Buscar

Apol Educação Infantil Historicidade e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Questão 1/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a seguinte afirmação:
“No primeiro ano, os bebês interagem com outros bebês, com as crianças maiores e com a professora, movimentam-se em espaços planejados para atender seus interesses e necessidades, exploram brinquedos e materiais [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.p.62.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, sobre as brincadeiras e os brinquedos para bebês na educação infantil, analise as seguintes assertivas:
I. Devem utilizar os diversos órgãos do sentido.
II. Devem incluir jogos e fantoches.
III.  Devem ser utilizados objetos grandes e miniaturas.
IV. Devem estimular momentos de escuta.
São verdadeiras as assertivas:
Nota: 20.0
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
As assertivas I, III e IV são VERDADEIRAS e a assertiva III é FALSA. “As brincadeiras poderão incluir jogos nos quais as crianças se utilizam de diferentes órgãos dos sentidos [...] propiciando momentos de escuta e estimulando o silêncio por alguns instantes [...] os brinquedos oferecidos aos pequenos devem ser sempre maiores do que do tamanho da boca deles aberta [...] Histórias como Os três porquinhos podem ser contadas e encenadas na forma de teatro de fantoches”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p.222-223).
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 2/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o trecho de texto a seguir:
“A música já estava presente no contexto das várias turmas, atendia vários propósitos, como a formação de hábitos e atitudes e a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo, às vezes acompanhadas por gestos corporais imitados pelas crianças, com poucas construções individuais ou coletivas ou oportunidades de expressar-se através desta linguagem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, Jacqueline Elise. Berçário: um lugar para o início da musicalidade. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.).Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.292.
Tomando como referência os conteúdos abordados no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, relacione os eixos sobre a música na educação infantil às suas características:
1. Produção musical.
2. Interpretação.
3. Improvisação. 
4. Composição.
(   ) É a criação musical caracterizada por sua condição de permanência, seja pelo registro de memória, gravação.
(   ) Contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais.
(   ) Contempla a criação e reprodução.
(   )  É a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 3 - 1
	
	B
	3 – 1 – 2 - 4
	
	C
	1 – 2 – 3 - 4
	
	D
	4 – 3 – 1 - 2
Você acertou!
A sequência correta é 4-3-1-2. “[...] a produção musical contempla criação e reprodução. A partir desses eixos educativos é que acontece a prática pedagógica [...] a interpretação é o primeiro eixo proposto e é ‘a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra’ [...] O segundo eixo é a improvisação que contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais. A composição terceiro eixo ‘é a criação musical caracterizada por sua condição de permanência seja pelo registro na memória seja pela gravação por meios mecânicos seja ainda pela notação, isto é, pela escrita musical’” [...]. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p. 246).
	
	E
	2 – 3 – 1 - 4
Questão 3/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o seguinte extrato de texto:
“As crianças, com experiências ampliadas, aprendem a viver e a conhecer um mundo permeado pela pluralidade desde muito cedo. Desse modo, a socialização das crianças se faz com a construção de identidade(s) múltipla(s) e com possibilidades de pertencimento ampliadas”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf . Acesso em 10 out.2016.
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre questões educacionais de crianças, analise situações reais no contexto escolar da educação infantil, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) A família é fundamental para a segurança emocional da criança quando ela passa a frequentar a escola de educação infantil.
II. (   ) É importante a comunicação entre família e os professores.
III. (   ) A escola é totalmente responsável pelo avanço do aprendizagem da criança.
IV. (  ) É na educação infantil que a criança começa a assumir diferentes papéis e gradualmente vai incorporando outros.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	V - V - F - V
Você acertou!
As alternativas I, II e IV são VERDADEIRAS. “A família é [...] fundamental para a segurança emocional da criança quando ela passa a frequentar a escola de educação infantil. Também é importante a comunicação entre família e os professores, pois é nessa fase que a criança começa a assumir diferentes papéis e gradualmente vai incorporando outros. Esse processo possibilita a aprendizagem da criança e ocorre em todo o lugar e em toda atividade seja brincando seja conversando com os colegas etc. Essas primeiras interações que ocorrem na escola levam a criança a perceber que ela pode discutir com um colega a posse de um lápis ou brinquedo e a aprender que na escola e em casa ela tem de tomar determinadas atitudes que se tornam hábitos como guardar os brinquedos”. A afirmativa III é FALSA: “A responsabilidade da educação de crianças pequenas é da família e do Estado”.  (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem , p. 21-22).
	
	C
	V - V - V - F
	
	D
	V - F - V - F
	
	E
	V - V - V - V
Questão 4/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a passagem de texto a seguir:
“Chamamos esta organização do espaço pedagógico de rotina, e consideramos que, dentre inúmeras possibilidades, a rotina deve oferecer às crianças momentos onde elas possam desenvolver diferentes atividades e adquiram habilidades que fazem parte de seu cotidiano”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/JISLAINE%20CRISTINA%20DE%20OLIVEIRA%20SANTOS.pdf . Acesso em 10 out.2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, sobre as propostas dos espaços físicos das instituições, analise as assertivas a seguir:
I. Devem ser coerentes com a proposta pedagógica da escola.
II. Devem estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
III. Seguir a legislação pertinente com relação aos espaços físicos é optativo, pois nem toda instituição tem recursos para implementar as diretrizes legais.
IV. Devem ser coerentes com a diversidade climática regional.
São corretas a assertivas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As assertivas I, II e IV são VERDADEIRAS e assertiva III é FALSA: “Os espaços físicos das instituições de educação infantil deverão ser coerentes com sua proposta pedagógica, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais,e com normas prescritas pela legislação pertinente [...] de acordo com a diversidade climática regional”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p.227).
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, II e III, apenas.
Questão 5/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a seguinte citação:
“O documento elaborado pelo MEC intitulado Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998) destaca, com muita propriedade, a importância das crianças desde cedo conquistarem a confiança em si próprias, se sentirem aceitas, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, favorecendo a formação pessoal e social [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Rosana Aniela.  O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.201.
Segundo o livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) está organizado em três volumes. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) O primeiro volume é a Introdução, que apresenta algumas considerações sobre a educação infantil e o entendimento do brincar como forma individual de expressão, pensamento, interação e comunicação das crianças.
II. (   ) O segundo volume é intitulado Formação pessoal e social.
III. (  ) O segundo volume apresenta concepções e princípios sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil e apoia-se em noções de identidade e autonomia.
IV. (  ) O terceiro volume é sobre o Conhecimento de mundo, destaca conteúdos de áreas específicas do saber escolar, que seriam fundamentais ao processo de construção do conhecimento da criança.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V - V - F - V
	
	B
	V - F - V - F
	
	C
	V - V - V - F
	
	D
	V - V - V - V
Todas as afirmativas são VERDADEIRAS. “O primeiro volume é a Introdução, que apresenta algumas considerações sobre a educação infantil e o entendimento do brincar como forma individual de expressão, pensamento, interação e comunicação das crianças. [...] O segundo volume, intitulado Formação pessoal e social, apresenta concepções e princípios sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil e apoia-se em noções de identidade e autonomia; já o terceiro volume, Conhecimento de mundo, destaca conteúdos de áreas especí?cas do saber escolar que seriam fundamentais ao processo de construção do conhecimento da criança: movimento música artes visuais linguagem oral e escrita natureza e sociedade e matemática”. (Livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, p. 37).
	
	E
	V - F - V - V

Outros materiais