Buscar

Aula 7 parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 7 – CESTÓIDES PARASITOS DO HOMEM
Classe Cestoidea
Segundo Rey (1992), a Classe Cestoidea compreende animais que têm tipicamente o corpo achatado e em forma de fita, segmentado e provido anteriormente de um órgão de fixação – escólex – dotado de estruturas adesivas. São todos parasitos obrigatórios e exibem os traços marcantes de uma adaptação à vida parasitária, como ausência de tubo e o desenvolvimento extraordinário do aparelho reprodutor (um por segmento). São hermafroditas e suas larvas possuem seis acúleos.
Cestoides 
Os cestoides mais frequentemente encontrados parasitando o homem são ciclofilídeos, cosmopolitas, como a Taenia solium, a Taenia saginata, o Echinococcus granulosus e a Hymenolepis nana, raramente outros. 
Doenças
As doenças produzidas pelos vermes adultos são relativamente frequentes e benignas, como as teníases, mas as causadas por algumas formas larvárias costumam ser graves, ainda que relativamente raras, como a cisticercose, a hidatidose etc.
Organização dos cestoides adultos
O cestoide varia muito de tamanho, desde milímetros até metros de comprimento. Contudo a morfologia é menos diversificada. Nos cestoides adultos podem ser distinguidas três regiões.
Escólex : também designado por cabeça, é uma região do corpo de um cestoide, pela qual este se fixa à parede de tubo digestivo de um hospedeiro através de ventosas ou ganchos; varia quanto ao aspecto, e apresenta grande mobilidade. No escólex encontram-se as ventosas, os acúleos e diversas outras estruturas de ancoragem;
Colo: localizado abaixo do escólex, não segmentado e com células em constante reprodução para a formação dos proglotes. É a principal zona de crescimento do animal; local onde o corpo se alonga continuamente, para se diferenciar mais tarde;
Estróbio: corresponde toda a parte restante e, nos organismos maiores, corresponde à quase totalidade do volume do animal, formado por proglotes (ou anéis). Onde se diferenciam os órgãos internos do helminto. As proglotas podem ser jovens (início do desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos), maduras (órgãos sexuais aptos) ou grávidas, (útero com 50% dos ovos maduros e férteis, 40% imaturos e 10% estéreis).
TENIASE E CISTICERCOSE
As várias espécies de tênias causam problemas à saúde humana e são responsáveis por perdas econômicas na atividade agropecuária. Na família Taeniidae, dois cestódeos importantes que têm o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são: 
São popularmente conhecidas como “solitárias” porque geralmente observa-se apenas um parasito em cada hospedeiro, podendo ser encontrado, no entando, em imunossuprimidos, pessoas albergando mais de um parasito em seu intestino. Os hospedeiros intermediários são o bovino e suíno, onde causam cisticercose ou “canjiquinha”. Esses animais são os responsáveis pela manutenção dessas antropozoonoses em nosso meio.
Verme adulto
O verme adulto pode chegar a medir até 10 metros (mais de mil polegadas) e viver até 10 anos. Apresenta o escólex (cabeça), o colo (pescoço) e o estróbilo (corpo) constituídos por segmentados (proglotes). O escólex é o órgão de fixação do helminto. Apresenta quatro ventosas e a T. solium tem ainda outra estrutura de fixação, o rosto, contendo duas fileiras de acúleos (pequenas estruturas em forma de foice, constituídas por escleroproteínas).
O colo
O colo é responsável pelo crescimento do corpo e, portanto, é uma região rica em células com grande atividade reprodutiva. As primeiras proglotes logo após o colo são jovens, seguindo-se as maduras e finalmente as gravídicas, que, ao serem eliminadas pelo parasito, vão contaminar o meio externo. Nas proglotes jovens pode-se observar o início do desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e posteriormente dos femininos.
As proglotes maduras
As proglotes maduras possuem esses órgãos desenvolvidos e prontos para a fecundação que se dá entre a mesma ou entre proglotes diferentes. As proglotes gravídicas possuem características peculiares para cada espécie, permitindo o diagnóstico diferencial. Nelas o sistema reprodutor masculino sofreu regressão e o feminino permaneceu como útero repleto de ovos. Na Taenia saginata suas ramificações uterinas são numerosas e têm terminações dicotômicas, enquanto na Taenia solium são poucas as ramificações e tem aspecto dendrítico. A absorção dos alimentos é feita por difusão através do tegumento em estruturas denominadas microtríquias.
Os ovos
Os ovos, medem cerca de 30 micra e são constituídos por casca protetora ou membrana radiada (embrióforo) e ocosfera (embrião hexacanto com três pares de acúleos). As formas larvárias dessas tênias são conhecidas popularmente como canjiquinha ou pedra. O Cysticercus bovis (C. bovis) é a larva da T. saginata e o Cysticercus cellulosae (C. cellulosae), a larva da Taenia solium. Os cisticercos são constituídos por uma vesícula membranosa contendo no seu interior um líquido e o escólex. As teníases são frequente em regiões onde as pessoas têm o hábito de ingerir carne crua ou malcozida.
O estróbilo é ligado ao escólex por um colo – que mede de três a sete milímetros – e possui centenas de proglotes (cerca de 700 a 900 em T. solium e de 1.000 a 2.000 para T. saginata). As proglotes jovens são mais largas do que compridas, enquanto as maduras têm comprimento similar à largura, possuindo diferenciação de órgãos sexuais masculinos e femininos. Cada proglote possui de 150 a 200 massas testiculares para T. solium e de 300 a 400 para T. saginata. Há ramificações uterinas, pouco numerosas em T. solium, ao contrário do observado para T. saginata – ramificações uterinas muito numerosas, do tipo dicotômico. As proglotes de T. solium, diversamente de T. saginata, que é eliminada ativamente, são eliminadas de forma passiva com o bolo fecal.
HABITAT
O habitat tanto da T. solium quanto da T. saginata é o intestino delgado dos humanos infectados. O cisticerco é encontrado geralmente no tecido muscular de porcos, mas pode ser encontrado no tecido subcutâneo, nos olhos e cérebro do animal e ocasionalmente nos humanos. O cisticerco da Taenia saginata localiza-se nos mesmos tecidos, porém ocorre nos bovinos.
As proglotes gravídicas cheias de ovos (30 a 80 mil por proglote) são eliminadas para o meio externo, onde vão se romper, ou podem romper-se ao atravessarem o esfíncter anal e os ovos serem eliminados com as fezes. Um hospedeiro intermediário próprio (suíno para Taenia solium e bovino para Taenia saginata)

Outros materiais