Apol Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
7 pág.

Apol Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

Pré-visualização2 páginas
Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia atentamente o trecho de texto a seguir: 
\u201cÀ medida que a média de palavras por expressão aumenta, a complexidade da gramática que gerencia essas palavras torna-se mais complexas, no entanto, continua sendo deficiente em relação à dos adultos (crianças de dois e três anos). O discurso das crianças dessa idade é descrito como discurso telegráfico, omitindo pequenas palavras como determinantes e preposições\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: APOSO, Renato; VAZ, Francine. Aquisição da linguagem. Mestrado de informática aplicada à educação. GINAPE, Núcleo de Computação Eletrônica, UFRJ, 2002. <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2002/t_2002_renato_aposo_e_francine_vaz/aquisicao.htm>. Acesso em 11 jul. 2017.
Conforme os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A oração de duas palavras surge quando a criança tem entre sete e oito meses.
	
	B
	A fala da criança pequena é incoerente no estágio da palavra-frase, pois não é possível compreendê-la quando essa faz uso de apenas uma palavra para formar uma frase completa.
	
	C
	Logo no início do desenvolvimento da fala, as crianças utilizam mais os verbos do que os substantivos, pois expressam vontades, como quero e coloque.
	
	D
	As crianças com um ano de idade já são capazes de flexionar os verbos e substantivos em suas frases.
	
	E
	O processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e), pois \u201co processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra a) está errada, pois \u201ca oração de duas palavras surge quando a criança completa um ano e meio, ou mesmo mais tarde\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra b) está incorreta, já que a \u201ccriança passa por uma sucessão de estágios que correspondem, cada um, a um conjunto coerente, a uma \u2018gramática\u2019 particular. As frases podem ser formadas por uma só palavra (estágio da palavra-frase), quando o nome de um objeto serve para designar todas as ações com ele relacionadas ou, a partir de um ano e meio de idade, duas palavras são formadas a partir de classes gramaticais, numa ordem bem precisa: a classe pivô, formada por poucos elementos utilizados frequentemente, e a classe aberta, cujos elementos são mais numerosos e menos empregados\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra c) está incorreta, porque \u201cos substantivos são empregados sobretudo no início: uma criança de dois anos utiliza 16 verbos entre 100 substantivos. Os verbos manifestam-se no vocabulário com um atraso de um a cinco meses em relação ao substantivo\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A letra d) está errada, já que, \u201caté os dois anos de idade, as palavras da criança não têm flexão: substantivos, verbos no infinitivo (ou forma invariável na terceira pessoa), adjetivo na forma positiva\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17).
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a citação a seguir: 
\u201c[Piaget] descreve como as discussões entre crianças dão origem às primeiras manifestações de reflexão lógica. Algo semelhante acontece, julgamos, quando a criança começa a conversar consigo própria, como se estivesse a falar com outrem. Quando as circunstâncias a obrigam a deter-se para pensar, o mais certo é começar a pensar em voz alta. O discurso egocêntrico, dissociado do discurso social geral, acaba com o tempo por conduzir ao discurso interior que serve simultaneamente o pensamento autístico e o pensamento lógico\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORES, Ridendo C. Pensamento e linguagem: Levy Semionovich Vygotsky. EbooksBrasil. <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017. p. 24,25. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o pensamento e a linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Pensamos por meio de símbolos, símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação.
II. Pensamos sempre por meio de palavras, já que este é um instrumento precioso na intercomunicação.
III. A criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas, porque sua percepção é inferior nos seus primeiros anos, e dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela.
IV. Graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente I e II estão corretas.
	
	B
	Somente I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A I está correta, pois, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, pensamos por meio de símbolos, \u201csímbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação. Os mais empregados são as palavras, instrumentos preciosos na intercomunicação\u201d (texto-base, p. 5). A II está errada, uma vez que, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, \u201cpensamos, em geral, por meio de palavras, o que não impede o uso de símbolos matemáticos, notações musicais, cores, linhas etc.\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A III está certa, porque, \u201ccomo a percepção da criança é inferior nos seus primeiros anos, dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela \u2018faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela\u2019. Assim, a criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A IV está correta, pois, \u201cgraças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora\u201d (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 6).
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o seguinte fragmento de texto: 
\u201cQuanto mais cedo a criança se envolve nas relações sociais, mais benefícios obterá a curto ou longo prazo, tendo em vista as experiências e aprendizagens que resultam de tais interações [...] A linguagem corresponde [...] a uma das habilidades especiais e significativas dos seres humanos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 2003. p. 327-336. p. 327. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e as fases do estágio pré-verbal pelo qual a criança passa antes dos dez meses, relacione corretamente