Buscar

Modelo Prointer II Relatório Parcial

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIDERP
 Curso de Tecnologia em Gestão Pública
 POLO ANHANGUERA LAGOA SANTA
 ACADÊMICA CRISTIANE FERREIRA BATISTA – RA: 6224861571
 TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CRISTINA S. AQUINO
 PROINTER II – RELATÓRIO PARCIAL
 LAGOA SANTA - MG
 OUTUBRO/2017
�
ACADÊMICA CRISTIANE FERREIRA BATISTA – RA: 6224861571
TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CRISTINA S. AQUINO
PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
 LAGOA SANTA - MG
 OUTUBRO/2017
�
 RESUMO
 A Esteves Empreendimentos Ltda. é uma microempresa especializada no ramo da Construção Civil e realiza diversos serviços, desde fundações, reformas, estruturas, acabamentos, 
projetos, contemplando todas as etapas de sua obra desde o ano 2009. É uma empresa de dirigida por um microempresário e atua diretamente em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
 A Empresa é dirigida por um Técnico Construtor e possui seis funcionários. Ela tem sempre interesse de apresentar serviços Técnicos e mão de obra especializada, visando sempre atender os clientes com uma solução inteligente e econômica, visando sempre cuidar do meio Ambiente.
 Portanto, os funcionários estão sempre sendo gerenciados e capacitados, com cursos e palestras, para tomarem medidas preventivas e importantes, necessárias para um maior cuidado com o meio ambiente. A Esteves Empreendimentos Ltda. visa minimizar os impactos ambientais provocados pela construção civil, melhorando em todos os aspectos.
 Levantamos pontos fortes e de fraquezas, ameaças e oportunidades através da Análise SWOT (FOFA) e o feedback foi, de certa forma, positivo. Percebe-se que o que falta, para alguns funcionários, é orientação no sentido da importância de mudar alguns hábitos e torna-los rotineiros.
Palavras-Chave: Esteves Empreendimentos . Meio Ambiente. Análise SWOT.
�
SUMÁRIO
41	INTRODUÇÃO	�
62	DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)	�
72.1	Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial	�
92.2	Análise SWOT	�
113	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
12REFERENCIAS	�
13ANEXOS	�
�
�
 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo colher informações sobre a empresa Esteves Empreendimentos Ltda. A empresa, do ramo de Construção Civil, está situada em Belo Horizonte – Minas Gerais, na Rua Barretos, nº 200, bairro Juliana. Está localizada na região norte de Belo Horizonte, atendendo todo este setor, como também toda cidade de Belo Horizonte e toda grande BH.
A Esteves empreendimentos esta no ramo da Construção Civil há mais de 9 anos, com vasta experiência no campo de Construção Civil. É uma empresa pequena, onde atuam o dono da Empresa e mais seis funcionários.
A empresa presta serviços para vários setores no ramo de Construção Civil, desde fundações, construções iniciais até reformas em geral. 
Como qualquer outra Empresa, a Esteves Empreendimentos sentiu-se bastante abalada com a crise enfrentada pelo país que iniciou em 2016. Desde então, caíram bastante a procura para orçamentos e execuções das Obras. Muitos clientes deixaram pagamentos atrasados de obras já iniciadas e a empresa só permaneceu de até hoje devido ao várias promoções, propagandas e muito trabalho. Com isso, foi necessário colocar em prática outros segmentos de atuação da empresa; como atuação em outras áreas da construção civil, como terraplanagem e outros em que a Empresa não estava acostumada. Assim puderam neste período implementar mais conhecimento e assim não decretarem falência.
Essa situação foi vivida por várias Empresas, e as tendências atuais em relação à Construção Civil, é melhorar o mercado daqui algum tempo. A Esteves Empreendimentos segue firme em sua meta e mantem-se ativa pois teve visão, força de vontade e estratégias especificas para cada adversidade.
Foram levantados alguns pontos que precisam de atenção para que a empresa continue atingindo metas e principalmente crescente em outros segmentos. A cobrança para que haja um cuidado maior com o meio ambiente é algo preocupante e tem sido cobrado por clientes, funcionários e população. 
Hoje ocorrem economias e cuidados por uma parcela muito pequena de funcionários. Mas, é fácil perceber que não foram passadas informações e orientações de cuidados e atitudes a serem tomadas a fim de se cuidar da parte do meio ambiente.
Na construção Civil hoje, o que se preocupa é além de construir Obras de maneira ecológica, a construção também busca casas e prédios que também possam ser mantidos de maneira econômica. Mostrando aos funcionários uma maneira sustentável de construir e preservar o meio ambiente.
 DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)
A Esteves Empreendimentos Ltda. é uma microempresa, onde através do seu trabalho, é reconhecida pelo excelente trabalho que vem exercendo desde Janeiro de 2009. 
 Está situada em Belo Horizonte – MG, e presta serviços especializados no ramos de construção civil . É uma empresa de dirigida por um microempresário e atua diretamente em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
 A empresa busca melhores preços para os clientes, mostrando um serviço qualificado e com muita responsabilidade em atender a todos com muita satisfação. Os desafios para o setor da construção são diversos, porém, em síntese, consistem na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução de resíduos gerados , na preservação do meio ambiente.
 Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial
Trata-se de uma microempresa, denominada Esteves Empreendimentos Lda.. É constituída ao todo pelo dono da Empresa e seis funcionários.. Trabalham na empresa o dono – Técnico Construtor, Evandro Luiz Esteves – Seis funcionários – sendo Um Engenheiro, três Pedreiros e Dois serventes. O Técnico Construtor gerencia a Obra, juntamente com o Engenheiro Civil.
A empresa encontra-se à rua Barretos, nº 200, Bairro Juliana, em Belo Horizonte, Minas Gerias, onde a localização já é um grande diferencial em relação aos concorrentes, pois ela está situada próximo à várias cidades da região Metropolitana.
 A Esteves Empreendimentos está no ramo de Construção Civil à mais de 10 anos, porém a se tornou Empresa a partir do ano de 2009. Atualmente a empresa trabalha no ramo de Construção civil e também reformas em geral.. 
A empresa presta serviços para vários setores, são eles: Fundações, Acabamentos, , Estruturas, Projetos e Reformas. 
O campo de atuação é a nível nacional e o público alvo são pessoas, Empresas que queiram serviços prestados na área de Construção Civil, onde o melhor preço e boas referências são os principais objetos para se garantir e ganhar a concorrência.
A empresa tem sede própria, constituída por um escritório na casa do dono da Empresa. E um pequeno galpão, onde são guardados todo material de uso dos funcionários, como pás, carrinhos de mão, cimentos, makitas, betoneiras, martelos pregos... e bastante material para acabamentos.
 Por ser uma empresa de pequeno porte e fundada por um Técnico Construtor, o administrador está sempre focado prestar ótimos serviços, a todos que os contratam. E tem se preocupado muito em investir em obras econômicas e sustentáveis. Após a crise que iniciou em 2016 e ainda não totalmentesuperada pelo Brasil, a Esteves Empreendimentos viu a necessidade de investir em novos mecanismos para divulgação de seus trabalhos e captação de novos clientes para assim, manter-se no mercado de trabalho. Dessa forma, a empresa investiu em um novo site, mais atual e moderno e investiu também em mídias sociais como Instagram e Facebook, panfletos e cartões de visita.
A empresa trabalha divulgando seu trabalho em outros locais, fazendo assim com que sua propaganda faça com que mais pessoas possam assim contratá-los. A Empresa também trabalha com Projetos, onde o Engenheiro Civil, que é funcionário, mostra novos projetos, com uso de materiais ecológicos e outro principio fundamental da construção sustentável. Como uso de madeira de reflorestamento, concreto reciclado, (concreto aproveitado a partir da demolição e outros prédios) são várias as opções que podem ser usados para construções. 
Todo processo de fabricação tem suas atualizações e desenvolvimento e para o acompanhamento do mercado, os funcionários passam por cursos como manutenção e capacitação visando melhorar cada vez mais e maior entendimento da área de atuação.
A Esteves Empreendimentos Ltda. investe continuamente na qualificação de seus profissionais e na aplicação de novas tecnologias, de equipamentos modernos e de processos avançados na construção civil, proporcionando à empresa uma base sólida para buscar, em todos os serviços, a qualidade e satisfação de sues clientes. 
Periodicamente, a empresa recebe por e-mail formulários de satisfação de atendimento dos serviços prestados a seus clientes, a maioria das vezes, o feedback é positivo.
A Esteves Empreendimentos Ltda. está constantemente empenhada em mostrar diferencias em seu serviço final, procurando criar soluções especificas para cada cliente. Da mesma forma, a empresa preocupa-se em sempre ajustar preços à realidade do mercado de trabalho atual e facilitando condições de pagamento.
 Análise SWOT 
A Esteves Empreendimentos Imobiliários Ltda. definiu como ponto estratégico a correspondência às exigências, do mercado, tendo como princípios a qualidade, confiança, credibilidade e o respeito pelo meio ambiente, servindo assim seus clientes com o máximo profissionalismo e qualidade. Essa atitude foi tomada a partir de obstáculos encontrados no mercado e a solução vista foi a criação de um Plano B para possíveis emergências.
No sentido de uma analise ambiental, a empresa busca minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, e é definida como um processo que aspira restauração e manutenção da harmonia entre o ambiente natural e construído. Na verdade, por tratar-se uma microempresa, há dentro de cada funcionário o desejo de cuidar da empresa; podendo assim, crescerem cada vez mais e buscar novos mercados . 
Foi realizada a análise estratégica da empresa Esteves Empreendimento Ltda. através da Matriz SWOT (FOFA):
	
	
Fatores Internos
(controláveis)
	
Fatores Externos
(incontroláveis)
	
	Forças
Conscientização dos funcionários., para cuidar do meio ambiente.
Compra de alguns materiais ecológicos para construção sustentável.
Reaproveitamento de entulhos da construção civil para novas obras.
	Oportunidades
Falta de mão de obra para levar rejeitos da construção civil para lugar apropriado.
	
	Fraquezas
Falta de conscientização de alguns funcionários.
Necessidade de trabalhar com materiais tóxicos sem ter onde descartá-los.
	Ameaças
Novas microempreas no ramo de construção civil, com mais tecnologias e melhores preços.
�
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Empresa Esteves Empreendimentos Ltda. atua na cidade de Belo Horizonte – MG desde 2009. É uma Microempresa, e presta serviços para vários clientes em Belo Horizonte e toda região metropolitana.
A empresa possui seis funcionários, todos com o mesmo objetivo de crescer e melhorar cada vez mais, abrindo portas para outros ramos da construção civil.
Na questão ambiental, a preocupação com o meio ambiente é reconhecida por todos os funcionários, e a empresa tem um papel fundamental para realização de recursos para melhorar cada vez mais estes impactos. Além de incentivar também os clientes quanto a preservação do meio ambiente, a empresa busca novos projetos para apresentá-los, deixando assim sua marca. Muita gente não sabe, mas das atividades humanas sobre a terra, a construção civil é uma das que mais causam impactos no meio ambiente. A construção sustentável é um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura, indo desde pequenas casas populares ate a construção de prédios, e também fábricas e Hospitais.
De modo geral, a empresa tenta ao máximo além da boa qualidade do serviço reaproveitar água, restos de materiais aproveitando-os ou mando para reciclagem, e economizando ao máximo energia elétrica. A vontade de crescer de todos, está acima de tudo.
�
REFERENCIAS
LUZ PLANILHAS EMPRESARIAIS. Como desenvolver uma Matriz ou Analise SWOT (FOFA). Brasil: 2004 – 2016. Disponível em:
http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/
Acesso em: 26 de agosto de 2017.
MARKETING DE CONTEÚDO. Você sabe como fazer uma analise SWOT? Brasil: 2013-2017. Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/
Acesso em: 26 de agosto de 2017.
PORTAL ADMINISTRAÇÃO. Análise SWOT (Matriz) – Conceito e aplicação. Brasil: 2013 – 2015. Disponível em:
http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html
Acesso em: 26 de agosto de 2017
Anexos:
Pontos fortes
Pontos fracos

Outros materiais