Buscar

teorias do curriculo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(10 pontos) A partir da leitura realizada e das videoaulas, descreva as teorias de currículo ao longo do século XX e início do século XXI e apresente ao menos duas justificativas para as transformações conceituais.
Temos três teorias de currículo básicas, que são elas:
Teoria Tradicional do Currículo neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, voltado à formação de produtividade.
Teoria Crítica do Currículo defendem que a educação só pode ser compreendida baseando nas condições sociais, históricas, econômicas e culturais e tem a função de reproduzir um modelo capitalista, assim a escola reproduz os valores, os conhecimentos, os hábitos e crenças da classe dominante.
Teoria Pós Crítica do Currículo levam em consideração fatores culturais, as particularidades e competências de cada ser humano.
As transformações ao longo do tempo foram muito importantes para os dias atuais, onde antes só era privilegiados os de classe social mais elevado, e hoje as transformações no currículo permite a todas as classes sociais, um ensino de melhor qualidade, visando fatores políticos, econômicos, sociais, culturais que influenciam em cada período histórico.

Outros materiais