Buscar

Discursiva direito empresarial

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. O Código de Defesa do Consumidor tem como objetivo principal proteger a relação de consumo estabelecida entre o fornecedor e o consumidor. Nesta relação comercial, o consumidor é considerado a parte mais fraca. Dentre as situações encontradas, defrontamo-nos com as situações de vícios dos produtos, ou seja, defeitos que podem neles ser encontrados, podendo esses vícios serem aparentes ou ocultos. Diante dessa premissa, disserte sobre os vícios de qualidade dos produtos.
RESPOSTA ESPERADA:
Os vícios de qualidade dos produtos estão caracterizados quando encontramos produtos não próprios e não adequados para que sejam consumidos ou ainda possam reduzir seu valor comercial. Os produtos são impróprios quando têm seu prazo de validade vencido, estejam estragados, adulterados, com lacre rompido, ou ainda são perigosos para a saúde. Os produtos são inadequados quando avaliada sua qualidade relacionada ao padrão de qualidade informado para ele. Quando adquiridos não satisfazem o objetivo que lhes foi atribuído, não atendendo ao que o consumidor esperava encontrar quando os comprou, frustrando-o ou até mesmo iludindo-o quanto a seus resultados.
QUESTÃO:
2. Dentre os títulos de crédito, um dos mais conhecidos e utilizados é o cheque, diante de sua facilidade de aceitação e livre circulação no território brasileiro. Para que seja intitulado como cheque, segundo a lei, deve estar revestido de alguns requisitos, tais como o nome do banco ou instituição financeira e a denominação “cheque” inscrita em língua portuguesa. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o cheque cruzado e o cheque visado.
RESPOSTA ESPERADA:
O cheque cruzado nada mais é do que a presença de dois traços na diagonal frontal da cártula, o que representa que o pagamento só poderá ser efetuado com o depósito desse título. Já o cheque visado é quando existe uma confirmação de fundos para o pagamento desse título, fornecido pelo banco ou instituição financeira do banco sacado. Essa confirmação se apresenta no anverso do título.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes