TCC projeto musica
3 pág.

TCC projeto musica


DisciplinaAvaliação da Aprendizagem2.873 materiais93.196 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Kaoana Batista Honório Ribas.
RU: 1278522. 
1. TEMA
A Música na Educação Infantil. 
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da música na Educação Infantil.
 
2 PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma a música influência no processo de aprendizagem infantil?
3 JUSTIFICATIVA	
 A música é reconhecida por proporcionar diversos benefícios na formação da mente humana e ser uma facilitadora na aprendizagem infantil, pois auxilia na aquisição da linguagem, na coordenação motora nas relações sociais e afetivas e no desenvolvimento cognitivo da criança. Sendo de considerável importância a realização da presente pesquisa, por dar subsidio ao trabalho docente com propósito de compreender a importância do uso da música na aprendizagem infantil.
4 OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
Compreender a importância da música na educação infantil. 
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Analisar os aspectos favoráveis que a música pode trazer no processo de aprendizagem;
Compreender como a música pode auxiliar nas práticas pedagógicas;
Apresentar ideias para a melhor compreensão da relação da música com o desenvolvimento infantil.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
A música na Educação infantil contribui em diversos aspectos, favorecendo não somente a criança como o educador na concretização de seus objetivos. Quando aliada de forma correta junto às práticas pedagógicas permite que a criança se desenvolva emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, como destaca Lima:
\u201cAtravés da música o educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características no aluno. O indivíduo com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolve coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como a memória e atenção, e ainda criatividade e capacidade de comunicação.\u201d (LIMA, 2010 p.18).
Muitas vezes a música é empregada no meio pedagógico de forma incorreta se tornando repetitiva e cansativa. Porém, é preciso analisar o significado para qual foi empregada e estabelecer uma interação com o ambiente, segundo Piaget:
 
\u201cA construção do conhecimento ocorre quando se estabelece uma interação com o ambiente. A música enquanto parte desse ambiente possibilita à criança desenvolver-se [...] passando a atribuir novos significados para as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos.\u201d (PIAGET, 1964, p. 3).
Portanto, é fundamental relacionar a música com a educação infantil, não de maneira ocasional para tornar o ambiente agradável ou como forma de passar o tempo, mais sim como ferramenta importante para o desenvolvimento da criança.
6 METODOLOGIA
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, visando alcançar novos conhecimentos sobre a música na Educação Infantil. Inicialmente a pesquisa será realizada por meio de materiais já compartilhados, leituras em livros, artigos, revistas e fontes eletrônicas.
A presente pesquisa constitui da articulação de embasamentos e fundamentação teórica de autores da área com produções próprias.
REFERÊNCIAS
ILARI, B. BROOCK, A. Música e Educação Infantil. Papirus Editora, 2016.
LIMA, S. V. de. A importância da música no desenvolvimento infantil. \u2013 Diretório de Artigos Gratuitos. 2010 
FÉ, L.C.M. A Importância a Música. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1496893>. Acesso em: (26/06/2017).
PIAJET, Jean. A arte de ensinar música nas escolas. Disponível em: <http:// jesuspaiva.blogspot.com.br/2011/10/sobre-teoria-psicogenetica-de-piaget-1.html>. Acesso em: (29/06/2017).
GARCIA, V.P. Santos, R. A importância da utilização da música na educação infantil
Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd169/a-musica-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: (26/06/2017).
DEBRAWOLHY, T. SILVA, A.O. THEODORO, L Barbosa. Música na Educação Infantil. REFAF Revista Eletrônica. Disponível em: <http://faflor.com.br/revistas/refaf/index.php/refaf/article/viewFile/241/pdf>. Acesso em: (25/06/2017).