Buscar

Exercicio aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	
	 Exercício: GST0260_EX_A4_201201060656 
	
	
	
	
	 Data: 12/04/2014 14:09:36 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201304273)
	
	Segundo Sobral e Peci (2008), a estrutura organizacional se refere ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o atingimento de seus objetivos estratégicos, especificando papéis, relações e procedimentos que atuam na coordenação dos membros da empresa. De acordo com este conceito, em função do tipo de negócio, tamanho e finalidade de um organização surgem quatro tipos de desenho organizacional: o funcional, o divisional, o matricial e o em rede, ou virtual. Dentre as opções abaixo, selecione a única que discrimina algumas características da estrutura em rede :
		
	
	Se refere a agregação de tarefas de acordo com a função organizacional marketing, recursos humanos, operações e finanças. O critério para o agrupamento é a baseado nas similaridades das tarefas.
	
	É o tipo de estrutura geralmente usada para se gerenciar projetos ou negócios que necessitam de equipes multidisciplinares temporárias, que possam estar envolvidas em outros projetos.
	 
	Sua principal característica é a flexibilidade para lidar com situações novas e a capacidade de inovação. A divisão do trabalho, neste tipo de estrutura é feita em função do conhecimento especializado de pessoas, ou departamentos.
	 
	Este tipo de estrutura é criado quando as empresas passam a diversificar seus produtos, serviços e mercados, tornando necessária a criação de departamentos capazes de lidar com esta nova realidade.
	
	Este tipo de estrutura tem como base o modelo mecanicista (burocrático), caracterizando as organizações onde predominam tarefas rotineiras com foco na hierarquia rígida.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201298647)
	
	Ao criar uma estrutura organizacional, deve-se considerar que:
I. A estrutura deve refletir os objetivos e os planos da empresa.
II. A estrutura deve refletir claramente os níveis funcionais e hierárquicos e os níveis de autoridade devem merecer menor importância.
III. A estrutura deve permitir a flexibilização da empresa diante de mudanças de ordem econômica, tecnológica, política e social, dentre outras.
IV. A organização deve ser constituída de pessoal especializado e treinado.
Com relação aos aspectos acima, escolha a opção que contém as afirmativas corretas.
		
	
	I e IV apenas
	
	I, II e IV apenas
	 
	I, III e IV apenas
	
	II e IV apenas
	
	I, II e III, apenas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201242657)
	
	Ele representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação. Esse modelo de desenho organizacional é o (a):
		
	 
	Organograma.
	
	Controle.
	
	Planejamento.
	
	Motivação.
	 
	Liderança.

Outros materiais