Buscar

historia 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201605614835
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(História de Mestre) O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
		
	 
	Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
	
	Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
	
	Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
	
	Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
	
	Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
	
	 
	Ref.: 201606126040
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentro do contexto iluminista de Educação, é correto afirmar que:
		
	
	O conteúdo escolar era fundamental no nascimento da escolas, o qual deveria consolidar-se fundamentando a força da Igreja Católica.
	 
	Em tal período acreditava-se no desenvolvimento da natureza humana, surgindo um homem racional e consciente.
	
	Karl Marx era o intelectual mais representativo, defendendo a ideia de luta de classes no conteúdo escolar.
	
	Busca-se um resgate das ideias do Renascimento Humanista, aumentando-se o foco da ciência sobre o entendimento das artes e da estética.
	
	Descartes sustentava um projeto relativista, acusando a ciência e filosofia de campos incapazes de resolver os problemas sociais.
	
	 
	Ref.: 201606136828
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Filosofia Positivista fundamentou o conhecimento científico e norteou o desenvolvimento tecnológico e industrial do século XIX. Isso também se evidenciou nas Ciências Humanas. O intuito era reconhecer apenas como científico o que poderia ser mensurado, quantificado e calculado. Nessa lógica, a História está fundamentada em:
		
	 
	no que era determinado pelas instituições governamentais e universitárias
	
	no pensamento crítico de diferentes culturas;
	
	todas as atividades que de certa forma estavam preocupadas com as diferentes formas de desenvolver as mentalidades coletivas;
	
	em diversas fontes como o cinema, os jornais e a fotografia
	
	na oralidade das culturas orientais;
	
	 
	Ref.: 201605054665
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O século XVIII, foi o século Iluminista, que pode ser definido como:
		
	
	Um movimento que defendia a introdução de técnicas de leitura que fugisse a perseguição política, por isso o uso de velas a noite, na proteção do lar deu o nome ao movimento.
	
	Um movimento exclusivamente político, que exigia o fim do absolutismo. Propunha para seu lugar uma estrutura conhecida como ditadura do proletariado.
	 
	Um movimento que propunha usar a razão como guia do conhecimento e da ação humana, marcado pela secularização do conhecimento e pelo racionalismo.
	
	Um movimento pautado na defesa da ciência, valorizando seu caráter confessional e atuando no processo de desenvolvimento do saber pautado no enciclopedismo.
	
	Um movimento que defendia o paganismo como forma de crítica ao obscurantismo da Igreja Católica, que ignorava os avanços da ciência. Todos os seus membros eram ateus.
	
	 
	Ref.: 201606124861
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a ideia de laicidade é correto afirmar que:
		
	
	É uma teorização fundamentalista que agrega valores éticos a Pedagogia.
	
	Defende que a função da escola é educar os alunos visando a formação do pensamento investigador e crítico.
	
	Crença na perspectiva de que se deve respeitar e considerar as crianças e suas experiências anteriores à vivência escolar.
	
	Sustenta fortemente a presença das discussões político-ideológicas no interior da escola pública.
	 
	É um princípio político que rejeita a influência da Igreja na esfera pública do Estado, considerando que os assuntos religiosos devem pertencer somente à esfera privada do indivíduo.
	
	 
	Ref.: 201605623542
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A declaração dos direitos do homem e do cidadão escrita em 1789 , em seu artigo 4º nos diz: A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique outro: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem tem como únicas baliza a que assegura aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Essas balizas só podem ser determinadas pela Lei. Isso significa que:
		
	
	o controle sobre os comportamentos dos membros da sociedade não existe;
	 
	o limite da ação individual é a exigência dos direitos iguais dos outros membros da sociedade;
	
	a liberdade de cada um dependo do julgamento de outro membro da sociedade
	
	a pessoa pode fazer o que quiser;
	
	a determinação do que pode e do que não pode na sociedade é feita pelos próprios membros;
	
	 
	Ref.: 201605614846
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(História de Mestre) A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
		
	
	II- A política dos governadores não consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
	
	IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
	 
	III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
	
	V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
	
	I- Com o ¿voto de cabresto¿ os coronéis dominavam as clientelas rurais, mas não manipulavam as eleições.
	
	 
	Ref.: 201605725201
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção a citação abaixo:
Em meados do século XVIII os colégios jesuítas foram fechados por imposição das Monarquias, entre outras coisas pelas disputas políticas em torno do monopólio da educação. As elites políticas e intelectuais defenderam a ideia de que a educação moral e científica deveria ser prerrogativa do Estado, sobretudo pela necessidade de formar os quadros administrativos do governo. Por essa época, expandiu-se o movimento intelectual denominado iluminismo, que entre tantas outras propostas apresentava a necessidade de laicização do ensino e da educação escolar como fator essencial do desenvolvimento da civilização. Em geral, tornou-se consenso entre os letrados e os governantes a necessidade de associação razão e progresso. (VEIGA, 2007, p. 43)
No trecho, a historiadora Cintya Veiga analisa aquelas que são as principais características da cultura pedagógica iluminista. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta essas características.
		
	
	Cristianismo e escolástica.
	
	Paideia e retórica.
	 
	Racionalismo e Laicismo.
	 
	Laicismo eretórica.
	
	Paideia e escolástica.

Outros materiais