Buscar

SIMULADO.Direito Administrativo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO III – ADMINISTRATIVO
01. O controle judicial da legalidade dos atos administrativos discricionários abrange a análise:
a) Da conveniência do ato;
b) Da oportunidade do ato;
c) Da eficiência do ato;
d) Dos motivos determinantes do ato;
02. .................é o ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual o Poder Público consente ou delega o exercício de determinada atividade a particular interessado a fim de atender interesses coletivos instáveis ou a uma emergência, nas condições estabelecidas pela Administração. 
a) Permissão;
b) Habilitação;
c) Concessão;
d) Autorização;
03. A figura do desvio de finalidade caracteriza-se:
a) Pela edição de ato administrativo por administrador público incompetente, em abstrato, para o fazer;
b) Pela edição de ato administrativo por administrador público, competente, em abstrato, para o fazer, visando, todavia, a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência;
c) Pela edição de ato, por particular, objetivando uma finalidade pública, todavia sem outorga de poderes para tal;
d) Pela expedição de ato administrativo por administrador público, no uso de poder discricionário;
04. Assinale a alternativa incorreta :
a) a competência não pode ser objeto de delegação ou de avocação.
b) Ocorre desvio de poder quando o Estado desapropria um imóvel com o fim de prejudicar determinada pessoa.
c) O que se exige, a princípio, do ato administrativo é a forma escrita
d) O mérito administrativo não está sujeito à apreciação judicial
e) Pressuposto de fato corresponde ao conjunto de situações que levam a Administração a praticar o ato administrativo.
05. O ato administrativo, como emanação do poder público, apresenta determinados atributos que o distingue do ato jurídico do direto privado. Estes atributos são :
a) competência, finalidade, forma, motivo e objeto;
b) presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade;
c) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
d) legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade e probidade administrativa;
e) finalidade, legalidade e legitimidade.
06. A atividade da Administração Pública, que pode ser expressada por meio de atos normativos ou concretos, fundamentada em sua supremacia geral e na forma da lei, que delimita, condiciona, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, adequando-se aos interesses da coletividade, pode ser denominada, consoante a doutrinado Direito Administrativo, como:
a) Poder Expropriatório;
b) Poder de Polícia;
c) Poder Executivo;
d) Poder Judiciário e Segurança Pública;
 
07. A Constituição Federal estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado e considera de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, na forma da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros. Diante das mencionadas previsões constitucionais, é correto afirmar que os serviços de saúde, consoante entendimento predominante,
a) constituem sempre serviço público, de titularidade do Estado, que pode desempenhá-lo diretamente ou com o apoio dos particulares, mediante concessão ou permissão.
b) não constituem serviço público, ainda quando prestados pelo Estado, sendo passíveis de exploração econômica por particulares, sob a fiscalização do poder público.
c) são considerados serviço público, quando prestados diretamente pelo Estado, e atividade econômica quando explorados por particulares.
d) não se caracterizam como serviço público nem atividade econômica, mas sim como atividade de interesse público, objeto de regulamentação legal específica.
08. A revogação do ato administrativo:
a) É apenas a declaração de invalidade de um ato administrativo ilegítimo ou ilegal, feita pela própria administração ou pelo Poder Judiciário;
b) Não se funda em motivos de conveniência ou de oportunidade;
c) É a supressão de um ato administrativo legítimo e eficaz, realizada pela administração - e somente por ela - por não mais lhe convir a sua existência;
d) Baseia-se em razões de legitimidade ou legalidade;
09. Quanto ao princípio da moralidade administrativa, não é correto afirmar:
a) está expressamente albergado nos artigos 5º, LXXIII, e 37 da CF/1988, não despontando supérflua ou desprezível a sua reiteração, motivo pelo qual não pode a Administração Pública, direta e indireta, ativa ou passivamente, infligir danos morais
b) tem na probidade administrativa um subprincípio diretamente descendente e da maior significação jurídica e política, figurando como uma das hipóteses de crime de responsabilidade do Presidente da República o atentar contra a probidade na administração
c) guarda precária relação com a probidade administrativa, esta normatizada concretamente apenas no plano infraconstitucional (Lei Federal n. 8.429/92)
d) encontra proteção autônoma através da ação popular, pois qualquer cidadão é parte legítima para propô-la, visando a anular ato lesivo à moralidade administrativa em si mesma, restando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência
10. Os princípios básicos da administração pública estão consubstanciados em quatro regras de observância permanente e obrigatória para o bom administrador: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. Acerca desses princípios, assinale a opção correta: 
a) O princípio da legalidade impõe à administração pública a estrita observância das finalidades e competências previstas na lei para a satisfação do interesse público; não obstante, nem todos os aspectos da atividade administrativa estão contidos nas leis em sentido estrito, de maneira que a administração pode também agir de maneira juridicamente válida sem que determinado ato tenha sido específica e detalhadamente regido em lei ordinária.
b) Devido à prevalência do princípio da legalidade, se determinado ato administrativo atender aos contornos que a lei lhe estabeleceu, esse ato não poderá ser invalidado na via judicial tão-somente pela alegação de que feriu a moral administrativa, por esta se tratar de conceito indeterminado, que deve ceder ante o caráter cogente da lei positiva.
c) O administrador público gere patrimônio e interesses que não são os seus, mas os da coletividade; por isso, deve permanentemente buscar a satisfação do interesse coletivo e não a do interesse privado, razão por que seus atos não devem atender a interesses de cidadãos e empresas
d) Se a administração pública firmar contrato administrativo defeituoso porque indevidamente prescindiu de licitação, a publicação do extrato do contrato na imprensa oficial terá o efeito de fazer convalidar o negócio jurídico, como efeito da publicidade que o poder público deu ao ato
e) A publicidade dos atos administrativos exige que o conhecimento público do ato se dê, necessariamente, pela imprensa oficial.
11. Julgue os itens a seguir, relativos aos poderes e aos princípios regentes da administração pública. 
I - Coordenar, contratar, ordenar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito da administração pública, incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder disciplinar. 
II - No princípio da impessoalidade, traduz-se a idéia de que a administração tem que tratar todos os administrados sem discriminações, benéficas ou detimentosas. 
III - No princípio da legalidade, a administração e seus agentes têm de atuar na conformidade dos princípios éticos. Acresça-se que esse princípio vincula-se ao núcleo semântico da probidade administrativa prevista na Constituição da República. 
IV - No direito brasileiro, de acordo com o que ocorre em determinados paises europeus, os atos administrativos não podem ser controlados pelo Poder Judiciário, e sim por tribunais administrativos como os tribunais de contas; assim vige o princípio da dualidade da jurisdição. 
a) F V V F 	c) F V F F 
b) V FV F 	 d) V V F F		e) F F V V 
12. A auto-executoriedade dos atos administrativos:
a) não se submete ao amplo controle judicial
b) não pode contrariar interesse jurídico legítimo do particular
c) não serve ao interesse público
d) pode ser admitida em qualquer caso
13. O contexto da Administração Pública, que a Constituição Federal subordina à observância dos princípios fundamentais de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência (é):
a) abrange órgãos e entidades dos Três Poderes das áreas federal, estadual, distrital e municipal
b) abrange só os órgãos públicos da estrutura da União, dos Estados e dos Municípios
c) restritivo ao âmbito federal
d) restrito aos Poderes Executivos federal, estadual e municipal
e) restrito ao Poder Executivo federal
14. Indique a assertiva CORRETA
A. A revogação é forma de extinção do ato administrativo por razões de legalidade, efetivada pela Administração ou pelo Poder Judiciário;
B. O exercício do poder de polícia, atividade típica do Estado, é delegável a uma entidade privada mediante retrocessão; 
C. A motivação em relação à exoneração de cargo comissionado é condição de existência do ato;
D.No âmbito da Administração Pública Federal, a decisão de recurso administrativo não pode ser objeto de delegação.
15. Em relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta. 
A.Um ato administrativo que viole a lei deve ser revogado pela própria administração, independentemente de provocação. 
B. A anulação do ato administrativo importa em análise dos critérios de conveniência e oportunidade. 
C. Um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em atenção ao princípio da segurança jurídica. 
D. A administração tem o prazo prescricional de 5 anos para anular os seus próprios atos, quando eivados de ilegalidade.
16. Um secretário municipal, sob o argumento  de reestruturar o sistema de ensino do Município, removeu uma diretora de escola  municipal para um bairro distante. Inconformada, a diretora recorreu ao Prefeito, alegando  que a sua remoção ocorrera unicamente porque seu marido teria brigado com o secretário. O que deve o Prefeito fazer, se confirmado o alegado pela diretora?
A. Editar ato administrativo avocatório, desconcentrando a eficácia do ato de remoção.
B. Convalidar o ato, com efeito retroativo, corrigindo o desvio de poder .
C. Revogar o ato, com efeito retroativo.
D. Declarar nulo o ato da remoção, com efeito retroativo.
01.D	02.D	03.B	04.A	05.B	06.B	07.C	08.C
09.C	10.A	11.C	12.B	13.A	14.D	15.C	16.D

Outros materiais

Perguntas Recentes