Buscar

prova discursiva fundamentos psicologicos e antropologicos da educacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
“Nossa época, porém, a época da burguesia, se caracteriza por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda sociedade se divide mais e mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes frontalmente opostas: a burguesia e o proletariado.” (Karl Marx, in: BOTELHO, A.(org) Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 78)
De acordo com a teoria de Marx, analise a questão da desigualdade social.
Res posta certa : Espera-se que o aluno descreve que para Marx o trabalho realizado socialmente gera riquezas monstruosas e suficiente para todos, mas não é socializada na mesma proporção, o que poderia vir a ser um fator de contradição e derrotada do sistema. (p. 183)
A burguesia detinha o poder de produção e o proletariado a forca do trabalho. No texto acima se refere justamente a essa época onde teve a formação dessa classe quem detinha o poder de produção e consequentemente o poder econômico e politico e segundo o pensamento de Max quem detivesse o controle dos meios de produção teria o poder .Esse poder evidencia a desigualdade social pois não e toda a população que conseguia ser da burguesia que logo enriquecendo e essa diferença econômica fez nascer a desigualdade social. E importante salientar que a desigualdade surgiu justamente pois teve um controle desigual dos meios de producao ( apenas uma parte da população detinha esse controle).
Questão 2/5
Na chamada Antiguidade, temos dois períodos que foram importantes: o período Clássico e o Helenístico. A partir dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), descreva como foram estes períodos.
 Resposta certa No período clássico, destacaram-se os chamados “sofistas”, considerados por muitos os charlatões da filosofia, acusados de pregar o falso raciocínio, o raciocínio capcioso, de má-fé e com intenção de enganar o outro. Já no período helenístico surgiram os maiores ícones da filosofia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles. Eles foram responsáveis por desenvolver as ideias filosóficas e deixaram marcas definitivas na evolução do pensamento humano, tornando-se assim os grandes pilares da cultura ocidental (p. 24). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os Questão 3/5
No século XIX, os filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels influenciaram a educação e as questões sociais por meio de suas obras. Com base nessas informações e nos conceitos de Nogueira e Leal (2012), discorra sobre essas influências.
Marx e Engels inverteram a filosofia idealista da época, voltando-se para a realidade e para os indivíduos em suas ações e condições reais de vida e de trabalho na sociedade. Apesar de esses autores não haverem se detido especificamente nas questões educacionais do processo de ensino-aprendizagem, contribuíram de maneira significativa para o avanço do pensamento ocidental e desenvolveram obras de grande valor para a história da humanidade (p. 26 - 27). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Questão 4/5
Leia o trecho a seguir:
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. [...] No etnocentrismo, estes dois planos do espírito humano – sentimento e pensamento – vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades como também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossas vidas.”
ROCHA, E. O que é etnocentrismo? Brasília: Ed. Brasiliense, 1988. p. 5.
o etnocentrismo é um movimento que vê o mundo a partir dos parâmetros da sua própria sociedade, acreditando que estamos certos e o outro errado.  Suas características são: estranhamento frente ao diferente; nossa visão de mundo como centro; incapacidade de se colocar no lugar do outro. (p 100)
Leia a citação abaixo:
Muito além do que Piaget poderia imaginar, ou mesmo desejar, sua concepção construtivista de desenvolvimento intelectual invadiu as escolas no mundo (NOGUEIRA e LEAL, 2012, p. 72).
Com base no trecho acima, discorra sobre a concepção construtivista de Piaget e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem.
As descobertas de Piaget sobre o desenvolvimento humano auxiliam os professores na compreensão do processo de aprendizagem dos seus alunos. Além disso, possibilitam que o professor planeje atividades adequadas aos estágios em que os estudantes se encontram, procurando sempre levá-los do equilíbrio ao desequilíbrio e novamente ao equilíbrio, produzindo com isso progressos cognitivos por meio dos desafios e de situações-problema. Essas situações modificarão a estrutura do pensamento de cada aluno, de acordo com o seu estágio de desenvolvimento intelectual, proporcionando um crescimento mental cada vez mais elevado e sadio (p. 73). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,

Outros materiais