diretoria de marketing da Nestle, o Nescafé representa uma marca pioneira há mais de 75 anos, fazendo parte de um dos pilares da empresa, ou seja, é um símbolo da Nestlé no mercado mundial. Dessa forma, a Nestlé precisa realizar investimentos na marca e posicionamento do produto para evitar uma queda maior das suas vendas.
Fonte: Disponível em: http://www.sm.com.br/detalhe/nestle-faz-investimento-para-revitalizar-marca-de-cafe-soluvel. (17/06/2017). Acesso em 18/06/2017 (adaptado).
Com base no texto apresentado e no conteúdo a respeito das estratégias para divulgação e preservação das marcas, produtos e serviços, considere as afirmações a seguir:
 I. O Nescafé atingiu uma fase de declínio no mercado, logo, uma ação de reposicionamento da marca e divulgação da mesma não surtirá mais efeitos no mercado.
II.  A Nestlé deverá investir na divulgação da marca Nescafé associando-a a preços baixos para estimular a recuperação das suas vendas.
III. A Nestle atingirá maior eficiência a partir da elaboração de um planejamento de marketing. Assim poderá definir o público-alvo que consome o produto e as estratégias mais direcionadas para divulgação e reposicionamento da marca.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 03 (intervalo de páginas 13 até 16) observa-se que: I – INCORRETA: a marca Nescafé é um ativo importante à Nestlé, não podendo ser ignorada no seu planejamento estratégico. Ou seja, a questão não permite que se sustente a desistência de se investir na marca Nescafé como a única estratégia válida à Nestlé. II – CORRETA: O material da rota defende que quanto mais a empresa investir na criação de uma relação emocional entre o cliente e seu produto/marca, maiores serão as possibilidades de satisfação deste consumidor. III – CORRETA: Realmente o planejamento de marketing contribuirá para que a Nestlé tenha base a respeito das estratégias a serem trabalhadas a favor da expansão da marca Nescafé no mercado.
	
	E
	I, II e III.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre marketing digital.
Desenvolver um planejamento de marketing digital não é uma tarefa simples e rápida. Muitos itens precisam ser estudados até que se monte uma estratégia aplicável no mercado. Não podemos negar que ela é fundamental para desenvolver ações com mais chances de darem certo, não é mesmo? Afinal, o planejamento é que vai orientar todas as etapas posteriores, como execução e mensuração"; é o que comenta Vinícius Ghise em seu blog Globalad. 
(Fonte: http://www.globalad.com.br/blog/plano-de-marketing-digital-como-desenvolver-sua-estrategia/) .
Considerando o texto acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que abordam aspectos corretos sobre os cuidados que uma empresa deve ter para conduzir seu marketing digital.
I - É preciso interligar esforços, tanto as ações internas quanto as externas devem ser integradas.
II - As diferentes frentes como: newsletter, revista digital e site carregam o DNA da empresa, por isso, podem veicular diferentes informações para todos os tipos de clientes.  
III - É preciso somar esforços, casar interesses e transformar os objetivos de cada canal de comunicação em um bem comum.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a I.
	
	B
	Apenas a II.
	
	C
	Apenas a III.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e III.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra " e".
Comentários:
Ao conduzir a estratégia e o planejamento do marketing digital a integração dos esforços é fundamental, para Pimentel (2017, p. 129), "esse é ponto frágil do planejamento. Tanto as ações internas quanto as externas devem ser integradas". A afirmativa II está incorreta, pois para Pimentel "as diferentes ferramentas (newsletter, revista digital, site etc) precisam carregar o mesmo DNA, pois é preciso somar esforços, casar interesses e transformar os objetivos de cada canal de comunicação em um bem comum". E não como está na afirmativa II que:  "podem veicular diferentes informações para todos os tipos de clientes". O correto é como está na afirmativa III.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.  129 .
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
A Comunicação Organizacional está relacionada com a Sociedade da Informação (e do Conhecimento), que mostra o quanto as novas tecnologias mudaram e continuam mudando constantemente nossas vidas. Todos os dias recebemos milhares de mensagens, pelos mais diversos meios, e cada vez somos menos impactados por elas. Dentro deste contexto, para que a atenção do cidadão seja despertada, os emissores buscam novas formas de se comunicar.
De acordo com os conteúdos estudados, analise as alternativas e assinale a que se mostra correta sobre a comunicação na administração pública e privada:
Nota: 20.0
	
	A
	A comunicação organizacional ganha contornos diferentes quando feita na iniciativa privada ou na administração pública. Na empresa pública, comunicação interna tem menor relevância, pois a empresa não tem o objetivo vender ou conquistar o público externo.
 
	
	B
	A comunicação organizacional deve ter o mesmo rigor na administração pública e na iniciativa privada. A diferença é que, mais do que nas empresas privadas, na área pública há necessidade de prestar contas à sociedade.
Você acertou!
A alternativa correta é a “b”, pois prevê o mesmo rigor na Comunicação Organizacional na área pública e na privada. Como frisado na própria sentença acima, na área pública, há mais obrigações sociais. As demais alternativas estão incompletas ou incorretas. A letra “a”, por exemplo, afirma nas empresas públicas, comunicação interna tem menor relevância, pois a empresa não tem o objetivo vender ou conquistar o público externo, o que é um equívoco. A alternativa “c” afirma que as organizações públicas visam seduzir o cliente, o que é uma prática típica da área privada. A alternativa “d” afirma não ser adequada a Comunicação Organizacional na área pública, o que também é um equívoco. A alternativa “e” é contraditória, pois a transparência e o fortalecimento da cidadania devem ser os objetivos maiores da comunicação organizacional. Em outras palavras, a iniciativa privada pode fazer “propaganda” de seus produtos e serviços, mas a administração pública deve divulgar seus atos com a intenção de informar o público e explicar-se junto a ele, ou seja, a transparência tem uma importância muito maior (Aula 04, Tema 5, páginas 24 a 26).
	
	C
	A comunicação organizacional torna a transparência, um objetivo secundário e dominado pela iniciativa privada, já que na administração pública não é relevante e essencial.
	
	D
	A comunicação organizacional na área pública, está mais focada nas estratégias de Marketing e busca seduzir o consumidor.
	
	E
	A comunicação organizacional não está adequada à área pública.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Na atual sociedade da informação e conhecimento observa-se que o fluxo de informação é intenso e que a informação é a base para o conhecimento e a comunicação entre as pessoas e organizações. 
A respeito do uso e enquadramento dos termos informação e conhecimento nas organizações inseridas na sociedade da informação e conhecimento, analise as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F):
(      )    A existência de diferentes fontes de informação na atual sociedade da informaçãoe conhecimento é evidente. É essencial que as organizações contemporâneas determinem apenas uma única fonte confiável e precisa de informação, pois apenas dessa forma serão capazes de construir o conhecimento mais direcionado ao mercado.
 (      )    Pode-se dizer que a informação é a matéria-prima para se gerar o conhecimento. Nas organizações, para se construir o conhecimento, deve-se trabalhar as informações, interpretando-as, questionando-as, comparando-as para assim compreender um determinado fato.
(      )    Na sociedade do conhecimento e informação, o surgimento de novas informações não é capaz de modificar o conhecimento já existente sobre algo. As organizações de sucesso atuais evitam que seus colaboradores acessem novas informações para não atrapalhar o desenvolvimento dos seus projetos de continuidade no mercado.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V
	
	B
	V, F, F
	
	C
	F, V, F.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 01 da rota da aula 04 (intervalo de páginas – 6 até 10) observa-se que:
I – INCORRETA: A Sociedade da Informação associa-se a uma “explosão informacional”, sendo que as organizações possuem diferentes fontes de produção e disseminação de informações. Sabendo que as atividades produtivas das organizações dependem do fluxo de informações, elas deverão trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação, contudo não se restringindo a uma única fonte de informação para construção do seu conhecimento.
II – CORRETA: Quando se disponibiliza a informação tem-se a capacidade de gerar conhecimento. Todavia deve-se trabalha-la, ou seja, indaga-la, questioná-la, interpretá-la, estabelecendo relações com outras informações obtidas.
III – INCORRETA: A sociedade só poderá avançar se houver o incentivo a novas pesquisas, informações e conhecimentos. As organizações não podem “parar” no tempo, fixando-se em apenas um conhecimento. As organizações devem usar novas informações para desvendar as novidades, avançar e construir conhecimento.
	
	D
	F, V, V
	
	E
	V, F, V
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A utilização dos sistemas de informação por parte dos usuários é fator preponderante no processo de compreensão da usabilidade do sistema e da sua própria organização. Além disso, a interface entre sistema e usuários é o que permite que usuários utilizem o software de maneira efetiva, por isso se tem um grande cuidado na hora de pensar este elemento.
 
A partir do exposto, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
 I. A interface de usuário é um dos elementos fundamentais do software por promover um elemento visual que facilita a utilização do sistema, o lançamento de dados e a sua posterior visualização.
 Porque
II. Na interface de usuário, os elementos visuais se tornam funcionalidades que determinam a forma como o sistema é utilizado, o que deve ser agradável, intuitivo e fácil de ser usado, o que chamamos de user-friendly.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
Resposta: ‘a’
Justificativa: Conforme visto no material didático, a interface de usuário – quando bem projetada – têm o potencial de tornar a utilização do sistema fácil, agradável e intuitiva aos usuários, por isso é um elemento que deve ser pensado com cuidado e atenção (ELEUTÉRIO, 2015, p. 73-74).
	
	B
	As duas afirmativas são verdadeiras, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
	
	C
	A afirmativa II é verdadeira e a afirmativa I é falsa.
	
	D
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
	
	E
	As duas afirmativas são falsas.

Outros materiais