Buscar

DIETOTERAPIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602711367)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O início tardio da terapia nutricional é uma prática equivocada, porém comum na unidade hospitalar. Pacientes que permaneceram um longo tempo sem receber aporte calórico adequado podem apresentar:
		
	
	Não há possibilidade do paciente apresentar síndrome da realimentação e/ ou overfeeding.
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Overfeeding. Esta é potencialmente uma condição letal definida como uma alteração hidroeletrolítica grave associada com anormalidades metabólicas em pacientes que voltaram a se alimentar via oral, TNE ou TNP, após importante privação.
	
	Síndrome da realimentação. Administração de energia e substratos em excesso, ou seja, além daquele valor determinado para manter a homeostase metabólica. Pode ocorrer falência múltipla de órgãos.
	 
	Síndrome da realimentação. Esta é potencialmente uma condição letal definida como uma alteração hidroeletrolítica grave associada com anormalidades metabólicas em pacientes que voltaram a se alimentar via oral, TNE ou TNP, após importante privação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603707875)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A desnutrição proteico-calórica é um problema que vai além da insuficiência de suprimento alimentar em quantidade e qualidade: é também uma consequência da pobreza generalizada, da deficiente organização social, do mau estado sanitário e da ignorância sobre o que é uma alimentação adequada. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A deficiência grave de calorias e de proteínas resulta em marasmo nutricional. ( ) A deficiência proteica grave, mas com a ingestão energética adequada, origina o Kwarshiorkor. ( ) O Kwarshiorkor é uma doença aguda, levando o indivíduo a óbito rapidamente. ( ) O marasmo é uma doença leve, sem sintomas aparentes e que não leva à morte. ( ) Para prevenir a desnutrição em áreas de risco, as mães devem ser orientadas ao aleitamento materno durante o maior tempo possível. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F ¿ F ¿ F ¿ V ¿ V.
	 
	V ¿ V ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	F ¿ F ¿ V ¿ V ¿ F.
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603788945)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As dietas hospitalares modificadas em relação a consistência são dietas terapêuticas prescritas rotineiramente. A esse respeito, marque a opção correta.
		
	 
	A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, principalmente para pacientes idosos.
	
	A dieta líquida é oferecida a pacientes do pré-operatório das cirurgias da boca, plástica da face e cirurgias do pescoço e inclui alimentos como purê de batata com abóbora.
	
	A dieta líquida restrita é dada apenas a pacientes do pós-operatório de cirurgia do cólon.
	
	dieta branda, também conhecida como dieta livre, é indicada para pacientes com ausências de alterações metabólicas importantes, ou seja, não necessitam de modificações dietéticas específicas.
	
	Todas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603268910)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um paciente desnutrido devemos:
		
	
	Iniciar a terapia nutricional enteral sempre associada a NPT
	 
	Iniciar a terapia nutricional enteral ofertando 1/3 a 1/5 do valor calórico total e aumento gradativamente a oferta de nutrientes
	
	Dar preferência às fórmulas lácteas para nutrir o enterócito
	
	Utilizar exclusivamente a NPT para recuperar estado nutricional do paciente.
	
	Iniciar uma terapia nutricional agressiva o mais precoce possível
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602714589)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A desnutrição protéico-calórica pode ocorrer em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados por diversos estados mórbidos. É considerada uma consequência da desnutrição:
		
	 
	Infecção;
	
	Investigação diagnóstica;
	
	Negligência.
	
	Perda de apetite;
	
	Grande rotatividade dos profissionais de saúde;

Outros materiais