Buscar

APS FISIOLOGIA PSICOLOGIA RESPONDIDO HIDI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� FACULDADES DOCTUM DE SERRA
 CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA
ESTUDO DIRIGIO / APS – 2ª ETAPA
Curso: Psicologia Período: 2º Turma: Noturno
Disciplina: Fisiologia 
Docente: Cíntia Pereira Ferreira 
Discente:HIDIANÁRIA DE OLIVEIRA .D.S.FIORETI Nota:________________
 Matrícula: 171000013 Assinatura: HIDIANARIA DUTRA Data: 20/11/2017
Observação: Este estudo dirigido deve ser entegue via ADX até a data de 20/11/2017 às 23h.
“O medo é uma interferência no bem estar, na integridade física e mental. Quando há ameaças ao organismo, este desencadeia reações comportamentais, neurovegetativas, neuroendócrinas associadas a sentimento de medo.”
Questão 01: Está escuro e você está sozinho em casa. Com exceção do programa que você está assistindo na TV, o silêncio é total. Então, você ouve a porta da frente repentinamente batendo. Sua respiração acelera. Seu coração dispara. Seus músculos enrijecem. Um segundo depois, você percebe que não tem ninguém tentando entrar em sua casa. Era apenas o vento. Mas, por meio segundo, você sentiu tanto medo que reagiu como se sua vida estivesse em perigo. O que causa essa reação tão intensa? O que é o medo exatamente? 
O medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo.a idéia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo,o aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo.O medo é uma sensação de alerta de extrema importância para a sobrevivência das espécies, principalmente para o ser humano,Inconscientemente, as características físicas reproduzidas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga,normalmente, para surgir o medo é necessária a presença de um estímulo que provoque ansiedade e insegurança no indivíduo. Porém, em determinadas situações, o medo pode se desencadear apenas a partir da idéia em relação a algo que seja desagradável, nos seres humanos o medo também pode ser provocado por razões sem fundamento ou lógica racional, quando estão baseados em crenças populares ou lendas.O medo de fantasmas é um exemplo. Existem diferentes tipos e níveis de medo, que pode ir desde uma ligeira ansiedade ou desconforto até o pavor total. As respostas do organismo também se apresentam de diferentes modos de acordo com a intensidade do medo.
Questão 02: A partir de seus conhecimentos e da figura a seguir, foram apresentados alguns neurotransmissores relate como estes interferem em quadro de ansiedade e depressão.
 Neurotransmissor é uma substância química produzida em uma célula do cérebro, o neurônio. ele é capaz de conduzir e transmitir uma informação de um neurônio a outro, ou seja, é como um telefone para comunicação entre os neurônios. essa comunicação se chama sinapse. Joseph Ledoux, professor de neurociências em Nova York já dizia: “você é as suas sinapses, e elas são o que você é”.
Os neurotransmissores são como combustíveis para o cérebro realizar determinadas funções. num carro é preciso ter água, diferentes tipos de óleo, gasolina, lubrificantes. no cérebro é a mesma coisa: existem vários neurotransmissores e também outras substâncias que agem também como neurotransmissores, por exemplo os aminoácidos, peptídeos e até mesmo gases como o óxido nítrico e o gás carbônico 
Os neurotransmissores clássicos são: acetilcolina, as catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina) e, a artista principal, a serotonina. os aminoácidos podem ser excitatórios, que aceleram determinadas funções do cérebro (o maior exemplo é o glutamato), ou os que fazem o contrário, os inibitórios, como o gaba (ácido gama amino butírico), que diminuem a atividade de alguns sistemas. é ideal que ocorra um equilíbrio entre os aminoácidos, principalmente entre o gaba e o glutamato, para que haja um correto grau de excitabilidade, de disparo dos neurônios, para não disparar demais nem de menos.
