Buscar

GESTÃO DE PROJETOS (3)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – GESTÃO DE PROJETOS.
Durante o processo de escolha e priorização de projetos (o processo de portfólio), um dos projetos priorizados foi o de manutenção de parques ecológicos em Minas Gerais. O gerente de projetos tem a missão de gerenciá-lo de acordo com as leis e normas de sustentabilidade. Porém, o que ele deve fazer para que o projeto se adeque aos conceitos de sustentabilidade e o que ele pode fazer para que o plano de riscos seja bem executado?
Em relação aos conceitos de sustentabilidade fazer um levantamento do que a legislação federal e estadual exige também é importante para a execução, o planejamento do gerenciamento dos riscos é a primeira etapa da gerência de riscos, definir como esses riscos serão abordados, qual metodologia será utilizada e quem serão as pessoas nele envolvidas. 
O plano de risco deve ser desenvolvido por uma equipe específica do projeto que elabora um plano de ação de maneira tática e contínua, primeiro identifica os eventos futuros podendo ser ameaças ou oportunidades, criando se uma lista dos riscos que possivelmente poderão acontecer, depois analisa cada um deles desenvolvendo estratégia para corrigir no caso de acontecer. Esse monitoramento é um processo que deve ser contínuo. Uma vez que os riscos estejam identificados, devem-se determinar quais deles são mais importantes para o projeto e devem ser priorizados. Tais riscos podem ter impactos positivos ou negativos para o desenvolvimento do projeto. Durante a execução de um projeto novos riscos, pequenos ou grandes aparecerão. O sucesso do projeto virá através do gerenciamento constante feito durante toda a vida do projeto.

Outros materiais