Buscar

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0271_EX_A5_201407350897 
	24/10/2016 16:55:02 (Finalizada)
	Aluno(a): EMERSON DE OLIVEIRA E SILVA
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0271 - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 
	201407350897
	 
	Ref.: 201407963601
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O modelo de maturidade dos processos do COBIT 4.1 é uma parte fundamental para a implementação da Governança de Tecnologia da Informação. Após a identificação dos processos e controles críticos de TI, o modelo de maturidade ajuda a identificar as deficiências analisadas e a demonstrar essa situação para os executivos envolvidos no cenário. Planos de ação podem ser desenvolvidos para melhorar os processos que se encontram fora dos padrões desejados.
O COBIT 4.1 contempla a Governança de TI através de uma metodologia onde: a área de TI esteja alinhada com os negócios; a área de TI habilite o negócio e maximiza os benefícios; os recursos de TI sejam usados responsavelmente; e, os riscos de TI sejam gerenciados apropriadamente.
Para manter o alinhamento com a Governança de TI o COBIT 4.1 define cinco áreas foco. Essas áreas descrevem os tópicos que os executivos precisam ficar atentos para poder direcionar a área de Tecnologia da Informação em suas empresas.
Com relação a essas áreas foco, a que melhor descreve o seu objetivo é:
		
	
	O alinhamento estratégico está relacionado com a melhor utilização dos investimentos e ao gerenciamento dos recursos críticos de tecnologia da informação: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. 
	
	A entrega de valor acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso de recursos, processos de desempenho e entrega de serviços, usando, por exemplo, "balanced scorecards".
	 
	O alinhamento estratégico busca garantir a ligação entre os planos de negócio e os planos de tecnologia da informação, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, fazendo o alinhamento das operações de TI com as operações da empresa.
	
	A mensuração de desempenho trata da execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, fazendo com que a área de tecnologia da informação possa entregar os benefícios previstos na estratégia da organização.
	
	A entrega de valor está associada à preocupação com os riscos pelos funcionários mais experientes da organização e também a um entendimento claro do apetite de risco da empresa.
	
	 
	Ref.: 201407487495
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O modelo de processos do COBIT foi mapeado com as áreas de governança de TI, criando uma ponte entre o que os gerentes operacionais precisam executar e o que os executivos desejam controlar. Com relação aos critérios de informação, domínios e processos; considere as afirmativas abaixo:
I. Entrega da informação para os executivos de forma apropriada para administrar a organização e exercer suas responsabilidades, incluindo as de governança.
II. Proteção de informações confidenciais, evitando o acesso desautorizado.
III. ME1 a ME4.
IV. DS1 a DS13.
Qual das alternativas abaixo corresponde respectivamente às afirmações I, II, III e IV?
		
	
	Confiabilidade; Confidencialidade; Monitorar e Eliminar; e, Entregar e Suportar
	 
	Confiabilidade; Confidencialidade; Monitorar e Avaliar; e, Entregar e Suportar
	
	Confidencialidade; Confiabilidade; Monitorar e Eliminar; e, Distribuir e Suportar
	
	Confidencialidade; Confiabilidade; Monitorar e Avaliar; e, Entregar e Suportar
	
	Confidencialidade; Confiabilidade; Monitorar e Eliminar; e, Entregar e Suportar
	
	 
	Ref.: 201408113965
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considere as seguintes proposições relacionadas ao COBIT 4.1:
I) Provê um modelo de processo genérico que representa todos os processos normalmente encontrados nas funções de TI.
II) A estrutura de processos e o seu enfoque de alto nível orientado aos negócios fornece uma visão geral de TI e das decisões a serem tomadas sobre o assunto.
III) Os recursos de TI identificados são apenas os aplicativos e a infraestrutura.
IV) Define objetivos de controles para todos os seus processos.
Agora assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a proposição II é verdadeira.
	
	As proposições I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a proposição I é verdadeira.
	 
	As proposições I, II e IV são verdadeiras.
	
	As proposições I, II e III são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201407631071
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na visão do COBIT, seus princípios ditam que, para fornecer a informação que a empresa necessita para atingir seus objetivos de negócio é necessário investimento, gerenciamento e controle dos recursos de TI, que são utilizados por um conjunto estruturado de processos de TI, para prover os serviços que vão disponibilizar as informações necessárias para a organização.
As atividades de TI são definidas no COBIT através de um modelo de processos genéricos com os quatro seguintes domínios:
		
	
	Organizar e projetar, adquirir e implementar, implantar e controlar e suportar e monitorar.
	 
	Planejar e organizar, adquirir e implementar, entregar e suportar, monitorar e avaliar.
	
	Organizar e implementar, entregar e suportar, implantar e controlar e auditar e avaliar.
	
	Projetar e planejar, entregar e suportar, implantar e controlar, monitorar e avaliar.
	
	Planejar e implementar, adquirir e entregar, suportar e monitorar, auditar e avaliar.
	
	 
	Ref.: 201407487508
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O COBIT, ferramenta de suporte que possibilita aos gerentes melhor gestão de requisitos de controle, questões técnicas e riscos de negócios, é um modelo que proporciona o desenvolvimento de políticas claras, além de boas práticas para controle de tecnologia da informação (TI) em toda a empresa. A respeito do COBIT, assinale a opção correta.
		
	
	A confiabilidade é um controle de informação que engloba a fidedignidade e a totalidade da informação, bem como sua validade, de acordo os valores de negócios e expectativas. Por sua vez, a integridade relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos, a fim de que eles possam administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.
	
	O COBIT foi desenvolvido com forte ênfase em controles e suas as avaliações são executadas com base em cinco níveis de maturidade: inicial, repetitivo, def inido, gerenciado/mensurável e otimizado.
	
	No COBIT, são identificados os seguintes recursos de TI: aplicativos, que são os sistemas automatizados para usuários e para os procedimentos manuais, que processam as informações; infraestrutura que envolve tecnologia e recursos; e pessoas, que podem ser internas, terceirizadas ou contratadas.
	 
	O modelo em questão fornece um processo de referência para que todos na organização possam visualizar e gerenciar as atividades e riscos da TI. Essas atividades, normalmente, são ordenadas por domínios de responsabilidade de planejamento, construção, processamento e monitoramento, correspondentes aos quatro domínios do COBIT: planejar e organizar (PO); adquirir e implementar (AI); entregar e suportar (DS); e monitorar e avaliar (ME).
	
	Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam adequar-se a certos critérios de controle da informação, como efetividade e eficiência. A efetividade envolve a entrega da informação por meio do melhor - mais produtivo e econômico − uso dos recursos; a eficiência identifica-se a informação é relevante e pertinente para o processo de negócio e se essa informação é entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
	
	 
	Ref.: 2014074886746a Questão
	
	
	
	
	Para satisfazer os objetivos de negócio, a informação necessita estar em conformidade com certos critérios de controle da informação que o COBIT se refere como necessidades de informação da empresa. O Alinhamento com as leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão sujeitos, representa o critério:
		
	
	Confiabilidade
	
	Integridade
	
	Disponibilidade
	
	Eficácia
	 
	Conformidade
	
	 
	Ref.: 201407488672
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para satisfazer os objetivos de negócio, a informação necessita estar em conformidade com certos critérios de controle da informação que o COBIT se refere como necessidades de informação da empresa.  Um desses critérios é a Integridade. Marque a opção que descreve seu conceito.
		
	
	Proteção de informações confidenciais, evitando o acesso desautorizado.
	
	Entrega da informação utilizando os recursos mais produtivos e econômicos
	
	Informação relevante e pertinente para o processo de negócio, sendo entregue em tempo e de maneira correta, consistente e utilizável.
	
	Entrega da informação para os executivos de forma apropriada para administrar a organização e exercer suas responsabilidades, incluindo as de governança
	 
	Fidedignidade e totalidade da informação, mantendo as características originais e sua validade de acordo com os valores e expectativas do negócio.
	
	 
	Ref.: 201407487493
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Baseado em abrangentes requisitos de qualidade, guarda e segurança, o COBIT define critérios de informação distintos e sobrepostos. O critério de informação relacionado ao alinhamento com as leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão sujeitos denomina-se:
		
	
	Eficácia
	
	Forense
	
	Obrigatoriedade
	 
	Conformidade
	
	Integridade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes