Buscar

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0271_EX_A4_201407350897 
	24/10/2016 16:48:19 (Finalizada)
	Aluno(a): EMERSON DE OLIVEIRA E SILVA
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0271 - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 
	201407350897
	 
	Ref.: 201407487461
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Como sabemos, nosso país é reconhecido mundialmente por apresentar em suas estatísticas quantitativas resultados que o coloca como um dos países que possui o povo mais empreendedor do mundo. Por outro lado, fontes do SEBRAE indicam que uma quantidade significativa das milhares de empresas que são criadas por aqui anualmente não sustentam nem os primeiros três anos de vida. Um dos motivos que melhor resume e pode explicar a razão pela qual as empresas não se sustentam é:
		
	 
	Falha ou não utilização de Ferramentas de Controle Administrativo
	
	Falha do analista de sistemas
	
	Falta de Controle do Extrato Bancário
	
	Utilização de cheque da Pessoa Jurídica para gastos da Pessoa Física
	
	Gasto exagerado
	
	 
	Ref.: 201407487459
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Suponha que uma empresa esteja passando pela situação na qual tenha que decidir entre desenvolver um software ou comprar solução pronta. Para ajudar na decisão estão sendo consideradas as seguintes afirmações:
I. É sempre melhor comprar solução pronta do que desenvolver software.
II. Comprar solução pronta pode encurtar o tempo de implantação.
III. Comprar solução pronta pode fazer com que a empresa tenha que modificar seu processo operacional para se adaptar.
IV. Orçamentos estourados, prazos vencidos e escopos não cumpridos normalmente ocorrem por falta de planejamento e por falta de controle.
Estão corretas:
		
	 
	Afirmações II, III e IV
	
	Afirmações II e IV
	
	Afirmações I e II
	
	Afirmações I, II e III
	
	Afirmações I, II, III e IV
	
	 
	Ref.: 201407487469
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma das maiores preocupações nas empresas é saber se as transações que de alguma maneira possam vir a afetar as informações financeiras estão sob controle e sendo executadas corretamente. Assim sendo, seja por iniciativa própria, para cumprir normas legais ou ainda, com a finalidade de atender a interesses de acionistas, investidores e financiadores, as empresas costumam:
		
	
	Contratar consultores
	 
	Realizar auditoria
	
	Fazer reuniões periódicas
	
	Investir na Bolsa de Valores
	 
	Construir sistemas de controle
	
	 
	Ref.: 201407487460
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com o advento de uma sociedade que passa a organizar seus processos de trabalho e relacionamentos com base em estruturas e métodos informacionais, as organizações têm de repensar sua forma e técnicas de atuação. Associada a essa necessidade, temos a própria evolução das condições tecnológicas, incluindo questões sistêmicas e questões contingenciais que trazem novas possibilidades para exercer as atividades administrativas dentro das organizações. Neste cenário, onde as organizações são vistas como sistemas orgânicos amplamente interligados com o seu ambiente, o gerente ocupa grande parte de seu tempo verificando se os processos que estão sob sua responsabilidade, bem como as demais obrigações, caminham dentro de suas expectativas. Para isto, costuma utilizar referências que possam indicar, comparativamente com padrões previamente estabelecidos, se existe algum desvio. Dentro deste contexto, particularizando a função de um gerente e pensando sob a ótica administrativa, um dos conhecimentos que ele deve possuir é sobre:
		
	
	Teoria Discreta
	
	Teoria Contínua
	
	Teoria Fundamentalista
	 
	Teoria de Controle
	 
	Teoria da Curva de Gauss
	
	 
	Ref.: 201407487412
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor ilustra uma falha de planejamento e controle dentro da organização.
		
	
	Desenvolver sistemas usando recursos próprios por considerar apenas os custos no curto prazo e que resulta em um ganho operacional quando o analista inicia e finaliza o projeto.
	
	Casos como o Submarino que optou por internalizar o desenvolvimento de novas funcionalidades, aumentando a agilidade da área de TI para atender os negócios.
	 
	Desenvolver sistemas usando recursos próprios por considerar apenas os custos no curto prazo, sendo que o único analista que trabalhou no projeto saiu levando todo o conhecimento.
	
	Casos como o Google que comprou a Yahoo, que ao alinharem as estratégias de TI e de Negócio tiveram êxito incontestável mostrando que o planejamento com posicionamento adequado é o mais importante para atingir o objetivo.
	
	Casos como a GOL Linhas aéreas que em apenas 7 anos de existência, se transformou em uma das empresas mais enxutas e lucrativas. Sendo reconhecida por adotar as melhores práticas de Governança Corporativa, atenta ao controle de custos e aos investimentos em equipamentos modernos.
	
	 
	Ref.: 201407961323
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Senhor Paulo é CIO de uma grande organização e acaba de contratar um ERP com os módulos de Estoque, Comercial, Manufatura, Recursos Humanos, Fiscal, Suprimentos, Contábil e Financeiro, para substituir alguns sistemas legados da empresa. Alertado sobre a característica de integração entre os módulos do ERP, Senhor Paulo logo pensou em implantar um perfil de acesso para cada função de usuário, evitando assim uma eventual não conformidade da auditoria. De acordo com o parágrafo anterior, a implantação de perfil de acesso é recomendada para:
		
	
	Evitar que um usuário tenha acesso de gravação em algum módulo que sua rotina de trabalho exija apenas algumas informações desse módulo.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Definir direitos e permissões dos usuários do ERP.
	
	Evitar uma não conformidade de uma eventual auditoria.
	 
	Evitar que um usuário tenha acesso a módulos desnecessários para execução de sua rotina de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201407487457
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das dúvidas sempre presente na área de tecnologia da informação é decidir sobre desenvolver um software ou comprar solução pronta. Assim sendo, analise as considerações a seguir:
I. As duas opções podem ser válidas, dependendo da necessidade e das condições disponíveis.
II. Existem vantagens e desvantagens em cada uma das opções.
III. Adquirir solução pronta pode implicar na modificação do processo operacional para se adaptar a essa nova forma de trabalho.
Estão corretas:
		
	
	As afirmações I e II
	
	Apenas a afirmação I
	 
	As afirmações I, II e III
	
	Apenas a afirmação II
	
	As afirmações II e III
	
	 
	Ref.: 201407487468
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A dinâmica que se vive hoje faz com que as empresas se preparem de maneira rápida e satisfatória para absorver as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas do ambiente na qual ela está inserida. A qualidade deixa de ser função de um departamento específico e passa a englobar uma série de passo envolvendo todos na empresa, necessitando de um sistema que crie condições favoráveis ao seu aperfeiçoamento constante. É por isto que as empresas estão preocupadas em desenvolver sistemas administrativos fortes e ao mesmo tempo flexíveis de forma a garantir a sua sobrevivência. Entre as ferramentas de controle administrativo que podem ajudar a administração superior na gestão da empresa podemos citar:
		
	 
	Comitês de estrutura de gratificações e auditoria
	
	Estrutura organizacional e procedimentos
	
	Supervisão e procedimentosEstrutura organizacional e Comitês de estrutura de gratificações
	
	Estrutura organizacional e auditoria

Outros materiais