Buscar

inovação tecnologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Internet: a era digital
	A era digital interferindo na cultura e economia a partir da tecnologia, comunicação e informação.
Nome: Juliana Vieira Queiroz – RU: 834503
Polo de Telemaco Borba
Introdução
Essa reportagem ira tratar da inovação tecnologia: internet, a era digital, com o intuito de saber suas características, funcionalidades, aplicabilidade na sociedade e o papel revolucionário.
Todo o processo da internet, desde o surgimento ate a atualidade, as mudanças e evoluções. Como interferiu na sociedade como um todo.
A era digital
A era digital tornou- se tão presente na sociedade como um todo, que tem sido conhecida de “sociedade da informação”, sendo assim tanto a cultura quanto a economia precisam da tecnologia, comunicação e informação. Mesmo estando presente em nosso cotidiano, não podemos generalizar o uso dessa inovação, pois antes é necessário levar em consideração que ainda existe uma exclusão digital em massa. Apesar de que com a facilidade de aquisição a inclusão tem acontecido, mas de forma lenta.
Um dos meios de comunicação cada vez mais presente é a internet que tem por característica a velocidade, hipertextualidade, multimídia, interatividade e personalização, ou seja, a partir dessa comunicação consegue-se realizar as tarefas em tempo menor e atualizando sempre que se achar necessário com hiperlinks que permitem a ampliação de novos conhecimentos a partir da conversão única possibilitando a interatividade que traz o contato instantâneo.
Segundo o professor e doutor em Teologia Hugo Assmann “a sociedade da informação é a sociedade que está sempre a constituir se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo. Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que alterarão profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral Sabe-se que a internet aumente a capacidade de leitura já que estimula novas leituras, ajuda a encontrar informações, resolver problemas e, sem dúvida, a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. 
Surgimento da internet
Começou durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos com medo do ataque Russo, criaram uma forma de compartilhar informações, facilitando assim as estratégias de guerra. 
Na década de 90, o cientista Tim Bernes-Lee criou um navegador, a World Wide Web (www). Fazendo com que esse momento ficasse conhecido como o “boom da internet, pois surgiram novos navegadores – Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx, entre outros – além do aumento de numero de usuários e navegadores da internet.
Isso possibilitou um grande numero de sites, chats e rede sociais, sendo elas: Orkut, facebook, twitter, msn. Tornando a era digital conectada em tempo integral. 
Atualmente, a internet não é usado apenas para redes sociais, mas também para trabalho, diversão, comunicação, educação e informação. Além da existência de muitos sites de compras, que estão cada vez mais presentes já que o custo para o consumidor é menor.
Internet no Brasil
Surgiu na década de 80, a partir da necessidade das Universidades brasileiras em se comunicar com as do Estados Unidos.
Em 1997, criou-se as “redes locais de conexão” para o publico médio, abrindo o acesso a todos, começou com as internet discada, que demorava bastante para carregar vídeos e imagens. Surgiram os primeiros sites de noticias, de compras, entretenimento e pesquisa, depois começou os e-mails e os chats e essas salas de bate papo possibilitaram namoro e sexo virtual.
Em 2004, ocorreu a inclusão digital, onde milhares de pessoas acessavam o Orkut por meio da lan house, fazendo com que toda a população pudesse ser favorecida com a era digital. 
Alguns anos mais tarde, ter computador em casa tornou-se algo natural. As pessoas passaram a frequentar menos a lan house, pois o uso de computador em domicilio cresceu consideravelmente.
Conclusão
A partir das pesquisas pode-se entender que com a internet que a sociedade conseguiu dar um grande salto. Evoluiu em todos os aspectos, colaborando com as inovações digitais.
A era digital cresceu de pouco em pouco, mas hoje já não se consegue imaginar um mundo sem toda essa tecnologia. 
Pois no inicio a internet era usada para jogos e redes sociais, atualmente é usada ate mesmo para o trabalho.
As pessoas estão conectadas a todo momento, independente da idade e do local que esteja.
Referências
http://www.promosa.com.br/virtual/44752-resumo-da-historia-da-internet-no-brasil/
http://www.suapesquisa.com/internet
http://homepages.dcc.ufmg.br/~mlbc/cursos/internet/historia/Brasil.html
https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/Historia-da-tecnologia/historia-do-primeiro-computador
https://www.todamateria.com.br/historia-da-internet/
http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-surgiu-a-internet.htm
http://www.moxigo.com/index.php?sea=search&r=web&q=garden
http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=20204
http://bgi.inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/
https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/Historia-da-tecnologia/historia-do-primeiro-computador
http://alvarenganetto.blogspot.com.br/2011/02/as-principasi-caracteristicas-das.html
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/dia-da-informatica-confira-historia-do-computador-e-sua-evolucao.html

Outros materiais