Buscar

Lista de Exercícios - Células e Órgãos do Sistema Imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Descreva as principais funções das células da linhagem mieloide.
Monócitos/Macrófagos: função primária é identificar, ingerir e destruir microrganismos. Também ingerem células mortas do hospedeiro como parte do processo de limpeza após infecção ou resolução da lesão tecidual. Secretam proteínas, denominadas citocinas. Eles podem adquirir distintas propriedades funcionais, dependendo do tipo de estímu lo para a ativação celular.
Granulócitos: 
- Neutrófilos: são as primeiras células a chegar no sítio de infecção bacteriana, são as mais abundantes no processo inflamatório e na corrente sanguínea. São a população mais abundante de leucócitos e medeiam as fases iniciais das reações inflamatórias.
- Eosinófilos: célula ligada a respostas contra parasitas. Expressam grânulos citoplasmáticos contendo enzimas danosas às paredes celulares de parasitas. 
- Basófilos: não são presentes nos tecidos, mas podem ser recrutadas para alguns sítios inflamatórios. Está envolvida em reações de hipersensibilidade imediata e também participam de processos alérgicos. 
- Mastócitos: relacionados à alergia. Liberam histamina e a produzem. Liberam seus grânulos com histamina e produzem vasodilatação, edema, hipermeabilização celular.
2. O que são as interleucinas e quais as formas pelas quais ela pode ser liberada no organismo?
São fatores que contribuem para a resposta imune, proteínas de sinalização celular, elas regulam respostas imunológicas, cicatrização, hematopoese, por exemplo. Pode ser liberada de forma autócrina (a própria célula produz e usa para seu desenvolvimento), parácrina (células próximas têm receptores para a citocina produzida) e endócrina (citocina cai na corrente e se liga em outros tipos celulares).
3. Quais são as principais células da linhagem linfocitica?
Linfócitos T (Thelper, TCD4 e TCD8) e B e células NK.
4. O que são órgãos linfoides? Como eles podem ser subdivididos, faça um desenho esquemático de um linfonodo e sua estrutura.
Eles fazem parte do sistema imune do organismo. Onde estão localizados os linfócitos e as células apresentadoras de antígeno, também são sítios para os quais antígenos estranhos são transportados e onde ficam localizados. Podem ser subdivididos em primários (medula óssea e timo) e secundários (linfonodos, baço e outros tecidos linfoides relacionados à mucosa e ao intestino).
5. Qual a importância do baço como órgão linfoide secundário?
Além da função imune, é o local de fagocitose de microrganismos, também gera bilirrubina e destrói hemácias. É importante para o desenvolvimento da resposta imune. Lá ocorre apresentação de antígeno, LT e microrganismo do sangue. Retiram da circulação células sanguíneas lesionadas e senescentes e partículas (como imunocomplexcos e microrganismos) além de iniciar as respostas imunológicas adaptativas aos antígenos capturados no sangue. 
6. Descreva o desenvolvimento da resposta no sítio de entrada do antígeno até o desenvolvimento da resposta imune nos linfonodos.	
Pode coletar antígenos nas portas de entrada. 
Célula dendrítica cai no vaso linfáticos até os linfonodos onde a RI se desenvolve. 
Os órgãos linfóides secundários são os locais onde as respostas imunes são iniciadas. Antígenos com porta de entrada nos tecidos são conduzidos aos linfonodos drenantes pelas células dendríticas, carregados pela linfa por intermédio dos vasos linfáticos, enquanto antígenos introduzidos diretamente na corrente sanguínea são conduzidos ao baço.

Outros materiais