Buscar

Conceitos de Consultoria Organizacional

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: GST1676_SM_ V.1  
	Aluno(a): NATALIA 
	 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 19/04/2018 20:44:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201607125230)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A consultoria pode ser vista, de forma simplista, como uma relação de ajuda. Pode-se afirmar que a consultoria sustenta-se sobre três pilares:
		
	
	Profissionalismo; assistencialismo; parceria
	
	Assistencialismo; experiência; cliente
	
	Profissionalismo; confiabilidade; parceria
	
	Experiência; confiabilidade; cliente
	
	Parceira; assistencialismo; confiabilidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607883081)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A necessidade de mudança permanente nos processos e sistemas organizacionais é na verdade conduzida pelos empregados das organizações, o que ampliou consideravelmente a importância de um trabalho de Consultoria, na medida em que novas formas de gestão e de performance passaram a ser exigidas no cenário atual. Em função disso houve um aumento na demanda pela Consultoria Organizacional. A partir deste enunciado pode-se afirmar que representam fatores que contribuíram para o aumento da demanda da Consultoria Organizacional, EXCETO:
		
	
	Importância de se otimizar a utilização dos recursos organizacionais disponíveis
	
	Busca por novos conhecimentos e inovações para enfrentar a globalização da economia
	
	Diminuição progressiva dos processos de terceirização
	
	Necessidade de melhoria continua sustentada para o atendimento aos clientes, que estão cada vez mais exigentes
	
	Necessidade das empresas consolidarem suas vantagens competitivas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607626526)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a resposta certa em relação aos tipos corretos de modalidades de consultoria:
		
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, aberta e fechada.
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva e individual.
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, externa e interna.
	
	Consultoria familiar, autônoma, associada, exclusiva, interna e externa.
	
	Consultoria organizacional, autônoma, individual, aberta e fechada.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607630420)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existem várias classificações dadas aos Consultores (interno, externo, ....), em relação a determinados aspectos ou fatores. Assim sendo, em relação ao grau de experiência, como são clasificados normalmente os Consultores ?
		
	
	auxiliar, assistente e supervisor
	
	auxiliar, júnior e pleno
	
	ajudante, assistente e supervisor
	
	júnior, pleno e sênior
	
	experientes e inexperientes
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607125285)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607265783)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A consultoria Interna de RH é exercida por funcionários da própria empresa, especificamente da Área de Recursos Humanos. A expressão "Prata da Casa" refere-se a: 
		
	
	ao aproveitamento dos funcionários da própria empresa.
	
	grupo de pessoas que têm competências essenciais.
	
	funcionário que se destaca.
	
	programa de excelência da área de recursos humanos.
	
	equipe de colaboradores destinados a atuar como consultores internos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607266475)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema. A afirmativa acima se refere a: 
		
	
	uma consequência imprevista da Consultoria Interna.
	
	um risco da Consultoria Interna.
	
	uma situação atípica da Consultoria Interna.
	
	uma afirmativa que não se aplica a Consultoria Interna.
	
	uma oportunidade da Consultoria Interna.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607601176)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
		
	
	Isenção e Discrição é algo necessário.
	
	Isenção e cuidado com que compartilha as informações, nem todos podem saber detalhes.
	
	Ser discreto basta.
	
	Ser ético, mas considerar que tem pessoas que não são éticas e falar apenas com alguns.
	
	Ser ético e pensar que numa empresa moderna, todos são éticos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607298493)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo: 
		
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo; 
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicaçãodo modelo; Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; 
	
	Criação do cargo de consultor interno de nível gerencial focado nas necessidades do negócio; Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno;
	
	Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno; Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo;
	
	Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; Monitoramento constante e mensuração do resultado; 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607298715)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Centralização das decisões no RH.
	
	Acompanhamento constante.
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	Desburocratização e racionalização.
	
	Políticas de RH bem definidas
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando