Buscar

AD1 .2018 fundamentos da educação II Lorena Ferreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio
Cursos de Licenciatura - UFRRJ / CEDERJ
Fundamentos da Educação II para as Licenciaturas - UFRRJ
AD1 (2018-1)
Coordenadora: Profª. Sílvia Maria Melo Gonçalves
Polo: São Gonçalo Nota: __________
Aluno(a): Lorena Ferreira Fidelis
Matrícula: 16215100015
1ª QUESTÃO: (5,0)
Faça um texto, de até duas laudas, sobre a abordagem inatista do desenvolvimento humano.
Segunda a teoria inatista o ser humano já nasci pronto, ou seja, já possui conhecimentos, que com o tempo são aperfeiçoados. A teoria, de certa forma tira a responsabilidade de pais e educadores por que não precisam mais lhe ensinar, dado a teoria que quando nasce os conhecimentos dos pais são passados para os filhos. 
Em uma sociedade aonde todos os participantes possuem esse pensamento os professores que hoje são ditos como mestres do saber responsáveis por nos ensinar seriam para eles apenas incentivadores que mostram o caminho que se deve seguir fazendo com que o conhecimento contido dentro de cada criança amadureça por conta própria . 
A teoria inatista baseia se na razão é no idealismo, seu primeiro fundamento seria que não existe outro meio de chegar ao conhecimento se não pela razão, sendo ela uma razão inata, sem mudanças e o idealismo seria como um mundo composto por ideias realistas. Entre esse pensamento também é importante ressaltar os fatores hereditários e maturacionais; os seres humanos nascem com dons e potenciais que são desenvolvidos a medida que o tempo passa, são passados de pais para filhos , sendo eles únicos e impossíveis de serem modificados por fatores externos. 
2ª QUESTÃO: (5,0)
Faça um texto, de até duas laudas, sobre o trecho “(...) Mas isso não quer dizer que o ensinar seja em si mesmo impossível. Pelo contrário, há um impossível na tarefa de ensinar, ou seja, o processo de aprendizagem humano não pode ser previsto no que se refere ao sucesso e ao destino que o aprendente dará ao saber que será produzido”, retirado da aula 1, pág. 30.
No trecho acima consta que ensinar não se dá ao nível de sucesso nem como a pessoa irá usar esse conhecimento e realmente muitas pessoas que terminaram o ensino médio, fizeram ensino superior e mesmo assim não são bem sucedidas, não por que não foram bem ensinadas mais por que cada um usa seu aprendizado como achar melhor. 
Ensinar e uma atividade que requer paciência, tempo e acima de tudo disposição para ajudar. O ser humano em si e bastante inteligente cada um a sua forma. Ensinar não é fácil, mais como o ditado diz: “tudo oque vem fácil vai fácil”, então mesmo não sendo fácil ainda tem pessoas que lutam para transmitir conhecimento, com a intenção de fazer do país um lugar melhor onde todos sejam conscientes.
Só ensina quem tem perseverança do mesmo jeito que só aprende quem se esforça, cada um escolhe oque quer ser na vida , se vai ensinar ou querer aprender e escolha de cada um. Ensinar atualmente vem sendo uma tarefa complicada, por que não existe, mas aquele respeito de aluno e professor; consequentemente a palavra ensinar esta sendo associada a palavra dificuldade e ate mesmo medo, pois antigamente o professor repreendia e os alunos obedeciam , atualmente se o mesmo ousar levantar a voz para o aluno corre o risco de ser agredido. Alunos desrespeitando professores e professores desrespeitando alunos. 
Aprender e uma dádiva, ensinar e um privilégio. Contemporaneamente quem consegue ensinar e aprender em meio a tantos conflitos na educação pode se dizer especial. 
ATENÇÃO AO PRAZO DE POSTAGEM NA PLATAFORMA!
BOA AVALIAÇÃO!

Outros materiais