Buscar

avaliando aprendizado biologia1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804012683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas:
		
	
	ribossomos e centríolos.
	 
	ribossomos e membrana plasmática.
 
	
	lisossomos e peroxissomos.
 
	
	retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
 
	
	retículo endoplasmático e ribossomos.
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804028648)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentro das alternativas abaixo, marque a que se identificam estruturas facultativas, envoltórios externos à membrana, que podem estar presentes em alguns tipos celulares:
		
	
	Glicocálix, Parede celular, Cariomembrana.
	 
	Glicocálix, Parede celular, Cápsula.
	
	Cápsula, Cariomembrana, Glicocálix.
	
	Cariomembrana, Parede celular, Cápsula.
	
	Cápsula, Carioteca, Glicocálix.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804012700)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente sabe-se que ocorre um conjunto de reações químicas necessárias à manutenção da vida e que todas as células provêm de células preexistentes, pois qualquer célula se forma por divisão, sendo, portanto, esta a unidade de reprodução e desenvolvimento dos seres vivos, a unidade hereditária de todos os seres vivos, contendo, assim, a informação genética que é transmitida de geração em geração, durante os processos de divisão celular, permitindo a continuidade das espécies. Dessa forma, é importante esclarecer que as células crescem de forma: 
		
	
	desorganizada e que o crescimento desorganizado é uma característica de células indiferenciadas, que podem surgir após a ação de agentes cancerígenos físicos, como radiações ultravioletas provenientes do sol; químicos, como nicotina do cigarro e biológicos, como alguns príons.
	
	organizada e que o crescimento desorganizado é uma característica de células mioepiteliais, que podem surgir após a ação de agentes cancerígenos físicos, como radiações ultravioletas provenientes do sol; químicos, como nicotina do cigarro, e biológicos, como alguns príons.
	
	organizada e que o crescimento desorganizado é uma característica de células mesenquimais, que podem surgir após a ação de agentes cancerígenos físicos, como radiações ultravioletas provenientes do sol; químicos, como nicotina do cigarro e biológicos, como alguns príons e bactérias.
	 
	organizada e que o crescimento desorganizado é uma característica de células malignas, que podem surgir após a ação de agentes cancerígenos físicos, como radiações ultravioletas provenientes do sol; químicos, como nicotina do cigarro, e biológicos, como alguns vírus.
	
	organizada e que o crescimento desorganizado é uma característica de células embrionárias, que podem surgir após a ação de agentes cancerígenos físicos, como radiações ultravioletas provenientes do sol; químicos, como nicotina do cigarro, e biológicos, como algumas bactérias.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804016066)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A membrana plasmática é uma estrutura que reveste as células de todos os seres vivos. Essa estrutura, formada principalmente por fosfolipídeos e proteínas inseridas, apresenta várias funções, exceto a de:
		
	
	barreira seletiva.
	
	interação entre células.
	
	responder a sinais externos.
	 
	envolver o material genético.
	
	transporte de substâncias.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804030834)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os itens abaixo referem-se à estrutura, composição e função dos ácidos nucleicos (RNA). Estrutura: I) Dupla hélice; II) Cadeia simples. Composição: 1) Presença de uracila; 2) Presença de timina. Função: a) Síntese de proteínas; b) transcrição gênica. Assinale a alternativa com a sequência correta dos ácidos nucleicos
		
	
	I - 1 - a
	
	I - 2 - a
	 
	II - 1 - a
	
	II - 1 - b
	
	II - 2 - b

Outros materiais