Buscar

didatica 10

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética. Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
 I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação. 
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças. 
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem. 
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos. 
Dentre as afirmativas, estão corretas: 
		
	
	II, III e IV.
	
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	
	I, II, III e IV. 
	
	 
	Ref.: 201102749689
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	"A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições" (p.64). VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática. 27 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. 
A partir do exposto no fragmento acima, numa perspectiva crítica de educação, julgue os itens que seguem sobre o planejamento do processo de ensino/aprendizagem: 
I. O professor deve conceber o planejamento como uma ação pedagógica que esteja comprometida com a totalidade do processo educativo. 
II. O planejamento deve ser organizado por etapas totalmente desvinculadas umas das outras, já que são distintas e compartimentadas. 
III. É imprescindível que o planejamento esteja direcionado pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados, sobretudo, para a reelaboração e a produção do conhecimento. 
IV. A ação de planejar deve ser participativa, o que implica o envolvimento de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam, coletivamente, as atividades propostas. 
Está CORRETO o que se afirma nos itens 
		
	
	II e IV, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	 
	Ref.: 201102187021
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	(SESI-SP, 2004). No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma boa aula é preciso: 
		
	
	planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento
	
	procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno
	
	considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem
	
	trabalhar o conteúdo previsto no livro didático na sequência da primeira à última unidade
	
	ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma referência metodológica. 
	
	 
	Ref.: 201103302482
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta. Fonte: http://questoesconcursopedagogia.com.br 
		
	
	As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.
	
	Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.
	
	O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.
	
	O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.
	
	A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.
	
	 
	Ref.: 201103326431
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições¿ (p.64). VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática. 27 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. Marque V para as afirmativas verdadeiras F para as afirmativas falsas, de acordo com a discussão realizada no fragmento em questão, numa perspectiva crítica de educação, o planejamento do processo de ensino/aprendizagem deve ser:
I- ( ) Assumido pelo professor como uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna, numa ação dialética.
II- ( ) Organizado por etapas, entendidas como partes distintas e compartimentadas de uma ação que se apresenta específica, legitimando sua ação técnica e política.
III- ( ) Direcionado também pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados predominantemente para a reelaboração e a produção do conhecimento.
IV- ( ) Participativo, implicando a convivência de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas coletivamente.
V- ( ) Fundamentado pela interação entre a escola e o contexto social e objetivado pela educação como prática coletiva.
VI- ( ) Conduzido por um processo de ensino transformador, através de objetivos que explicitam a aquisição de conteúdos previamente estruturados no currículo escolar, não precisando incluir os saberes dos educandos a partir de suas realidades.
A sequência CORRETA é:
		
	
	F, F, V, F, V, F.
	
	F, F, F, V, F, V.
	
	V, F, V, V, V, F.
	
	F, V, V, F, F, V.
	
	V, V, F, V, F, V.
	
	 
	Ref.: 201102738738
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	"[...]a Didática não é, social e politicamente, neutra. Não o é quando ensina ou não determinados conteúdos, e não o é quando incentiva, ou se recusa a incentivar, o processo de construção do conhecimento (e das aptidões intelectuais) das crianças, adolescentes e adultos, tornando-os capaz de pensar, julgar e atuar socialmente" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 25). O ensino tem um duplo compromisso: com o desenvolvimento e com o conhecimento. Dessa forma:
		
	
	Os processos de aprendizagem estão relacionados com a neutralidade do ensino.
	
	Os processos de ensino definem qual o cidadão que se quer formar e para que tipo de sociedade.
	
	Os conteúdos escolhidos para ensinar têm um duplo sentido quanto ao desenvolvimento do aluno.
	
	Os conteúdos escolhidos para ensinar não precisam ter relação com a formação.
	
	A formação do profissional está relacionada com a padronização do ensino.
	
	 
	Ref.: 201103238324
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O plano de aula é a organização diária sequencial e reflexiva de tudo o que será desenvolvido pelo professor. Considere o que é verdadeiro nas afirmativas abaixo;
		
	
	O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino que deverá ser seguido independente do contexto.
	
	Elaborar o plano de aula deve ir além do preenchimento de formulários para cumprir burocracia.
	
	Se o professor tem muitaexperiência o plano de aula é dispensável.
	
	Os objetivos estabelecidos para a aula não devem ser considerados durante todo o tempo de elaboração das atividades.
	
	O plano de aula não deve ser flexível.
	
	 
	Ref.: 201103310873
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	(Prefeitura de Palhoça - 2016/ Adaptada) "O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, podemos pensar em nível macro no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal". (PADILHA, 2003) 
		
	
	O planejamento de ensino é de responsabilidade do setor municipal.
	
	Referido planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas públicas educacionais.
	
	Maior importância deve se dar a elaboração das políticas públicas voltadas aos estudantes carentes sem a observância do planejamento pedagógico.
	
	O planejamento na educação independe das políticas públicas aplicadas pelos poderes executivos.
	
	O planejamento pedagógico consiste em organizar disciplinas por áreas e localizações, desprezando a política educacional daquela localidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes