Buscar

DA CONSTITUIÇÃO EM MORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- DA CONSTITUIÇÃO EM MORA
Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor
Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.
Para o renomado doutrinador SILVIO DE SALVO VENOSA, in DIREITO CIVIL, Volume II, 4ª edição, Editora Atlas, São Paulo, p. 243, “A mora é o retardamento ‘culposo’ no cumprimento da obrigação, quando se trata de mora do devedor. Na mora ‘solvendi’, a culpa é essencial. A mora do credor, ‘accipiend’i, é simples ato ou fato e independe de culpa”.
TJ-RS - Recurso Cível 71004874939 RS (TJ-RS) “ RECURSO INOMINADO. COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA. AQUISIÇÃO DE IMÓVEL. ATRASO NA ENTREGA DA UNIDADE, ALÉM DO PRAZO DE PRORROGAÇÃO PREVISTO NO CONTRATO. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO, UMA VEZ QUE SE TRATA DE MERO DESCUMPRIMENTO CONTRATUAL. EVENTUAL IMPOSSIBILIDADE DE REVENDA DO BEM EM MOMENTO PRECEDENTE QUE NÃO ENSEJA PREJUÍZO IMATERIAL. RECURSO PROVIDO”
- DA RESTITUIÇÃO DAS PARCELAS 
Súmula 543: Na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou parcialmente, caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento.
- DO DESMAZELO DA AUTORA.
	Ora excelência, está nítida a controvérsia e obscuridade nas alegações da requerente, haja vista que a mesma, que tenta demonstrar interesse na resolução contratual, por meio da tutela jurisdicional, nem sequer tem o conhecimento de que o requerido já se encontra imitido na posse da residência supracitada, demonstrando, portanto, litigância de má-fé.

Outros materiais