Serotonina: serotonina vem sendo utilizada no senso comum como sinônimo de felicidade. e, de fato, é uma substância implicada em depressão e felicidade, ansiedade e tranqüilidade e em outras diversas áreas do comportamento, como agressividade, raiva, irritabilidade. Participa também de outras funções importantes no organismo, como apetite, controle de temperatura, sono, náusea e vômitos, sexualidade e, é claro, muito importante no sistema de dor.Ela é sintetizada no cérebro e no tubo digestivo e armazenada em plaquetas e no sangue. ela também é encontrada em muitas plantas, vegetais, frutas, cogumelos, Muitos remédios são voltados para repor a serotonina no cérebro, e com ação favorável em diversas doenças. a classe dos antidepressivos é repleta de medicamentos com ação na serotonina.
Noradrenalina:Noradrenalina ou Norepinefrina é um neurotransmissor produzido na glândula adrenal, um órgão situado acima dos rins, e funciona como um hormônio. é um neurotransmissor e hormônio ligado ao estresse, ligado ao sistema de alerta, por isso é de extrema importância para o sistema de dor,a noradrenalina aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, recruta a glicose guardada no corpo para ser utilizada, prepara o músculo para agir rapidamente e aumenta a sua contratura, aumenta o estado de alerta e também está ligada a problemas de sono. esse neurotransmissor é o responsável pela resposta de defesa do organismo, chamada fight-or-flight-response, o “lutar ou fugir”. Quando o organismo percebe uma ameaça, ele produz a noradrenalina para preparar o corpo para a “guerra” para lutar contra a ameaça ou fugir dela.
Dopamina:Dopamina é um neurotransmissor que, como a noradrenalina, é produzida na glândula adrenal. a dopamina tem diversas funções no cérebro, incluindo o comportamento, atividade motora, automatismos, motivação, recompensa, produção de leite, regulação do sono, humor, ansiedade, atenção, aprendizado. Muitos remédios que atuam na dopamina tem ação favorável em dores de cabeça.
Questão 03: Há um tipo de estresse que resulta de acontecimentos positivos, identifique e descreva.
O estresse positivo é um estímulo que coloca em ação uma reação gratificante, nos tirando da zona de conforto. ele é necessário para gerar uma resposta a um desafio, a uma adversidade ou problema. ele é o determinante entre o fugir ou lutar, e nos ajuda sobreviver em situações adversas como em um ataque de um animal selvagem.Em que aspecto o estresse pode ser favorável ao ser humano:
Motivação: O estresse pode ser uma grande força motivadora, às vezes muito útil, por exemplo, nos testes; devemos ser capazes de controlar, monitorar e, finalmente, aproveitar o estresse para que possamos nos sentir bem e sermos capaz de nos beneficiarmos do estresse.
Questão 04: Fale sobre o comportamento emocional de uma pessoa diagnosticada com melancolia, quais devem ser as principais características deste individuo, do ponto de vista fisiológico. 
Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém.
A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.É um termo com origem no grego melancholia que expressa uma tristeza persistente, muitas vezes sem razão aparente.
Fisicamente: o estado de melancolia se reflete na aparência sempre abatida, emagrecimento e olhar fixo no infinito,o médico grego Hipócrates, no séc. v a.c. definiu a melancolia como a “bílis negra”, um dos quatro humores corporais que na sua teoria se constituem por sangue, flegma, bílis amarela e bílis negra. Para Hipócrates, o planetasaturno exercia influência no humor do indivíduo e levava o baço a expelir bílis negra em excesso, causando a melancolia.
Característica: a pessoa melancólica é aquela que vive constantemente introvertida, porém, como é muito emotiva, muitas vezes apresenta outros comportamentos diferentes. além disso, o melancólico é analítico, perfeccionista, sacrificial e tem natureza extremamente sensível.dentre as características estão:
um estado profundo de tristeza logo pela manhã.
desespero, desânimo ou vazio não proveniente da morte de um ente querido.
agitação.
desaceleração do movimento normal.
perda de peso ou anorexia.
culpa excessiva.
distúrbios psicomotores, etc.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 
https://www.saudedicas.com.br/dicas/beneficios-do-estresse-positivo-158807
https://conceitos.com/eustress//eustress/
Guyton, A. C.; Hall, J. E.; Tratado de Fisiologia Médica. Ed.9º. Guanabara. 1997.

Outros materiais