Buscar

ORGANIZAÇÃO E ESCOLHA DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E ESCOLHA DE MATERIAIS DIDÁTICOS
ENSINO INFANTIL
	MATERIAL
	CONTRIBUIÇÃO
	FAIXA ETÁRIA
	UTILIZAÇÃO
	Música
	A música contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, da socialização e afetividade, também contribui para uma movimentação corporal.
	3 a 5 anos
	Escutar um CD onde com vários tipos de sons e ruídos do dia a dia. Como por exemplo: Pessoas conversando, cachorro latindo, carro e outros. Depois em uma roda de conversa com as crianças falar sobre os tipos de sons que elas reconheceram e os que elas não reconheceram. Fazer um analise de todos os sons com as crianças.
	Lã, Barbante, cola.
	Coordenação motora das crianças, já que elas terão que ter cuidado tanto no momento de passar a cola num fino barbante como também no momento de posicionar corretamente o barbante sobre o papel.
	2 a 3 anos
	Trabalhar um tema ou uma data comemorativa em sala de aula. Envolver os alunos em fazer contornos ou preenchimentos em desenhos pré-definidos, com lã, barbantes utilizando colagem. 
	A roupa do contador, pequenos objetos sonoros. para sinalizar os momentos da história. 
	Transmite saberes, preservando a cultura e as memórias. Contribuem para o conhecimento de mundo, amplia as possibilidades criativas e desenvolvem as emoções.
	2 a 5 anos
	Com uma pronuncia bem clara e também com ritmo para contar a história. Contar uma história com certa dramatização, gestos e até pausas para dar mais impacto às cenas, utilizar objetos quando necessários para acompanhar o enredo de algumas passagens especiais da história. 
Distribuir objetos sonoros para as crianças utilizarem em algumas cenas (imitar o barulho de tempestades, brigas, músicas de festas etc.)

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes