Buscar

conceito de regressão em winicott

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FREUD: regressão ocorre se o objetivo final da função libidinal, a obtenção de prazer, encontra obstáculos para sua satisfação —> levar em consideração fatores externos internos;
- Teoria fundamentada no Complexo de Édipo —> quando não resolvido pode provocar as neuroses.
- WINNICOTT: Teoria do amadurecimento pessoal;
- O indivíduo se constitui a partir de uma tendência inata para: o amadurecimento, a integração e as relações interpessoais.
- Importância aplicada à relação da dupla mãe-bebê no desenvolvimento de uma personalidade e das interações sociais e patogenias que o sujeito desenvolverá futuramente, o conceito de holding aplicado na teoria winnicottiana é um dos principais para estruturação dessa relação.
- São três as características que devem estar presente na figura materna para classifica - lá como “suficientemente boa” de acordo com Winnicott, sendo elas conceituadas como Holding (sustentação), Handling (manipulação do bebê), e a apresentação dos objetos.
- Se a relação da criança com a mãe não realizar-se como “suficientemente boa” emergirá uma “casca” de proteção ao meio externo, que originará da relação angustiante e não provedora da sustentação necessária ao ego frágil infantil, esse será o falso self.
- A “mãe suficientemente boa” de Winnicott, não condiz com um modelo materno de padrões utópicos e onde se agrupa todas as características que retratam o Bem, mas uma mãe que exerce na sua relação com o filho (a) qualidades essenciais de apoio, proteção e aceitação.
- Há três aspectos que devem ser considerados: de um lado, a hereditariedade, do outro, o ambiente – que tanto pode ser facilitador como pode ser traumatizante, dependendo de suas falhas – e, no meio, o indivíduo "vivendo, se defendendo e crescendo".
 
- Em situações normais de desenvolvimento quando não existe nenhuma espécie de interrupção, o indivíduo se encontra em uma condição de SAÚDE. A doença se manifesta quando, por algum motivo, o indivíduo interrompe seu desenvolvimento.
- "O bebê relativamente saudável (maduro para a idade) prossegue rumo ao estágio em que ele se torna uma pessoa total, consciente de si mesma e consciente da existência dos outros" (Winnicott, 1988/1990, p. 56).
Regressão:  na teoria do amadurecimento pessoal esse conceito está relacionado às falhas ambientais nos primeiros estágios do desenvolvimento e à reação do indivíduo a essas falhas.
- Ao considerarmos o falso si-mesmo, é importante levar em conta que – ao mesmo tempo em que implica um prejuízo à continuidade do amadurecimento – a organização defensiva protege o si-mesmo verdadeiro e permite que o indivíduo espere uma nova oportunidade de encontrar, no ambiente, as condições de sustentação de que necessita para amadurecer.
- a regressão à dependência faz parte de um possível caminho em direção à saúde e que a podemos considerar como a retomada do amadurecimento para seguir em direção à integração da personalidade, e engloba não somente o indivíduo, mas também a sua interação com o ambiente. 
Na clínica:  queixas dos analisados pelo desconhecimento do próprio ser e por questões que implicam na presença de sentimentos de incerteza, dependência, angústia, falta de criatividade, falta de motivação e sensação de vazio nas suas vidas.
- Winnicott desenvolve em sua prática analítica técnicas capazes de enfraquecer o núcleo geralmente prejudicial do falso self, e reaparecer as características verdadeiras do sujeito.
- O setting terapêutico, da clínica winnicottiana, deverá favorecer o aparecimento de um estado de regressão no sujeito analisado e o analista ter capacidade para sustentar a relação de auxílio e apoio na terapia, desempenhando uma relação de holding.
- ). O fenômeno da regressão do analisado consiste em oferecer através de um ambiente facilitador (o setting) e uma figura que estabeleça as relações de suporte (o analista) condições para reelaborar o desenvolvimento, e possivelmente experimentar o contato terapeutizante de uma relação com um Outro “suficientemente
O caso Margaret Little: Depois de passagem mal sucedidas por outros terapeutas Little, que admitia ser uma paciente borderline, inicia seu tratamento com Winnicott. Descreve-o como desbravador da psicanálise, uma vez que não se ateve apenas a tratar a neurose e psicose, mas atuou com ousadia, tendo a coragem de trilhar caminhos desconhecidos, sabendo que a própria vida dos pacientes estaria em jogo.
ESTUDO DO CASO PIGGLE:- Este caso foi iniciado em 1964 e finalizado em 1966.
- Foi conduzindo por Winnicott já na última década de sua vida, momento de sua maturidade. Dentro do contexto de Winnicott e também da paciente e dos pais que moravam longe do consultório do psicanalista em Londres, foi realizado por aquilo que ficou conhecido como psicanálise segundo a demanda, uma das modalidades clínicas bastante peculiares ao modo de trabalho que Winnicott desenvolveu.
- Nos permite uma oportunidade única de acompanharmos vivamente o modo como Winnicott abordava a situação clínica psicanalítica com a paciente Gabrielle (Piggle) que chegou em seu consultório com apenas 2 anos e 8 meses, acompanhada de seus pais, que também foram fundamentais no tratamento.
 - Nos coloca em uma condição aparentada à situação clínica, pois em cada sessão acontece um encontro humano surpreendente no qual surgem perguntas que a paciente faz diante de seu analista e em cujo trabalho há sempre uma necessidade fundamental que precisa ser alcançada e atravessada pela dupla na direção de uma integração mais profunda do amadurecimento da paciente.
4. O estudo aprofundado das sessões presentes no caso Piggle nos possibilita a aproximação fenomenológica à inúmeros conceitos que o autor nos apresenta ao longo de seus trabalhos teóricos e que neste caso são apresentados de um modo poético e aparentado à vida mesmo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais