Buscar

Relatório 5 - Estágio em Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peterson Vinicius Elias da Silva 15/0064021
Relatório 5 do Estágio em Patologia – 12/04/2017
	Cheguei cerca de 10h da manhã no estágio e encontrei o R1 na sala de macroscopia terminando uma análise de caso. Havia atividades na sala de microscopia também, entretanto, por preferência pessoal, optei por acompanhar as atividades na macro.
	O caso que já estava sendo terminado era de V. P. G., de 47 anos, que apresentava leiomiomas no útero e sangramento uterino anormal. Foi realizada uma histerectomia total. Por eu ter chegado ao final da análise, só acompanhei os cortes da última peça, um ovário direito. À primeira vista, ele não remetia à aparência de um ovário, pois era grande, com superfície externa lisa, uma parede bem delgada e estava preenchido por um líquido amarelado. Ele pesava 285 g e media 13 x 9 x 7 cm. Foram feitos cortes para representação nos cassetes.
	O segundo caso era de A. C. G., 44 anos. Diagnosticada com carcinoma papilar tireoidiano há 3 anos e se submeteu a uma tireoidectomia, porém há 1 ano notou uma lesão sólida de crescimento rápido na região cervical. Foi realizada uma biópsia incisonal e dois fragmentos foram mandados para a macroscopia. Os fragmentos tinham volume de cerca de 3 cm cúbicos cada, eram brancacentos e com consistência fibroelástica. Ao corte transversal, apresentava pequenos pontos escuros no parênquima e algumas áreas amareladas. Uma possível relação dessa lesão com o carcinoma anterior só pode ser confirmada por análise microscópica, principalmente dos núcleos celulares, pois, no caso dessa neoplasia, eles apresentam uma característica típica de “vidro fosco” (Figura 1), uma referência à aparência da cromatina dispersa que dá ao núcleo um aspecto claro [1].
	O último caso que acompanhei no dia foi o de M. D. S., de 60 anos. A paciente tinha sido submetida a uma histeroscopia de rotina, que evidenciou pólipo endometrial e leiomioma submucoso. Foram retirados por videocirurgia e enviados para a macroscopia. O recipiente referente ao pólipo veio com múltiplos fragmentos. O maior deles media 2,5 x 0,5 x 0,3 cm e ao corte transversal apresentava somente alguns pequenos pontos no parênquima. Todo o tecido foi cortado e colocado nos cassetes, totalizando ao todo quase 80 fragmentos. O recipiente do leiomioma apresentava 7 fragmentos brancacentos e fibroelásticos, todos também representados nos cassetes.Figura 1: Carcinoma papilar tireoidiano evidenciando bem a alteração nuclear característica em “vidro fosco” ou em “olho da órfã Annie”. Imagem retirada de Robbins Patologia Básica, 2013, página 732. [1]
	Achei a macroscopia do dia interessante, principalmente por conta do segundo caso, por ter saído um pouco do sistema genital feminino, que era basicamente a única coisa que eu tinha visto nessa atividade até então. Como sempre, sigo na expectativa de ter atividades diferentes nos próximos estágios e de aprender mais coisas interessantes.
Referências bibliográficas:
 [1] KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; ASTER, J. C. Robbins Patologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

Outros materiais