Buscar

Caso 03 Constitucional Explicação Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resumo de PRÁTICA EM DIREITO CONSTITUCIONAL – CASO 03
1ª) Observações
Primeiramente, tendo em vista que nas aulas anteriores, já expliquei os procedimentos quanto as fases processuais e elementos necessários para chegar a peça a ser elaborada e demais conceitos de escritas, entre outros, neste caso vou direto ao caso em concreto trazido na situação problema 03.
Desta forma, tais informações supra, me reporto aos materiais encaminhados em casos anteriores e material de apoio descritos diretamente no caso proposto e livros de práticas recomendados.
Entretanto, tendo em vista tratar-se de um recurso diferenciado na sua forma procedimental, sugiro ler sobre este recurso na doutrina e ver os artigos relacionados para melhor compreensão de seus detalhes (verificar os artigos pois eles explicam em detalhes os procedimentos no tocante a este recurso), porém, vou explicar em resumo nos itens de cada tópico, vejamos:
EXEMPLO – COM INFORMAÇÃO/ARTIGO PARA ELABORAR.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE _______________ (este recurso é interposto em duas peças, a primeira de interposição do recurso ao TJ e a segunda as razões do recurso ao STJ)
(Pular 10 linhas)
Processo nº...
NOME... (COMPLEMENTAR OS DADOS DO SEU CLIENTE CONFORME TRAZIDO NO CASO – OU UTILIZAR O TERMO “JÁ QUALIFICADO...”), por seu advogado e bastante procurador, “in fine” assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo ____ da (artigo do recurso na CF e na Lei do MS – caso vem informando), opor 
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
por não se conformar, com a devida “venia”, da r. decisão de fls., proferida pela Colenda Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do ________, que denegou a ordem no Mandado de Segurança, pelas razões de fato e de direito anexas.
Outrossim, requer, seja o presente recurso recebido e após seja aberto vistas ao Recorrido para, querendo, apresente suas Contrarrazões no prazo de ____ dias, nos termos do art. ______ do NCPC.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data.... (veja a data por questão recursal)
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) MINISTRO(A) PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA / DF 
OU
AO COLENDO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA / DF 
DAS RAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
IMPETRANTE/RECORRENTE: ... 
IMPETRADA/RECORRIDA: ...
PROCESSO DE ORIGEM N° ...
COLENDA CÂMARA CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ______ 
Colendo Superior Tribunal de Justiça ...
Colenda Turma
Ínclitos Julgadores
Em que pese o indiscutível saber jurídico da Colenda Câmara Cível do E. Tribunal de Justiça do Estado do _____, impõe-se a reforma do V. Acórdão que denegou a segurança pleiteada pela Recorrente, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – DOS FATOS E DO V. ACÓRDÃO RECORRIDO
Descrever os fatos como apresentado no problema informado, não inventando nenhum fato que não contenha no problema, abordando a decisão recorrida que ora se impugna (seria bom transcrever parte da acórdão e das razões)... e como fecho conclusivo do tópico, informar que dela encontra-se inconformado e recorre ao Tribunal e ao final postule que merece reforma pelas razões abaixo:
	
II – DO CABIMENTO DO RECURSO ORA INTERPOSTO (VER NO ARTIGO OS REQUISITOS PARA A PROPOSITURA DO RECURSO)
1 – Verificar o artigo do recurso e nele verificar os requisitos (ser o recurso cabível = decisão recorrida; tempestividade = demonstrar data da publicação e deste recurso; etc...) e explicar que fora cumpridos por vc´s.
Ao final, como sabido, fazer uma argumentação, como exemplo abaixo:
Desta forma, diante do cumprimento dos requisitos, passa abaixo ao mérito do V. Acórdão ora hostilizado, vejamos:
III – DO MÉRITO OU DO DIREITO OU DAS RAZÕES DE REFORMA DO V. ACÓRDÃO (ESCOLHER UM MODO DE ESCREVER O TÓPICO)
A) DO DIREITO À SAÚDE E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO DE FORNECER OS MEDICAMENTOS
Tais argumentos já foram utilizados no caso 02, então seria repetir os argumentos e exemplos lá contidos na abordagem, ou seja, entrando no direito a saúde nos termos da CF, Lei Especial, tudo conforme já citados no caso 02, tais como:
	Aqui deverá ser abordado o direito a saúde e ao fornecimento do medicamento a impetrante;
	Para tanto, deverá ser observado a legislação:
	CF – art. 6, 23, 196;
	Lei nº 8.808/90, arts. 5º, 6º, 7º;
	Jurisprudência, Súmula, Doutrina etc..
	Não esquecer do parágrafo conclusivo:
IV – DO PEDIDO LIMINAR
	Tendo em vista que já fora requerido liminar no MS denegado, pode se reportar aquela liminar – ex.:
Excelências, no tocante ao pleito liminar, o Recorrente reitera o pedido de concessão de liminar para assegurar à Impetrante, ora Recorrente, o direito de obter do Estado o fornecimento gratuito dos medicamentos pleiteados em sede do Mandado de Segurança denegado pelo E. Tribunal.
	OU reformular o pedido novamente, mesmo linha de argumento que fora requerido no MS no caso 02 na integra ou resumir e ao final informar que reitera o pedido, como exemplo no item 1 acima.
DO PEDIDO
	Por se tratar de recurso, seu pedido é mais direto e simples, como exemplo abaixo:
Ante ao exposto e tudo que dos autos constam, requer a Recorrente que se dignem-se Vossas Excelências ou Nobres Julgadores, seja conhecido
o presente recurso e, no mérito, que lhe seja dado integral provimento para conceder a segurança pleiteada, determinando que à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, nos termos expressos da CF, cumpra com o seu dever constitucional de garantir à Recorrente o acesso gratuito ao medicamento receitado, nos termos requeridos em sede de mandado de segurança anteriormente denegado pelo E. Tribunal de Justiça do Estado do....
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data.... (ver data por questão tempestividade)
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
Página de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais