Buscar

SEMINARIOS INTEGRADOS EM GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0734_AV_201306007641 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201306007641 - MARCOS LUCIO DA SILVA
	Professor:
	ISOLDA CECILIA BRAVIN
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 28/08/2014 17:00:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201306243759)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na área ambiental, quais são os temas, que são imprescindíveis, serem estudados e analisados para o ENADE?
		
	
Resposta: Um dos principais temas imprescindiveis é desmatamento da mata Mazonica, a poluição de rios e a educação ambiental.
	
Gabarito: Ecologia, Educação Ambiental, Biodiversidade e Sustentabilidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201306263003)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Porque o direito ambiental, é importante para o meio ambiente?
		
	
Resposta: Por que através dele, se faz seguir regras, regulamento, leis e normas, que é de suma importancia para corrigir, controlar e proteger o meio ambiente. Obtendo-se um ambiente ecologicamente equilibrado.
	
Gabarito: Porque o Direito atua sobre o meio ambiente de forma preventiva, procurando preservá-lo, de modo a garantir o uso equilibrado dos recursos e a qualidade de vida de todos, a partir do que está disposto na Constituição de 1988, no sentido de alertar para a prática de atividade que agrida o meio ambiente presente e comprometa os recursos para as gerações futuras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306073071)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aponte a afirmativa correta:
		
	
	No rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, está localizado o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá.
	
	Durante as cheias do rio Paraguai, no início de outono, todo o Pantanal vê-se invadido pela águas do rio, constituindo, então, a lagoa Xarajes.
	
	O rio Paraguai nasce na serra de Araporé, em Mato Grosso, com o nome de rio das Pedras, de Amolar.
	
	O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas.
	 
	O rio Uruguai é o principal rio da Bacia Platina em potencial hidrelétrico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306260388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não significa negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância de não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade. PORQUE A línguagem dá ao homem uma possibilidade de criar mundos, de criar realidades, de evocar realidades não presentes. E a língua é uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A língua, nesse sentido, é a concretização de uma experiência histórica. Ela está radicalmente presa à sociedade. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira asserção e uma proposição falsa, e a segunda e uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção e uma proposição verdadeira, e a segunda e uma proposição falsa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201306076733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A natureza, o planeta, se manteve por bilhões de anos, transformando-se por ações intrínsecas ou por fatores exteriores. Assinale as alternativas abaixo como Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto.
		
	
	O ciclo da terra se explica também através do fluxo de energia proveniente do sol, reciclando nutrientes, mantendo a biodiversidade, adaptando-se às condições ambientais impostas e regulando o crescimento de populações.
	
	O ciclo da terra não sofre a influência do fluxo de energia proveniente do sol.
	
	O planeta Terra tem evidenciado, ao longo de sua existência, uma transformação linear contínua sem constatações de ciclos.
	
	As eras e ciclos vividos ao longo de milhões de anos em nosso planeta bem ilustram o seu ciclo, valendo de exemplo clássico a extinção de praticamente todas as formas de vida na superfície terrestre há 65 milhões de anos, quando um meteorito atingiu nosso planeta.
	 
	O planeta Terra tem evidenciado, ao longo de sua existência, uma capacidade extrema de se regenerar, se reconstruir.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201306220513)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de identificação de aspectos e impactos deve seguir a seguinte sequência:
		
	 
	A seleção de uma atividade, produto ou serviço, posteriormente a identificação de aspectos ambientais, a dos respectivos impactos ambientais e por último a avaliação da importância dos impactos
	
	A seleção de uma atividade, produto ou serviço, a identificação dos impactos ambientais, a de aspectos ambientais e por último a avaliação da importância dos impactos.
	
	A avaliação da importância dos impactos, a identificação de impactos ambientais, a identificação de aspectos ambientais e por último a seleção da respectiva atividade, produto ou serviço.
	 
	Identificação de impactos ambientais, identificação de aspectos ambientais, seleção de uma atividade, produto ou serviço e por último a avaliação da importância dos impactos
	
	A avaliação da importância dos impactos, posteriormente a a seleção de uma atividade, produto ou serviço, a identificação de aspectos ambientais e por último a identificação de impactos ambientais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201306263016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a estrutura curricular do curso da formação geral em Gestão Ambiental?
		
	
	Vinculado a áreas industriais, processos de gestão ambiental, resíduos, poluição, bem como políticas ambientais.
	
	Representa as áreas estratégicas ligadas à proteção, conservação e recuperação de áreas naturais, a gestão de áreas protegidas e demais mercados de trabalho voltados para a atuação em áreas naturais.
	
	Representa as áreas estratégicas ligadas à proteção, conservação e recuperação de áreas naturais, observando a economia do meio ambiente e a comunicação ambiental necessária para cada projeto.
	
	Articula as duas áreas (natural e industrial) através de projetos para todos os setores da sociedade (governos, patrocinadores, terceiro setor, organismos internacionais), observando a economia do meio ambiente e a comunicação ambiental necessária para cada projeto.
	 
	Representa as áreas estratégicas de formação dos alunos e constitui um dos diferenciais competitivos do curso, pois ofertará ao aluno os conhecimentos básicos de Gestão necessários à interdisciplinaridade do curso e a contextualização do egresso no mercado de trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201306263018)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual a definição de bioclimatologia?
		
	
	Ciência que tem se desenvolvido muito e se torna cada vez mais importante, uma vez que a interferência do homem sobre os ecossistemas vem interferindo cada vez mais no equilíbrio ecológico.
	
	É um estudo multidisciplinar que observa os problemas ambientais, no sentido de interpretá-los por meio de uma abordagem científica e integrada dos sistemas ambientais.
	 
	Trata-se da ciência que lida com as relações entre o clima e a distribuição dos seres vivos na Terra para determinar a relação entre temperatura e precipitação e as áreas de distribuição geográfica de espécies de plantas e de comunidades vegetais.
	
	Trata-se da ciência que lida com as relaçõesentre o clima e a distribuição dos seres vivos na Terra para determinar a relação entre problemas ambientais e precipitação das áreas de distribuição geográfica de espécies de plantas e de comunidades vegetais.
	 
	É um estudo multidisciplinar que observa os problemas ambientais, no sentido de interpretá-los por meio de uma abordagem científica e integrada dos sistemas ambientais e das áreas de distribuição geográfica de espécies de plantas e de comunidades vegetais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201306265519)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a questão incorreta, referente à Ética em relação ao ambiente:
		
	
	Trata-se da busca de soluções para assegurar a sobrevivência da humanidade e dos seres vivos através de uma proposta de mudança de comportamento, incentivando ações voltadas para um desenvolvimento que seja sustentável.
	
	Toda sociedade cria formas de se relacionar com a natureza e dá significado ao meio natural conforme seus valores e de acordo como se relaciona com seu meio ambiente, por isso as formas de se relacionar com o ambiente podem variar entre as diferentes culturas.
	
	Falar em sustentabilidade é falar sobre projetos que alertem para a realidade de que os recursos renováveis não podem ser utilizados de modo a exceder a capacidade do sistema de se renovar.
	 
	Representa o compromisso com um comportamento ético voltado para o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e de suas famílias, extensiva à comunidade local e à sociedade como um todo.
	
	Reflete à respeito do comportamento humano e sua intervenção sobre o ambiente e a natureza.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201306260418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Texto I Muito me surpreendeu o artigo publicado na edição de 14 de outubro, de autoria de um estudante de Jornalismo, que compara a legislação antifumo ao nazismo, considerando-a um ataque à privacidade humana. Ao contrário do que afirma o artigo, os fumantes têm, sim, sua privacidade preservada. (...) Para isso, só precisam respeitar o mesmo direito à privacidade dos não fumantes, não impondo a eles que respirem as mesmas substâncias que optam por inalar e que, em alguns casos, saem da ponta do cigarro em concentrações ainda maiores. Texto II Seguindo o mau exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, o estado do Paraná, ao que tudo indica, também adotará a famigerada lei antifumo, que, entre outras coisas, proíbe a existência de fumódromos nos espaços coletivos e estabelece punições ao proprietário que não coibir o fumo em seu estabelecimento. É preciso, pois, perguntar: tem o Estado o direito de decidir a política tabagista que o dono de um bar, por exemplo, deve adotar? Com base em que princípio pode uma tal interferência ser justificada? A lei somente se justificaria caso seu escopo se restringisse a locais cuja propriedade é estatal, como as repartições públicas. Não se pode confundir um recinto coletivo com um espaço estatal. Um recinto coletivo, como um bar, continua sendo uma propriedade privada. A lei representa uma clara agressão ao direito à propriedade. Os textos I e II discutem a legitimidade da lei antifumo no Brasil, sob pontos de vista diferentes. A comparação entre os textos permite concluir que, nos textos I e II, a questão é tratada, respectivamente, dos pontos de vista
		
	
	histórico e educacional.
	
	jurídico e moral.
	
	moral e econômico.
	 
	ético e legal.
	
	econômico e jurídico.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais