Buscar

Educação no Brasil: História e Legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

História, Filosofia e Sociologia da Educação
Avaliação Discursiva Online (A1V)
Questão A- Nos deparamos desde dos primórdios da humanidade com a necessidade de elenca a educação básica com mero repensar no conhecimento. Assim torna se necessário a reformulação das necessidades reais da historia brasileira, que vem sendo embasada nas leis criadas  e voltadas assim para a educação. Onde os Artigos (205) que foram criados tem mérito de garantir a todos uma educação básica de qualidade e para todos os cidadãos, no qual se paramos para fazermos um retrocesso na história brasileira poderemos fazer a verificação de certos descasos voltadas as pessoas negras, indígenas, mulheres e deficientes, que eram totalmente excluídos de participarem do nível de educação brasileira, assim este artigo vem para ampara todas as pessoas e evitar que tais erros sejam cometidos nos dias atuais. 
Assim a educação brasileira ganhou novos nortes a ser seguidos nas escolas que já estavam implantadas tendo agora que adotar um novo sistema. Por sua vez, podemos também fazer observações em cima do Artigo 206, que trata da gratuidade do ensino nas escolas, liberdade de pesquisa e de idéias. Assim podemos nos associarmos a alguns períodos passados na historia brasileira no qual não poderia haver liberdade de expressão nas escolas, pois eram meros aliados aos sistemas políticos, ou seja, eram obrigados a seguir uma linha de raciocínio que era imposta. neste contexto verificamos que as escolas tem sido promovedoras de novas culturas e ideias. 
Neste contexto descrevemos assim o  Artigo 208, que trata de garante o direito à creche, o direito ao ensino noturno e o direito à educação para pessoas com deficiências. neste caso tratasse do papel de uma sociedade que busca novos horizontes e auxílios relacionados a educação em si. por esta fase vemos muitas pessoas voltando as escolas pois verificasse a necessidade da educação no convívio social e a inclusão no geral.
No que se diz respeito à Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394/1996), aprovada no governo de Itamar Franco, veio assim fazendo grande modificações em relação a educação brasileira, onde este momento histórico veio como auxilio para o governo que estava em exercício no dato momento, no qual esta expressamente viável a questão da liberdade de todos os cidadãos e do direito que todas as pessoas pudessem esta inseridos na abordagem de estudo e conhecimento no qual a escola é quem desempenha este maravilhoso papel. Onde a Lei n. 9.394/1996 foi criada para regularizar e definir a educação voltada à constituição.
Pois na observação desta lei vemos que houve a necessidade da inserção das crianças nos ambientes escolares para auxilia no processo de construção da cidadania, não deixando este item somente a família das crianças. No qual tornaria se necessário a criação de novos ambientes escolares que comportassem esta nova categoria. Buscando também que os educadores de tais áreas tenham que estes preparados para lidar com estes novos momentos na educação, ou seja, deve se ter a formação apropriada pra exercerem certas funções.
Nesta lei vemos a ênfase da garantia de que todos os cidadãos tenham acesso igualitário a educação e assim também o direito de exercer sua plena cidadania.

Outros materiais