Buscar

Exercício aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A empresa Beta fabricante de sabão em pó possui uma marca líder nesse segmento. No entanto está sendo atacada constantemente por empresas detentoras de marcas de produtos cujos preços são inferiores aos da marca líder. Diante dessa situação a empresa está perdendo fatia de participação no mercado. Para reverter esse quadro, como a empresa pode superar esse ataque? I.Desenvolver uma nova marca de sabão em pó com preço similar ao desses outros fabricantes, no intuito de combatê-los. II.Reforçar ainda mais os benefícios do produto em sua comunicação com seu público-alvo. III.Continuar mantendo as mesmas estratégias de Marketing, sem alteração, uma vez que o produto é líder de mercado. Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(ns)
	
	
	(A) I.
	
	(D) I e III.
	
	(E) I e II.
	
	(C) III.
	
	(B) II.
	 2a Questão (Ref.: 201407357711)
	
	"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	 
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	 3a Questão (Ref.: 201407580684)
	
	Estratégia é a maneira utilizada pelas empresas para atingir seus objetivos.  Uma boa estratégia de marketing deve integrar os objetivos, políticas e sequências de ações (táticas) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficaz e eficientemente a sua missão.
As definições de estratégia são fundamentadas na inseparabilidade entre a organização e o ambiente onde ela está inserida, que, se por um lado, representa algumas ameaças ou contingências quanto às suas atividades, por outro, lhe oferece oportunidades que devem ser aproveitadas.
As empresas podem adotar três diferentes tipos de estratégias genéricas de competição: liderança, custo total, diferenciação e enfoque.
A qual é o tipo de estratégia que concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica?
	
	
	Liderança de custos
	
	Enfoque
	
	Matriz BCG
	
	Diferenciação do produto
	
	Análise de Swot
	 4a Questão (Ref.: 201407918017)
	
	A estratégia onde a oferta da empresa pelo estabelecimento de diferenciais competitivos, os quais podem ocorrer por meio de diferentes dimensões, dentre as quais destacamos as marcas e o atendimento personalizado, podemos considerar que estratégia aplicada:
	
	
	Liderança de custos
	
	Diferenciação do produto
	
	Produtos substituídos
	
	Novos entrantes
	
	Enfoque
	 5a Questão (Ref.: 201407918638)
	
	Um fabricante de telefones celulares sem câmera percebeu que seu produto entrou fase de declínio. Qual deve ser a estratégia de preços a ser implementada pela empresa?
	
	
	Preços baixos que impeçam guerras de preços.
	
	Descontos progressivos baseados na quantidade comprada.
	
	Preços altos que afastem a concorrência.
	
	Preços altos que compensem os custos de desenvolvimento.
	
	Preços baixos para vender o que resta no estoque.
	 6a Questão (Ref.: 201407914728)
	
	Produtos e serviços têm um ciclo de vida composto de várias fases: pesquisa, introdução, crescimento, maturidade, declínio e renovação. A esse respeito, assinale o questionamento que se encontra inadequado:
 
	
	
	(c) O declínio de um produto significa que há uma restrição da demanda em relação aquele produto da empresa.
	 
	(b) O período de maturidade indica que deve ser feito um investimento em produção.
	
	(a) Na fase de crescimento, a empresa investe no desenvolvimento do produto para conquistar maiores mercados.
	
	(d) Quando o produto está em crescimento, neste momento, a empresa deve investir no composto de promoção.
	
	(e) Quando se observa o início da queda de vendas de um produto, dependendo da situação, pode-se decidir sobre a revitalização do produto no mercado.

Outros materiais