Buscar

SEMANA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 7 
CASO CONCRETO 
(Exame de Ordem Unificado - FGV) Usina de Asfalto Graccho Cardoso Ltda., EPP, requereu sua recuperação judicial e indicou, na petição inicial, que se utilizará do plano especial de recuperação judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. No prazo legal, foi apresentado o referido plano, que previu, além do parcelamento dos débitos em 30 (trinta) meses, com parcelas iguais e sucessivas, o abatimento de 15% (quinze por cento) no valor das dívidas e o trespasse do estabelecimento da sociedade situado na cidade de Ilha das Flores. Aberto prazo para objeções, um credor quirografário, titular de 23% (vinte e três por cento) dos créditos dessa classe, manifestou-se contra a aprovação do plano por discordar do abatimento proposto, aduzindo ser vedado o trespasse como meio de recuperação. Com base na hipótese apresentada, responda aos itens a seguir. 
A) Diante da objeção do credor quirografário, a proposta de abatimento apresentada pela sociedade deverá ser apreciada pela assembléia geral de credores? Procede tal objeção? 
O caso em tela se trata de recuperação judicial de empresa de pequeno porte, por isso, ainda que haja a objeção, não será necessário que o juiz convoque assembléia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperação, uma vez que o credor quirografário que se manifestou contra, não é titular de mais da metade dos créditos previstos para a sua classe e conseqüentemente o juiz concederá a recuperação judicial se atendidas as demais exigências, nos termos do Art. 72 da Lei 11.101/05.
A objeção do credor não procede, tendo em vista que o plano especial de recuperação apresentado pela EPP configura condições previstas no Art. 71 da Lei 11.101/05.
B) Em relação ao segundo argumento apontado pelo credor quirografário, é lícito à sociedade escolher o trespasse como meio de recuperação se esta medida for importante para o soerguimento de sua empresa? 
Não poderá proceder ao trespasse, uma vez que à EPP ao apresentar o plano de recuperação judicial deve restringir-se as condições estabelecidas no Art. 71 da Lei 11.101/05.
 Isto, porque na recuperação judicial visa-se viabilizar a superação da crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego e dos interesses dos credores, com o fim de preservar a empresa, sua função social e o estimulo à atividade econômica.
QUESTÃO OBJETIVA 
(MAGISTRATURA/RJ) Analise as assertivas seguintes sobre a recuperação judicial de empresas. 
Na alienação de bem objeto de garantia real, a supressão da garantia ou sua substituição serão admitidas por decisão do Comitê de Credores, mesmo sem a concordância do credor titular da respectiva garantia. 
A sociedade anônima de capital aberto poderá apresentar como parte do plano de recuperação a emissão de debêntures. 
Se na recuperação judicial for decretada a falência do devedor, os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valores eventualmente pagos e ressalvados os atos validamente praticados no âmbito da recuperação judicial. 
É correto afirmar que: 
(A) apenas uma das assertivas está correta. 
(B) apenas duas assertivas estão corretas. 
(C) todas as assertivas estão corretas. 
(D) todas as assertivas estão incorretas.

Outros materiais