Buscar

didatica 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	Em relação às colocações de Castro (1991) acerca da trajetória da Didática, analise e faça a correlação coerente entre as colunas.  Em seguida marque a única opção que apresenta os resultados na ordem correta. 
1. COMÊNIO
2. ROUSSEAU
3. HERBART
4. PESTALOZZI
5. DEWEY
( ) Autor do Manual Didática Magna.
( ) Suas ideias inspiraram os teóricos da escola nova.
( ) Defende a ideia da "Educação pela Instrução" - relevância do aspecto metodológico: método único de ensino.
( ) Segundo ele a educação é um processo natural, os verdadeiros professores são a natureza, a experiência e o sentimento. Para esse pensador, a criança nasce boa, a sociedade que a corrompe. Autor de O Emílio. 
( ) Segundo ele a educação escolar deveria ser desenvolvida a partir do método intuitivo, assim, poderia conduzir os alunos a desenvolver "o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade de linguagem, através da qual se expressa em palavras o resultado das observações".
		
	
	2, 5, 1, 4, 2
	
	2, 5, 1, 2, 4
	
	1, 4, 3, 5, 2
	
	1, 5, 3, 4, 2
	
	1, 5, 3, 2, 4
	
	 
	Ref.: 201102738045
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Leia as afirmativas: I - A prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades. II - A prática educativa e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. III - A organização da sociedade, a existência de classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens/mulheres. Por isso o vínculo entre sociedade e educação. IV - A prática educativa e a organização da sociedade são antagônicas, pois uma não interfere na outra. Dessa forma, a Didática deve evitar a aproximação entre as duas. V - A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor-aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados que se constituem na dinâmica das relações entre classes, etnias, grupos religiosos, homens e mulheres, jovens e adultos. Conforme os estudos sobre Didática e seus fundamentos, assinale a alternativa correta.
		
	
	São verdadeiras as afirmativas I, III e V.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e IV.
	
	São verdadeiras as afirmativas II, IV e V.
	
	 
	Ref.: 201103205178
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O termo "Didática" teve origem quando os adultos começaram a intervir, de forma organizada e planejada, na atividade de aprendizagem de crianças e jovens, por meio do agrupamento dos conhecimentos pedagógicos e da atribuição da atividade de ensinar com intenção pedagógica. Foi no século XVII que a Didática emergiu formalmente como uma área de conhecimento que visa à investigação da ligação entre ensino e aprendizagem, através da primeira obra clássica. O primeiro educador a formular a ideia de que os conhecimentos deveriam ser difundidos a todos, a criar princípios e regras do ensino foi:
		
	
	Comenius. 
	
	Pestalozzi 
	
	Rousseau 
	
	Platão
	
	Aristóteles 
	
	 
	Ref.: 201102169242
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como: 
		
	
	Manifesto dos Pioneiros da Escola Libertadora;
	
	Manifesto dos Primeiros Educadores da Educação Nova;
	
	Documento de Manifesto dos Educadores da Escola Libertadora. 
	
	Documento de Manifestação dos Novos Educadores;
	
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
	
	 
	Ref.: 201102879246
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Foi no século XVII que a Didática emergiu formalmente como uma área de conhecimento que visa à investigação da ligação entre ensino e aprendizagem tendo Comenius como principal fomentador. Assinale a alternativa que represente as características de ensino adotadas por Comenius, lembrando que, na atualidade, à luz das pedagogias progressistas, ele é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional:
		
	
	Ensino simultâneo a todos e de caráter transmissor com um método único.
	
	Aprendizagem baseada na eficiência e transformação da realidade.
	
	Conscientização acerca da realidade e com métodos que visam a reflexão.
	
	Com conteúdos adaptados às fases de desenvolvimento em busca de uma nova ordem social. 
	
	Ensino democrático e participativo.
	
	 
	Ref.: 201102919568
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A didática vem desempenhando importante papel nas principais teorias ou tendências pedagógicas que estão influenciando a formação do professor brasileiro. Conforme a citação da educadora: "Se voltarmos muito longe no tempo, vamos encontrar a ______________________, considerado o pai da Didática, que, no século XVII, procurou um método que pudesse ensinar _______________. Esta é a Didática Tradicional, cuja grande contribuição é ter chamado a atenção para a organização lógica do processo ensino-aprendizagem, nos seus ___________________" (CANDAU, 1998, p.29).  A sequência CORRETA é: 
		
	
	Didática Magna de J. Dewey - aprender a aprender - aspectos mais tradicionais.
	
	Didática Magna de Comênio - tudo a todos - aspectos mais contextualizados.
	
	Didática Magna de Comênio - tudo a todos - aspectos mais gerais.
	
	Didática Magna de Herbart - o saber popular - aspectos mais gerais.
	
	Didática Magna de Freire - o saber científico - aspectos mais específicos.
	
	 
	Ref.: 201103142367
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Na trajetória do surgimento da Didática e possível perceber que sua temática central estar em torno de estudos e análises para nortear e/ou instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem em que estão envolvidos alunos e professores. Sobre uma concepção atualizada da didática e correto dizer que:
I - Ensinar e aprender são processos que caminham juntos, tendo como princípio básico dinâmicas de ações pedagógicas que coloquem os alunos em uma pro- atividade de não de passividade;
II - O processo de aprender torna-se secundário na interligação com o ensinar, visto que o segundo só pode ser feito na escola;
III - A Didática é reconhecida como um campo de estudo que se dedica a compreender as práticas pedagógicas, bem como buscar alternativas e caminhos para que a aprendizagem se realize de forma ativa e significativa.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Todas estão incorretas
	
	Somente a I e III estão corretas
	
	Somente a I e II estão corretas
	
	Somente a I está correta 
	
	Todas estão corretas
	
	 
	Ref.: 201103317654
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O homem, no decorrer dos séculos, sempre se preocupou em preservar e disseminar o conhecimento, o que vem refletindo e provocando mudanças no cotidiano das pessoas desde a antiguidade até os dias atuais. Nesse sentido, Pierre Lévy (1993) categoriza o conhecimento existente nas sociedades em três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital. No período em que não há mais uma tecnologia e sim múltiplas tecnologias, que buscam favorecer não só a preservação dos conhecimentos,mas principalmente a construção de novos conhecimentos, que deem respostas novas a problemas novos, a sociedade em relação ao conhecimento é categorizada de:
		
	
	Sociedade Escriba
	
	Sociedade Oral
	
	Sociedade Mecânica
	
	Sociedade Escrita
	
	Sociedade Digital

Outros materiais