Buscar

TrabalhoCorrigido 6399537

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____VARA CÍVEL DA COMARCA DE AMERICANA/SP
 MARTA, menor, impúbere, representada por sua genitora SRA. JUSSARA, brasileira, estado civil ..., desempregada, portadora da carteira de identidade nº..., expedida pelo..., inscrito sob o CPF nº......, com endereço eletrônico..., residente e domiciliada na Avenida Maré da noite, nº134, Bairro Jardim Locatelli em AMERICANA/SP vem por sua advogada, com endereço profissional..., endereço eletrônico..., vem a este juízo, propor: 
 AÇÃO DE ALIMENTOS COM TUTELA ANTECIPADA; pelo procedimento especial, em face de Mário , brasileiro, estado civil..., radialista, inscrito no CPF/MF sob o nº..., endereço eletrônico, residente e domiciliado à Avenida Euclides Marques, nº456, bairro felicidade IV, na cidade de OURINHOS/MG ..., pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor. 
I –DA JUSTIÇA GRATUITA
 A Requerente não possui condições financeiras para arcar com despesas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de seus familiares, em razão de ser pessoa pobre, na acepção jurídica do termo. Assim, requer a concessão dos benefícios da assistência judiciária gratuita, nos termos do artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal c/o Art. 98 e SS. da Lei nº. 13.105/2015 (NCPC).
II - DOS FATOS 
 Marta, menor impúbere, é filha de Mário e Jussara, ambos brasileiros. Jussara é desempregada, residente e domiciliada na Av. Maré da Noite, nº 134, Bairro Jardim Locatelli, em Americana/SP. O convívio do casal se desgastou com o decorrer dos anos tornando-se impossível continuarem juntos, quando Mário, mudou-se para Av. Euclides Marques, n 456, Bairro Felicidade IV, na cidade de Ourinhos, Minas Gerais, onde trabalha como radialista, e possui renda mensal de R$5.000,00. Mesmo com a separação, Marta, continuou morando com a mãe em Americana, porém, Mário constantemente perturba Jussara, querendo visitar ou levar a menor para sua casa em Ourinhos, sem nenhum tipo de organização e consentimento prévio da mãe, o que já foi motivo de inúmeras discussões entre eles. Portanto Jussara com o fim de solucionar tais conflitos que regulamentar a guarda, pensão alimentícia, e visitas para menor, visando o melhoir interesse da mesma.
 III - DOS FUNDAMENTOS 
O pleno exercício do poder familiar é um direito regulamentado e fundamentado no caput do artigo 1.634 do cc,
I-dirigir-lhes a criação e a educação,
II- exercer a guarda unilateral ou compartilhada 
O caput do artigo 227 da constituição federal assegura a criança e ao adolescente , com absoluta prioridade ,o direito à vida , à saúde, à educação , à alimentação, ao lazer, entre outros diretos fundamentais.
 O artigo 1.583 do CC, prevê a guarda unilateral ou guarda compartilhada e, a guarda unilateral a ser exercida pela requerente, mãe do menor a melhor decisão para a menor, posto que assim atender-se-á melhor os interesses não da mãe e nem do pai, mas o da própria menor.
 É direito fundamental da criança e do adolescente ter consigo a presença dos pais, o carinho, a companhia e amizade e não se nega que é direito do requerido também de poder desfrutar da benção de ser pai, o que não pode se negar o sagrado direito de conviver com o filho, e de lhe prestar visitas nos termos do art. 19 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Desta forma, diante das próprias disposições constitucionais e legais, emerge o dever do requerido de contribuir para a criação e sustento da sua filha. Aliás, o art. 1.696 do Código Civil, prescreve que: O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros. Por sua vez, dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) em seu artigo 22 que: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos, cabendo-lhes, ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir as determinações judiciais. Consoante o sistema do Código Civil, os alimentos compreendem os recursos necessários à sobrevivência, não só à alimentação propriamente dita, como a habitação, vestuário, tratamento médico e dentário, assim como a instrução e educação, quando se trata de menor. Nesse sentido, fez o Legislador pátrio consignar, no § 1º, do art. 1.694, do Código Civil, que: “Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades e dos recursos da pessoa obrigada”. A Lei nº 5478/68, em seu art. 2º, embasa a sua pretensão posta em juízo: Art. 2º - "O credor, pessoalmente, ou por intermédio de advogado, dirigir-se-á ao juiz competente, qualificando-se, e exporá suas necessidades, provando, apenas o parentesco ou a obrigação de alimentar do devedor, indicando seu nome e sobrenome, residência ou local de trabalho, profissão e naturalidade, quanto ganha aproximadamente ou os recursos de que dispõe”. Da mesma forma, o fato do requerido não participar com a manutenção necessária da requerente, comete o crime de abandono material previsto no artigo 244 do Código Penal. Artigo 244, CP: "Deixar, sem justa causa, de prover à subsistência do cônjuge, ou do filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou valetudinário, não lhes proporcionando os recursos necessários ou faltando ao pagamento de pensão alimentícia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente, gravemente enfermo".
 O artigo 1.583, § 5º, do Código Civil de 2002 ainda diz que aquele que não detenha a guarda tem a obrigação de supervisionar os interesses do filho.
 Maria Berenice Dias (Manual de Direito das Família, 2011, p. 447)
esclarece que: 
                        “A visitação não é somente um direito assegurado ao pai ou à mãe, é direito do próprio filho de com eles conviver, o que reforça os vínculos paterno e materno-filial. (...) Consagrado o princípio proteção integral,em vez de regulamentar as visitas, é necessário estabelecer formas de convivência, pois não há proteção possível com a exclusão do outro genitor.”
IV - DO PEDIDO 
 Diante do exposto e havendo possibilidade de audiência de mediação e conciliação. Para tanto, vem a presença de Vossa Excelência requerer: 
1- O benefício de assistência judiciaria gratuita,
2-Designação prévia da audiência de conciliação
3-Citação do requerido
4-Concessão da tutela de urgência antecipada
5-Concessâo da guarda da menor a genitora
6-Regulamentação de visitas
7-Condenação do requerido ao pagamento das custas e honorários advocaticios
V - DAS PROVAS 
 Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do CPC, em especial a prova documental, a prova pericial, a testemunhal e o depoimento pessoal do Réu. 
VI - DO VALOR DA CAUSA 
 Dá-se à causa o valor de R$ ... 
Nestes Termos,
Pede deferimento.
Local, Data
Nome do advogado
OAB/UF

Outros materiais