Buscar

Taser e Spark.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Taser e Spark[1: Texto organizado por Juvenildo dos Santos Carneio (MAJOR DA PMDF)]
TASER e SPARK constituem espécies de Dispositivos Eletrônicos de Controle (DEC), projetados para usar fios ou contato direto para conduzir energia e afetar as funções sensoriais e/ou motoras do sistema nervoso. Em suma, tais dispositivos buscam a neutralizar a capacidade neuromuscular dos individuas com baixas cargas elétricas. Constituem armas de menor potencial ofensivo que, uma vez usadas de maneira correta, não provocam óbito. Daí a expressão armas não letais.
Não há lei federal nem estadual ou distrital que disciplinem especificamente sobre a compra, venda, porte e uso de DEC´s. Nesse sentido, encontramos as seguintes manifestações:
“[...] existe um vácuo na atual legislação brasileira, a Lei 10.826, de 2003, que regulamenta a comercialização e o porte de armas no Brasil, e que disciplina tão somente armas de fogo e os tasers não se enquadram nessa classificação.” (Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-mar-26/associacao-regulamentacao-venda-tasers>. Acesso em: 10 nov 2014)
“[...] a comercialização deste tipo de arma, teoricamente não letal, é controlada pelo Exército brasileiro. A aquisição é restrita aos órgãos de segurança pública ou privada. Por isso, aponta Gomes, elas “não deveriam ser divulgadas, expostas e vendidas pela Internet a quem a quisesse”. Por falta de tipificação, o taser não pode ser classificado como arma de fogo ou arma letal.” (Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-mar-26/associacao-regulamentacao-venda-tasers>. Acesso em: 10 nov 2014)
Assim, como se trata de instrumento de força para contenção e neutralização, a legislação que regula é aquela que diz respeito ao uso da força em geral, conforme exaustivamente tratado no Curso da SENASP/MJ sobre o Uso Diferenciado da Força:
Princípios Básicos sobre o uso da força e armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei (VIII Congresso das Nações Unidas sobre a Prevenção do Crime e o Tratamento de Presos);
Código de Processo Penal: arts. 284 e 292;
Código Penal: arts. 23 e 25;
Portaria Interministerial MJ/SDH/PR nº 4.226, de 31/12/2010: Estabelece as diretrizes sobre o uso da força pelos Agentes de Segurança Pública;
Normas internas das Forças de Segurança Pública (PF, PC, PM, PRF, etc.) e demais agências que detém poder de polícia, na forma da lei (ex.: polícias da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Poder Judiciário etc).
Eventual ocorrência na qual o cidadão comum seja flagrado com um DEC, poderá incorrer em Contravenção Penal, sem prejuízo de outras condutas típicas:
DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941.<http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEL%203.688-1941?OpenDocument> Lei das Contravenções Penais
 Art. 18. Fabricar, importar, exportar, ter em depósito ou vender, sem permissão da autoridade, arma ou munição:
Pena – prisão simples, de três meses a um ano, ou multa, de um a cinco contos de réis, ou ambas cumulativamente, se o fato não constituir crime contra a ordem política ou social.
Art. 19. Trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade:
Pena – prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa, de duzentos mil réis a três contos de réis, ou ambas cumulativamente.
§ 1º A pena é aumentada de um terço até metade, se o agente já foi condenado, em sentença irrecorrível, por violência contra pessoa.
§ 2º Incorre na pena de prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a um conto de réis, quem, possuindo arma ou munição:
a) deixa de fazer comunicação ou entrega à autoridade, quando a lei o determina;
b) permite que alienado menor de 18 anos ou pessoa inexperiente no manejo de arma a tenha consigo;
c) omite as cautelas necessárias para impedir que dela se apodere facilmente alienado, menor de 18 anos ou pessoa inexperiente em manejá-la.
São essas as breves considerações sobre o tema em debate, sem prejuízo de posicionamentos mais aprimorados.
"Armas TASER são Armas Não-Letais de Pressão por Ação de Gás comprimido, classificadas na Legislação Brasileira de Produtos Controlados (Anexo I da R-105) da
seguinte forma: Nº de Ordem: “0290”; Nomenclatura do Produto: "Arma de Pressão por Ação de Gás Comprimido". (https://cidadaossp.files.wordpress.com/2009/04/taser_termo_de_referencia1.pdf)
Demais informações, segue em anexo ou no link: http://www.dfpc.eb.mil.br/institucional/FAQSISFPC/Perguntas%20_Frequentes.pdf

Outros materiais