Buscar

PRATICA PROFISSIONAL TECNOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Atente para a seguinte informação: 
“No nível municipal, pesquisa realizada pós-desastre apontou como limitações para as capacidades de redução de riscos a baixa participação comunitária, a falta de articulação entre instituições, a insuficiência de cadastros e mapeamentos de risco, a insuficiência dos Planos Municipais de Redução de Risco (obsoletos e restritos a algumas áreas dos municípios) como vulnerabilidades institucionais e organizacionais presentes na região”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO DE FREITAS, C.; CARVALHO, M. L.; XIMENES, E. F.; ARRAES, E. F.; GOMES, J. O. Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência-lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, 1578-1585, 2012. p. 1583. 
Levando em consideração as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre o conceito de risco, explique o que é o risco tecnológico.
Nota: 50.0
Para a resposta ser válida, basta o aluno escrever sobre a questão da poluição e como ela pode ocorrer em função da poluição associada a desastres: “• Riscos tecnológicos: Segundo Veyret e Richemond [...], são apresentados em casos de impactos gerados pela poluição – crônica ou acidental –, difundida por meio de desastres, como explosões, vazamentos e incêndios” (livro-base, p. 150). RESPOSTA
Questão 2/2 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Atente para a seguinte informação: 
“Nessa década de 60, a preocupação com a conservação do meio ambiente foi institucionalizada com a aprovação da Lei Nº 4.771 de 15/09/1965, que instituía o novo Código Florestal Brasileiro, que visava, sobretudo à conservação dos recursos florestais, criando novas tipologias de áreas protegidas com as Áreas de Preservação Permanente, que permaneceriam intocáveis para garantir a integridade dos serviços ambientais, e a Reserva Legal, que transferia compulsoriamente para os proprietários rurais a responsabilidade e o ônus da proteção”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, L. e CADER, R. A política ambiental o Brasil ontem e hoje. < http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1601>. Acesso em 03 jul. 2017. 
Levando em consideração as informações do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre Políticas Ambientais, diferencie as políticas de caráter regulatório das políticas indutoras de comportamento.
Nota: 50.0
Para a resposta ser válida, basta o aluno mencionar que “• Políticas regulatórias: Correspondem à legislação específica que normatiza o uso do meio ambiente e de recursos naturais, bem como a criação de instrumentos institucionais que possam garantir o cumprimento da lei. [...] • Políticas indutoras de comportamento: São aquelas em que há a tentativa de influenciar o comportamento da sociedade em relação ao meio ambiente e geralmente estão pautadas no desenvolvimento sustentável” (livro-base, p 46).

Outros materiais