Buscar

ATIVIDADE DE SEGURIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EM SEGURIDADE SOCIAL
“A declaração de direitos sociais nas diversas Constituições se fortaleceu a partir do século XX. Com o fim da 1ª Grande Guerra Mundial, nasce um novo modelo de Estado, resultante de uma transformação superestrutural do Estado Liberal, o qual se mostrou incapaz de atender às demandas sociais do século anterior. O estado social buscava superar o antagonismo existente entre a igualdade política e a desigualdade social, por meio da consagração de direitos sociais, econômicos e culturais (direitos fundamentais de 2ª dimensão), voltados à redução das desigualdades existentes (NOVELINO, Marcelo; CUNHA JR., Dirley. Pág. 169, 2015).”
No desenvolvimento histórico do desejo humano de ter uma existência digna, a reflexão sempre esteve pautada na minimização dos riscos sociais causados pelas adversidades da vida, o que indica a Previdência como resultado de um processo de evolução onde se inserem a díade: Sociedade e Estado.
Nesse contexto, cite e explique as fases dessa evolução histórica, traçando um paralelo do assistencialismo com os dias atuais.
Existem diferenças entre assistencialismo de assistência social.
 O assistencialismo tem como objetivo auxiliar o sujeito e/ou a sociedade na qual ele está inserido, sem, apesar disso existi um plano real para alterar a circunstância na qual a pessoa ou a sociedade se encontram. A ajuda social, por sua vez, tem por objetivo criar um plano concreto que permita ao sujeito ou à sociedade na qual ele se encontra buscar alternativas para mudar a sua condição.
 No Brasil e no mundo, a Previdência Social evoluiu dos chamados seguros sociais facultativos, passando para um regime de seguro obrigatório e chegando a um regime universal, com coberturas bastante ampliadas com respeito à seguridade social.
 Em todo o mundo, atualmente, especialmente no Brasil, há um grande debate acerca da habilidade de financiamento do sistema previdenciário, o que aponta que este norma permanece em melhora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes