Buscar

Apol linguistica aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte afirmação:
“A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Apesar de estar sujeita a um programa, normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo. A relação professor-aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MÜLLER, Luiza de Souza. A interação professor-aluno no processo educativo. Integração ensino-pesquisa-extensão, ano VIII, nº 31, p. 276-280, nov. 2002. <https://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf>. Acesso em 22 fev. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 2, Interação, interacionismos: Situando o interacionismo sociodiscursivo, a respeito da interação professor-aluno, é correto afirmar que:
	
	A
	A interação entre professor-aluno deve ocorrer apenas na Educação Infantil. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, os alunos devem ser autônomos, ou seja, devem estudar sem esperar a colaboração do professor.
	
	B
	Cabe inteiramente ao aluno demonstrar interesse em manter a interação com o professor.
	
	C
	A interação é entendida como cooperação, isto é, colaboração mútua entre professor e aluno, ou seja, uma relação de contratualidade no intuito de motivar o processo de ensino-aprendizagem.
	
	D
	A interação professor-aluno é entendida como cooperação quando os alunos que têm notas altas auxiliam, no lugar do professor, os alunos com dificuldades de aprendizagem.
	
	E
	Há um processo de interação e cooperação entre aluno e professor quando os alunos trocam as tarefas entre si mesmo sem a colaboração ou consentimento do professor.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte informação: 
“Bronckart [...] argumenta que o texto é ‘toda unidade de produção verbal que veicula uma mensagem linguisticamente organizada e que tende a produzir um efeito de coerência em seu destinatário [...]; é a unidade comunicativa de nível superior’. Segundo o autor, essa acepção pode ser aplicada tanto à produção escrita como a oral, pois o agir é verbal e não verbal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Francieli de. O contexto de produção no gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional. REVISTAX, v. 1, 2 0 1 3. p. 3. <http://revistas.ufpr.br/revistax/article/viewFile/31760/21395>. Acesso em 24 fev. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 2, Interação, interacionismos: Situando o interacionismo sociodiscursivo, em relação ao conceito de interação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A interação ocorre apenas entre indivíduos parecidos e que frequentam os mesmo ambientes de aprendizagem.
	
	B
	A noção de interação no contexto de sala de aula constitui-se não apenas entre sujeitos, mas entre um sujeito e um texto, entre um sujeito e uma língua ou um saber.
	
	C
	A interação está relacionada exclusivamente aos aspectos morfológicos e sintáticos da língua.
	
	D
	Toda a interação tem como resultado a criação de um novo idioma.
	
	E
	A interação diz respeito à quantidade de textos lidos pelo aluno durante o ano
Questão 3/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia a seguinte citação: 
“A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégias, crenças, ideias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya São Paulo: Cortez, 2001. p. 56
Conforme os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à diversidade cultural na escola, é correto afirmar que:
	
	A
	A escola deve ficar de fora das discussões sobre diversidade cultural, a fim de manter sua imparcialidade.
	
	B
	Cabe exclusivamente à família dos alunos tratar do tema diversidade cultural.
	
	C
	A ação pedagógica deve se preocupar com os conteúdos das disciplinas, não com as questões voltadas à diversidade cultural na escola.
	
	D
	Cabe exclusivamente ao professor a responsabilidade de mostrar filmes sobre a diversidade cultural para seus alunos e familiares.
	
	E
	Uma ação pedagógica realmente pautada na diversidade cultural deve ter como princípio uma política curricular da identidade e da diferença.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Atente para a seguinte citação: 
“Os discursos acerca da escola republicana sempre ressaltaram seus vínculos com o ideal da igualdade. Em sua versão liberal, ela deveria ser o espaço da igualdade de oportunidades que oferecesse a todos o mesmo ponto de partida e os distribuísse social e economicamente segundo o mérito e talento de cada um”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, José Sérgio Fonseca. Um olhar destoante das visões liberal e crítico-reprodutivista: Escola e a igualdade. <http://www.revistaeducacao.com.br/escola-e-igualdade/>. Acesso em 16 jul. 2016. 
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 3, Pluralidade cultural e ensino de língua portuguesa, em relação à igualdade entre os seres humanos no contexto escolar, podemos afirmar que:
	
	A
	Trabalhar com os estudantes para a afirmação da igualdade entre os seres humanos é apenas uma das faces do trabalho da formação para a cidadania.
	
	B
	Trabalhar com os estudantes para a afirmação da igualdade entre os seres humanos é uma das faces do trabalho destinado apenas à formação de alunos considerados inteligentes.
	
	C
	Trabalhar com os alunos sobre a igualdade é ter turmas homogêneas.
	
	D
	Cabe tão somente ao professor lutar pela igualdade da sua turma.
	
	E
	Somente os alunos das escolas privadas têm direito à igualdade de tratamento.
 
Questão 5/5 - Prática Profissional: Linguística Aplicada
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Em suas pesquisas, Vygotsky procurou elucidar três questões fundamentais: - compreender a relação entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social; - identificar as formas novas de atividades que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamento entre o homem e a natureza; - analisar a natureza das relações entre o uso de instrumentos e o uso da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOENK, Inhelora Kretzschmar. Uma introdução ao pensamento de Vygotsky. Revista de Periódicos da UDESC.<http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/download/1276/1087>. Acesso em 28 fev. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base da aula 2, Interação, interacionismos: Situando o interacionismo sociodiscursivo, sobre a relação homem/realidade na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:
	
	A
	O sujeito age sobre a realidade e interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais.
	
	B
	O homem está dissociado da realidade, por isso, para construir seus conhecimentos, precisa agir dentro de um processo inteiramente individual e intrapsíquico.
	
	C
	A realidade do mundo está em um patamar fora da capacidade de o homem perceber e compreender, o que o impossibilita de agir sobre o real, de se relacionar e, consequentemente, aprender com o seu semelhante.
	
	D
	Para cadatipo de realidade existente, o ser humano age de uma forma, mas sempre individualmente.
	
	E
	O homem age sobre a realidade e constrói seus conhecimentos somente quando não interage com os seus semelhantes.

Outros materiais