Buscar

AV PSICOLOGIA DA ORGANIZAÇÃO ESTACIO EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AVS_201501374443 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES      
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201501374443 - BARBARA GOES VENTURA
	Nota da Prova: 5,5   Nota de Partic.: 0,5     Av. Parcial.:     Data: 27/06/2015 09:10:18 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 235653)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Sabemos que o estresse é uma ocorrência fisiológica e normal e também um componente biológico necessário para a adaptação do organismo a uma nova situação. De acordo com o estudado, cite as três fases do estresse.
		
	
Resposta: Na primeira fase do estresse, geralmente o cidadão sobre de dor de cabeça. Na segunda fase, o mau humor. Na terceira fase, pode haver casos de internação ou infarto, levando a morte.
	
Gabarito: Reação do alarme - a primeira fase ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilibrio (nível leve). Resistência - na segunda fase o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo (nível moderado). Exaustão - a exaustão é a terceira fase do estresse. É perigosa pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença (nível intense)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 232956)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A percepção de pessoas, ou percepção social, é uma das áreas mais importantes de estudo do comportamento organizacional. As organizações criam o ambiente em que as pessoas estão continuamente influenciadas pela percepção e julgamentos de outros. A Percepção Social é influenciada por alguns fatores, tais como: percepção seletiva,efeito halo,primeira impressão, efeito das expectativas e experiências passadas. Escolha uma delas, descreva-a, fornecendo um exemplo prático.
		
	
Resposta: Primeira impressão - são conclusões geradas em uma primeira vista, sendo prejudicial, por não ter muito conhecimento da outra pessoa, e já tirando conclusões precipitadas. Ex.: Domingo de manhã na missa, aparece uma mulher com roupas improprias para o local, utilizando-se de vestido curto e decote. Todos presentes tirarão conclusões sobre a indole dessa pessoa.
	
Gabarito: O aluno deverá deixar claro, através do exemplo prático, o entendimento do fator escolhido por ele.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 249409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da ideia de que a Ciência é falível, complete a lacuna da sentença, com a única alternativa correta: Spector (2002), citado em Bergamini (2005), observa que a psicologia no espaço organizacional oferece um campo de estudo do comportamento tão ___________________ quanto em outras esferas.
		
	
	D - obscuro
	 
	B - subjetivo;
	
	A - objetivo;
	
	E - místico.
	
	C - misterioso;
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 249520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo dinâmico do mundo é constante e ao longo do tempo o homem busca através da ciência responder questões que favoreçam o seu desenvolvimento. De acordo com Schein (1982), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo. Considerando o texto, eleja a Única opção certa em relação à concepção do autor sobre Organizações:
		
	
	São sistemas sociais simples
	
	São sistemas culturais simples
	
	São ecossistemas complexos
	
	São ecossistemas simples
	 
	São sistemas sociais complexos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 249522)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
		
	
	Alegria
	
	Emoção
	 
	Autoestima
	
	Empatia
	
	Perdão
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 630031)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo. Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. As causas do stress no ambiente de trabalho podem ser em função de:
		
	
	baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	 
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais