Buscar

Plano de Aula 04 - Processo Penal 2

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL II - CCJ0041
Título
SEMANA 4
Descrição
Huguinho, Zezinho e Luizinho praticaram um roubo na Agência do Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Os três comparsas, ao se evadirem do local, seguiram em direções diferentes. Luizinho foi alcançado pela polícia e preso em flagrante e encontra-se preso no Complexo de Bangu, na cidade do Rio. Os outros dois conseguiram escapar. Huguinho, para não ser encontrado vive se ocultando e Zezinho encontra-se em local incerto e não sabido. Ao receber a denúncia, o juiz da 10ª vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro, determinou, diante da situação descrita, que fosse realizada a citação por edital, de acordo com o art. 363, § 1º, CPP dos três acusados. Foi correta a decisão do magistrado? Justifique sua resposta.
Resposta: Em relação a citação de Luizinho, citação do réu preso deverá ser requisitado, de acordo com o artigo 360, deverá ser através da citação pessoal. Art. 360. Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado.
Em relação ao Zezinho, por se encontrar em local incerto, deverá ser citado por meio de edital, conforme Art. 361. Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias.
Em relação a Huguinho, por se ocultar para não ser encontrado, a citação deverá ser feito por hora certa, e considerará citado no momento marcado, ainda que não compareça. É o que determina o artigo Art. 362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil. 
Exercício Suplementar: Com relação ao tema CITAÇÕES, assinale a alternativa incorreta:
RESPOSTA B
No processo penal, o réu que se oculta para não ser citado poderá ser citado por hora
certa,	na	forma	estabelecida	no	Código	de	Processo	Civil;
Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou
Qualquer meio hábil de comunicação; (será por carta rogatória)
Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão
suspensos	o	processo	e	o	curso	do	prazo	prescricional;
O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente
para	qualquer	ato,	deixar	de	comparecer	sem	motivo	justificado;
A citação do militar dar-se-á por intermédio do chefe do respectivo serviço, respeitando assim à hierarquia militar bem como a inviolabilidade do quartel.
�
Desenvolvimento

Continue navegando