Buscar

Introdução Administração

Prévia do material em texto

ADMNISTRAÇÂO
AULA 1
1. Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Qual é o nível hierárquico que o CEO (Chief Executive Officer) e os diretores atuam em uma organização?
Estratégico
2. O ambiente empresarial externo de uma empresa está dividido em ambiente operacional e ambiente geral. Os dois irão interferir nas atividades da empresa, guardando as devidas proporções. Assinale a opção que representa uma influência do ambiente operacional.
Liquidação no mercado concorrente
3. O ambiente comum a todas as organizações, constituído das condições tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, entre outras, é corretamente chamado de:
Ambiente Geral
4. Ao atuar em determinada nível da empresa, um administrador deve pensá-la como um todo; mostrar-se preocupado com seu futuro no mundo corporativo; saber representá-la, até eventualmente quer como Presidente, quer com um dos seus diretores. Neste caso, este administrador atua no nível hierárquico denominado de:
Estratégico
5. Dentre os níveis da Administração, podemos dizer que os profissionais que devem garantir que a empresa esteja atenta aos desafios e tendências do ambiente geral, planejando com o foco de longo prazo, atuam no nível:
Estratégico
6. A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Para isso, o administrador utiliza as atividades fins e atividades meios.
Conforme as aulas estudadas, assinale a única alternativa correta:
As atividades contábeis que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais de uma loja de eletrodomésticos podem ser classificadas como atividades meio.
7. O conceito de valores organizacionais está diretamente relacionado:
Às crenças, questões éticas e morais que orientam o comportamento da organização e das pessoas que nela trabalham.
8. Aprendemos que a empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como:
Um conjunto de setores, pessoas e equipamentos, dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir objetivos.
AULA 2
1. Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito importantes a serem levados em consideração, as forças e as fraquezas que o ambiente interno está apresentando. Essa ferramenta é conhecida como:
Análise SWOT
2. A Análise SWOT é uma das feramentas utilizadas para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma empresa. Para tal formulação exige o conhecimento da situação interna e externa para esclarecer os dirigentes quanto às decisões a serem tomadas. Esta ferramenta, quando aplicada, mostrará aos dirigentes da empresa:
As forças e fraquezas do ambiente interno bem como as oportunidades ou ameaças do ambiente externo.
3. Os planos referem-se as guias que integram e coordenam as atividades da empresa de modo a atingir os propósitos desejados. Os planos com duração de três ou mais anos, e que estão relacionados aos objetivos de longo prazo são denominados de:
Plano estratégico
4. O planejamento estratégico da empresa é amplo e direcionado a longo prazo, exigindo a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve importantes etapas. Das etapas relacionadas abaixo, escolha a que NÃO está correta:
Definição do Plano de Marketing
5. Devido ao ambiente dinâmico e ameaçador, a competitividade acirrada, as altas demandas por parte dos stakeholders, a economia mundial instável, as tendências sociais e o desenvolvimento tecnológico, as empresas precisam planejar muito bem o seu futuro para sobreviverem. Com respeito à abrangência dos planejamentos organizacionais, estes podem ser de longo, médio e curto prazos. Escolha a seguir a afirmação que se relaciona ao planejamento de longo prazo, ou estratégico:
Tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo.
6. Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito importantes a serem levados em consideração, as ameaças e as oportunidades que o ambiente externo está apresentando. Essa ferramenta é conhecida como: Análise SWOT
7. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para análise de cenários, empregada principalmente no planejamento estratégico. Essa análise considera os seguintes aspectos:
Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades
8. O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Qual é essa hierarquia?
Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
AULA 3
1. O planejamento tático é desenvolvido pelos departamentos que estão subordinados a diretoria geral da empresa. A quantidade de departamentos vai depender da estrutura de cada empresa, mas os mais comuns são: financeiro, recursos humanos e marketing. Característica específica do planejamento organizacional tático é:
Limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
2. A primeira das funções administrativas é o planejamento. Ele se dá em três diferentes níveis: estratégico, tático e operacional. Sobre o planejamento tático é correto afirmar:
I - É projetado para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos
II - Representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos institucionais
III - É elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa
IV - Aborda um departamento ou uma divisão da empresa no longo prazo
Somente I e III estão corretas
3. As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica:
Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
4. O processo de traduzir os objetivos estratégicos amplos e abrangentes de toda a organização em metas e planos relevantes para uma parte específica da organização é conhecida como:
Planejamento tático
5. O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
I - Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
II - Os orçamentos são planos operacionais relacionados com o tempo (como, por exemplo, fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, ).
III - Os programas são os planos operacionais relacionados com o dinheiro (cronograma, Gráfico de Grantt, PERT, etc.).
IV - Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
Assinale a alternativa correta:
Somente a afirmação I e IV estão corretas
6. O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. 
Marque a opção de resposta que NÃO se refere à característica do planejamento tático:
O planejamento tático é projetado para o presente.
7. As principais características do planejamento tático são: 
I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. 
II - Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo. 
III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo. 
IV - São materializados em planos de Produção, Financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos, etc.Somente a III está ERRADA
8. Os ocupantes dos diferentes níveis organizacionais elaboram os seus Planos para bem orientar as atividades a serem executadas. Os Planos Operacionais que estão relacionados com métodos são denominados:
Procedimentos
AULA 4
1. Segundo Sobral e Peci (2008, p.4): ¿As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Elas fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer as nossas necessidades. Não há duas organizações iguais. Portanto, as organizações estabelecidas por estruturas, regimentos etc., como no caso das igrejas, forças armadas e empresas são classificadas como:
Organizações formais
2. Andrea está tendo muitos problemas na gerencia de sua empresa. Ocorre que, devido à necessidade de redução de custos, duas áreas foram fundidas e agora o número de funcionários dobrou. O grande problema é que ela não consegue tempo para atender a todas as demandas de seus novos funcionários e os antigos também estão começando a reclamar por estarem se sentindo "abandonados". O problema vivido por Andrea está relacionado à:
Amplitude de controle
3. O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. As principais características do desenho organizacional são:
Diferenciação, formalização, centralização e integração.
4. Como denominamos o desenho organizacional que retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento, capazes de conduzi-la ao alcance dos objetivos?
Organização formal.
5. As organizações independente da sua natureza, são dotadas de pessoas que embora ocupem posições dentro da mesma, constituindo uma rede de relacionamento e interações. Esse cenário caracteriza uma organização do tipo:
Informal
6. Estudamos que o desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Podemos afirmar que as principais características do desenho organizacional são:
Diferenciação, formalização, centralização e integração.
7. Faz parte da função organização:
Dividir o trabalho.
8. Em relação ao desenho departamental de uma organização, diz-se que há uma diferenciação horizontal, quando:
Ocorre o desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico;
AULA 5
1. "Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas." Sobre o bom desempenho das equipes, podemos complementar:
Através da função direção, obtém-se objetivos convergentes, sinergia entre as pessoas, responsabilidade coletiva e solidária.
2. Sobre abordagem comportamental, pode-se dizer que:
I - A abordagem comportamental definiu um novo enfoque as teorias organizacionais, passando a dar ênfase nas pessoas. 
II - Um dos principais expoentes desta teoria foi Douglas McGregor, que desenvolveu uma das primeiras teorias para o entendimento do comportamento das pessoas. 
III - Segundo McGregor existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum: o estilo da teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, na administração consultiva e na auto avaliação de desempenho.
Todas as afirmativas estão corretas
3. A função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa é:
Direção.
4. Qual a função da administração que é responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É uma função predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, visando proporcionar as condições necessárias para fazer acontecer.
Direção.
5. Pela pirâmide de Maslow, as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade. Assinale a alternativa que representa esses níveis:
Fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização;
6. A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na:
Motivação, Liderança e Comunicação.
7. Sobre a Liderança Situacional ou Contingencial, é correto afirmar que:
I - Investigaram quais circunstâncias situacionais influenciavam a eficácia do líder. 
II - Partia da premissa de que os líderes nascem com características individuais que os diferenciam de outras 
III - Seus estudos objetivaram a identificação dos traços e características individuais dos líderes, como iniciativa, determinação, inteligência, etc.
Somente a afirmativa I está correta
8. O processo de administração participativa tem sido uma prática cada vez mais presente nas organizações e por envolver os empregados nos processos decisórios das empresas percebe-se que esse desenvolve as competências dos empregados e diminui as resistências às decisões tomadas. Segundo esta afirmativa podemos dizer que a gestão participativa envolve:
Partilhar responsabilidade, autoridade e poder com os liderados.
AULA 6
1. O processo de controle é uma atividade cíclica e contínua e envolve quatro etapas sequenciais. Assinale a afirmativa que apresenta a segunda e quarta etapa deste processo.
Avaliar o desempenho atual e adotar a ação corretiva necessária.
2. Controle orçamentário e contabilidade de custos são tipos de controles enquadráveis como controles:
Controle tático.
3. Sobre a Função Administrativa Controle, podemos afirmar que: 
I - Pode ser analisada como um processo coercivo e repressivo, assim como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. 
II - É uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais. III - Pode ser estratégico, tático, mas não se aplica no nível operacional.
I e II estão corretas
4. BEIJING - A General Motors e seu principal parceiro chinês estão fazendo o recall de quase 20 mil veículos dos modelos Cadillac SRX importados e Chevrolet Camaro para substituir os parafusos dos assentos dianteiros defeituosos. A GM disse, nesta sexta-feira, que o defeito pode permitir que os assentos deslizem até sua posição mais baixa, causando risco à segurança. A empresa não informou quantos veículos de cada modelo estão envolvidos na convocação que totaliza 19.836 unidades. Com base na notícia sobre a General Motors podemos afirmar que os parafusos defeituosos indicam que provavelmente houve falha em que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal):
Pré-controle ou preventivo.
5. A finalidade do controle é assegurar que aquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajusta tanto quanto possível aos resultados obtidos. O controle no nível institucional ajusta-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa por meio de controles globais. Entre estes estão:
Resumos e relatórios contábeis e orçamentários.
6. O processo de controle, como uma das funções organizacionais, apresenta quatro fases que precisam seguir uma sequência, para que seja bem sucedido. Essa sequência é:
Estabelecer padrões; medir o desempenho; comparar o desempenho atual com o esperado; tomar ação corretiva.
7. O elemento do processo administrativo em que se compara o resultado obtido com um padrão esperado é denominado.
Controle.
8. Dentro de uma indústria de calçados, percebemos que existe uma sala de controle de qualidade,onde os produtos prontos são examinados e, caso aprontem defeitos, serão separados para um lote de menor valor. Podemos afirmar que neste momento está sendo aplicado:
Controle posterior, pois é onde o produto acabado é examinado.
AULA 7
1. A administração da logística e da distribuição tem como objetivo garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade planejadas, no lugar e no momento planejado, de forma a potencializar a eficiência e a eficácia do sistema de operações. Em relação às atividades que são desenvolvidas por esse setor, analise as alternativas a seguir e escolha a opção que contém aquelas que são corretas.
1-Compra e recepção de recursos de fornecedores;
2-Movimentação e armazenamento de materiais dentro das instalações da empresa;
3-Transporte e expedição dos produtos acabados para os compradores;
4-Redução dos custos de estocagem e dos prazos de entrega dos produtos. 1, 2 e 3
2. Dentre as principais preocupações que devem nortear o funcionamento da área de operações para manter sua vantagem competitiva, o gerente de operações da empresa XYZ&ABC deve se preocupar com alguns fatores. Marque a opção FALSA referente a esses fatores e seus respectivos objetivos:
LUCRATIVIDADE - fazer com que o negócio não dependa de forma direta da margem de lucro, da escala e dos processos de produção.
3. José Carlos, gerente experiente em suas atividades profissionais, realiza periodicamente reuniões com sua equipe de trabalho. Em uma das reuniões semanais, um colaborador perguntou: - qual a área de conhecimento da Administração que garante os recursos e produtos entregues na quantidade e na quantidade planejada, no lugar e no momento planejado, de forma a potencializar a eficiência e a eficácia dos sistemas comerciais? Agora identifique qual seria a resposta do José Carlos a essa solicitação do colaborador?
Logística.
4. Marque a afirmativa CORRETA referente às características da administração de operações.
A função de administrar operações é desenvolvida pelo gerente de operações, sendo que a denominação pode variar de organização para organização.
5. A área de operações representa a área que trabalha diretamente com as atividades fins de uma organização. Está muito associada a produção/serviços e a logística. Assim, quais as principais preocupações que devem nortear o funcionamento das operações de uma empresa para manter sua vantagem competitiva?
Custo, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e qualidade.
6. A atividade fim de qualquer organização é seu sistema de operações, que responde pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados. Assinale a ÚNICA alternativa que representa um exemplo de atividade fim:
Em uma agência revendedora de automóveis, o serviço do vendedor é uma atividade fim.
7. Das várias responsabilidades possíveis de um gerente de operações apenas uma é essencial e determinante de todas as outras. Assinale essa responsabilidade nas afirmativas seguintes:
Formular uma estratégia de operações coerente com os objetivos da organização.
8. A Administração de Operações de uma organização tem cinco principais preocupações que, se tratadas com eficácia, poderão proporcionar competitividade. Marque o conjunto correto:
Rapidez, qualidade, confiabilidade, flexibilidade, custo.
AULA 8
1. O termo "Mix de Marketing" corresponde apenas a uma das seguintes opções :
Produto, preço, promoção, praça;
2. O conceito de produto é diretamente ligado ao benefício obtido pelo cliente quando este o adquire. Como são denominadas as três categorias de categorias de benefícios do produto?
Benefícios funcionais - Benefícios sociais - Benefícios psicológicos;
3. "As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciada por vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é:
Marketing
4. Tanto o segmento de calçados, quanto o de roupas, são partes da economia com rápido crescimento. Reagir às tendências e modas, em rápida mudança, é um dos requisitos de mercado mais importantes que esse segmento precisa enfrentar. Outro desafio é frequentemente fornecer às lojas produtos mais novos e diferenciados. Para não perder clientes, os pedidos devem ser atendidos rapidamente, levando os "Centros Logísticos" atuais de grandes varejistas a fornecem para centenas de lojas, diariamente, enviando milhares de pares de sapatos por semana. O "Centro" da XKW Group era tradicionalmente semi-automatizado, contando com um armazém organizado por paletes, operados por empilhadeiras, racks com prateleiras e um eficiente sistema de transporte. Para permitir o futuro crescimento e melhorar os seus processos logísticos, o XKW Group decidiu investir em um novo "Centro Logístico", seguindo a tendência estabelecida por diversos varejistas de calçados em todo o mundo. Como resultado de seu estudo estratégico, a XKW Group decidiu rever toda a sua política, face aos novos desafios deste mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Com base no texto acima, qual política a XKW Group decidiu rever, para crescer de forma sustentada?
Política de Distribuição;
5. Um plano de atividades de marketing deve conter decisões sobre o mix de marketing que significa decidir sobre os seguintes aspectos:
Produto, preço, comunicação e distribuição;	
6. Processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços. Este conceito está associado à área funcional de:
Marketing
7. Jocar é estagiário de uma empresa multinacional de energia e durante as reuniões com o seu gestor observou o uso dos conceitos de Marketing em veículos promocionais com objetivo de alavancar o consumo dos produtos como também atingir a satisfação do seu público alvo.Quais seriam essas ferramentas que podem ser utilizadas?
Publicidade, vendas dirigidas, relações públicas focadas na promoção de vendas.
8. A Diretoria da empresa Fênix S.A. estava operando em grandes mercados com muitos compradores espalhados e diferentes quanto às suas necessidades e hábitos de compra. Em reunião da direção, o Diretor de Marketing Rodrigo Silva ressaltou: "Não podemos continuar a oferecer os nossos produtos de forma igual, a todos os tipos de clientes, precisamos identificar fatias do mercado mais atraentes para os nossos produtos, a fim de atendermos a estes nichos de mercado de forma diferenciada". Em seguida, Eliane Brito se posicionou: " Precisamos iniciar pela segmentação mais simples, ou seja, devemos priorizar a analise pelos critérios demográficos".
Em decorrência do mencionado nessa reunião podemos concluir que a diretora Eliane Brito estava recomendando, inicialmente, utilizar critérios objetivos, como:
Grau de instrução e ocupação;
AULA 9
1. Algumas empresas quando precisam reduzir o quadro pessoal por excesso de trabalhadores oferecem incentivos financeiros aos trabalhadores mais idosos para que se aposentem antes da data prevista. Esta tipo de desligamento é conhecido como: Aposentadoria antecipada
2. A avaliação de desempenho é um processo sistemático de avaliação de resultados alcançados pelos funcionários. A avaliação de desempenho cumpre a finalidade de fornecer informações para decisões relacionadas a salários, promoções e demissões, além de ser utilizada para diagnosticar necessidades de treinamento e planejamento de carreira.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O processo de avaliação de desempenho só se fecha a partir de um retorno aos avaliados por meio de uma entrevista de avaliação, onde tanto o chefe quanto e chefiado comentam sobre o resultado da avaliação.
PORQUE
II - Nesta metodologia, denominada360 graus, é prevista a ampla participação do avaliado e do avaliador, quando estabelecem medidas para suprir deficiências e reforçar o bom desempenho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
3. Andréa, Analista Administrativo da JA Empreendimentos, atua em uma área que cuida das práticas e políticas necessárias à administração das pessoas, especialmente as atividades de recrutamento, seleção, orientação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração do pessoal. Assinale a opção que corresponde a área de atuação da Analista Administrativo na empresa:
Administração de Recursos Humanos
4. A Área de Recursos Humanos (ARH) cuida das práticas e políticas necessárias à administração das pessoas, especialmente as atividades de recrutamento, seleção, orientação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração do pessoal. Os três objetivos centrais da ARH são: 
I. Identificar e atrair pessoas que estejam desempregadas. 
II. Adaptar as pessoas à organização e desenvolver todo seu potencial de crescimento. 
III. Manter os Recursos Humanos comprometidos, motivados e satisfeitos com a organização. Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
Somente as afirmações II e III são verdadeiras	
5. A área de recursos humanos deve estar em sintonia com a estratégia e com os gerentes das demais áreas funcionais, deve ser adequada à estrutura da organização e tem que contribuir para o alcance dos objetivos empresariais. As alternativas abaixo referem-se as atividades que são inerentes ao profissional de recursos humanos, EXCETO:
Gerenciar os custos operacionais da organização.
6. Soraya Carvalho, Diretora de RH, vem conduzindo reuniões com a sua equipe de gestores das diversas áreas, face a necessidade de rever o processo de orientação de novos funcionários, em virtude das novas admissões para preenchimento de vagas em diversas áreas da empresa.
Samuel Pinheiro ressalta a relevância em abordar nesta orientação a cultura organizacional, ou seja, as atitudes, padrões, valores e modelos de comportamento esperados pela empresa.
João Dantas disse que essa orientação deve ser conduzida de forma clara e transparente, para que o novo empregado conheça as expectativas em relação ao seu desempenho e seu comportamento, deixando claro as responsabilidades do funcionário e a forma como seu desempenho será avaliado.
Pedro Guimarães destaca que para existir transparência deve ser abordada, nesta ocasião, os tópicos advertências e demissão.
Samantha Brito, por sua vez, mencionou que a orientação aos novos empregados é muito importante, pois ajuda a reduzir a ansiedade inicial que normalmente ocorre.
Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. Soraya Carvalho acerta com suas reuniões, pois a orientação aos novos funcionários é um processo de acolhimento e socialização na empresa.
II. João Dantas acerta quando destaca que os empregados devem conhecer nesta ocasião as suas responsabilidades e como seu desempenho será avaliado.
III. Pedro Guimarães acerta quando recomenda abordar os tópicos demissão e advertências.
IV. Samantha Brito acerta quando chama a atenção da ansiedade que ocorre nesta fase de admissão.
I, II e IV, apenas.
7. Entre as opções que se seguem , assinale a que corresponde às ações relacionadas diretamente com a etapa do Recrutamento de uma empresa :
Localizar , reconhecer e captar profissionais qualificados .
8. O objetivo de Carlos quando ingressou na universidade, sempre foi de trabalhar na Área e Recursos Humanos. Agora que está no último semestre de graduação, iniciou seu estágio na área. Carlos é muito observador e logo identificou o desafio da Administração de Recursos Humanos (ARH), (em atrair, motivar e reter profissionais talentosos), com uma Política de Recursos Humanos que é constituída de RETRIBUIÇÕES que devem ser compartilhadas pelos funcionários/colaboradores da empresa. Quais são essas RETRIBUIÇÕES - que devem ser articuladas nas ações da Administração de Recursos Humanos junto ao corpo funcional da empresa para conciliar com a Política de Recursos Humanos?
Salários competitivos, sistema de incentivos, benefícios, promoções e transferências.
AULA 10
1. Sua função é supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização. Esta atividade cuida da preparação de relatórios gerenciais internos, de demonstrações financeiras e da administração de assuntos fiscais. Este conceito refere-se a:
Controladoria
O estabelecimento da política de dividendos de uma organização consiste na definição da porcentagem dos lucros líquidos que serão distribuídos aos acionistas, a fim de remunerar o capital que eles investiram na empresa. Em relação a essa política, analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que contém aquelas que são corretas. 
1-A distribuição de lucro entre os sócios retira do negócio recursos financeiros que poderiam ser aplicados para financiar a expansão de suas atividades.
2-Quando a distribuição de dividendos aumenta, o mercado tende a reagir negativamente, pois a confiança no futuro da empresa não caminha numa boa direção.
3-A política de dividendos define que parte do lucro deve ser dividida entre os sócios e que parte do lucro deve ser reinvestida no negócio.
4-Sendo uma decisão de política de financiamento tomada pela administração, o mercado percebe política de dividendos como uma forma de transmitir sinais sobre o desempenho futuro da empresa.
1, 3 e 4
	
3. Embora não haja um único modelo de gestão, nos mais adotados da atualidade o Setor de Planejamento Financeiro ocupa posição de destaque , especialmente em relação ao alcance de metas e objetivos da empresa . Das afirmativas abaixo qual a que traduz algumas das ações de rotina deste setor, especialmente em se tratando de empresas de médio ou grande porte?
Busca de fontes de financiamento para novos projetos
4. A área da administração financeira representa uma das mais importantes áreas gerenciais. Em especial, as decisões da administração financeira versam sobre:
Decisões de planejamento financeiro, de investimento e financiamento.
5. A área de administração financeira de uma organização é a área responsável por trabalhar com um recurso indispensável para seu funcionamento: o dinheiro. Assinale a opção que NÃO representa uma das atividades dessa área.
Calcular a folha de pagamento da empresa.
6. A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Esses departamentos são:
Controladoria, tesouraria e o planejamento financeiro.
7. Os recursos financeiros assumem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades de uma organização, contribuindo de forma fundamental para o seu sucesso e sustentabilidade no mercado. A captação dos recursos necessários às atividades da organização e sua correta alocação de forma a alcançar os resultados empresariais constituem objetivos relacionados às:
Atividades da administração financeira; 
8. O administrador desempenha várias funções no contexto empresarial. Assinale a opção que se refere às funções típicas do administrador financeiro neste contexto.
Análise, planejamento e controle financeiro, Tomada de decisões de investimento e Tomada de decisões de financiamento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes