Buscar

O GLADIADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O GLADIADOR
O filme enfatiza implementação estratégias militares, a partir as quais nascem às estratégias empresariais. Colocam em evidencia, ainda, os meandros do poder político que influenciam as decisões do alto comando de uma organização. As estratégias das legiões romanas na guerra contra os valentes, mas desordenados povos bárbaros do Norte da Europa guardam perfeita analogia com o mundo empresariados tempos atuais.
Como um vitorioso general do exercito romano, Maximus(Russel Crowe) é escolhido pelo imperador Marcus Aurelius(Rex Harris), da idade já avançada para sucedê-lo. Commodus, seu filho biológico, trama contra o pai e assume o trono. A partir desse momento o general. Fiel guardião do imperador assassinado é condenado e acaba sendo banido definitivamente do exercito romano
Como escravo, Maximus torna-se gladiador e retorna para lutar nas arenas de Roma.O filme retrata as estratégias de sobrevivência de um pequeno grupo de gladiadores que, na arena, combate um numeroso destacamento de um preparado exercito profissional,remunerado pelos eu trabalho.A desproporcional diferença de forças entre os dois grupos é somente explicada pela intenção dos organizadores da contenda,os ministros do império,em massacrar o pequeno contingente de gladiadores-escravos.É a produção lendária da batalha de catargo em pleno Coliseu,na qual o exército romano derrota o cartaginês .Em menor numero,mas com uma estratégia articulada sob a liderança do general gladiador,o motivo(luta pela sobrevivência)grupo de gladiadores ,através de movimentos sincronizados arduamente simulados em um permanente programa de treinamento,consegue vencer o poderoso e equipado exercito romano.
Em plena arena coliseu Romano, o general-gladiador lidera seu grupo, baseado no trabalho em equipe, evidente quando dá a voz de comando: “Se trabalharmos juntos... se ficarmos juntos sobreviveremos!”.É o triunfo da liderança de Maximus e seu coeso grupo de gladiadores sobre a numerosa treinada legião do exercito romano.
Foi o trabalho em equipe que levou esse exercito a vitória contra os povos norte.
A situação do filme tem paralelo com o mundo dos negócios onde o trabalho em equipe, as estratégias empresariais, o poder e a cultura organizacional se fazem presentes na cotidiana “arena” das organizações dos tempos atuais.

Outros materiais