Buscar

entrevista para o portfolio do 4 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENTREVISTA DO PROFESSOR PARA O PORTFÓLIO 
A partir de sua experiência, quais esportes os alunos mais gostam de praticar ?
Existem 3 esportes: futsal, vôlei e handebol. Mais entre os três citados o mais procurado é o futsal.
Entre o voleibol e o basquete, qual desses os alunos gostam mais de praticar ?
Vôlei, pois é um esporte que eles tem mais conhecimento.
Entre o basquete e o voleibol, qual desses, você, professor, consegue melhor desenvolver o trabalho pedagógico? Porque? 
Vôlei, pois tem mais estrutura física em quadra e recursos de matérias, comparado ao basquete, os alunos tem mais conhecimento sobre o vôlei, acho que por o vôlei ser um esporte que os brasileiros praticam mais ocorre isso, e já o basquete é um esporte americano menos trabalhado pela escola eles não tem tanto conhecimento das regras e de como se joga.
Qual desses dois esportes os alunos têm maior facilidade em aprender? Porque?
O vôlei, Porque como disse na terceira pergunta, o vôlei é um esporte de origem americana igual o basquete, porém é um esporte menos mostrado pela mídia brasileira, já o vôlei geralmente é transmitido muitos jogos na TV a mídia mostra mais, por ser esporte que os brasileiros gostam muito e se identificam e o mesmo ocorre nas escolas os alunos demonstram mais interesse pelo vôlei do que pelo basquete. 
Em relação a sua prática pedagógica, cite duas dificuldades encontradas por você no ensino de voleibol e duas dificuldades encontradas no ensino do basquete. Como procura superá-las?
Duas dificuldades no vôlei: primeiro o espaço físico que não é tão apropriado, segundo o horário das práticas que não é nada conveniente para o rendimento dos alunos, este horário que falo é a tarde de 1:00 da tarde que é o único horário que a quadra da escola esta disponível para a prática. Duas dificuldades encontradas no basquete: primeiro a falta de material na escola não temos bola de basquete, Segundo as tabelas que essencial para prática de basquete foram planejadas de modo errado. Uma maneira que tenho sempre de superar essas dificuldades, é adaptando o espaço de modo que eu vá criando novas formas, através de métodos diferentes, sempre visando transmitir oque desejo para o aluno. 
Cite duas dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado do voleibol e outras duas dificuldades encontradas no aprendizado do basquete. Como procura superá-las? 
Duas dificuldades no vôlei: Primeiro a técnica, por que a maioria só quer praticar por diversão e não tem tanto interesse nas regras do esporte, Segundo a falta de comprometimento dos alunos, porque alguns querem ficar sentados nas arquibancadas apenas conversando com os seus colegas. Duas dificuldades no basquete: primeiro posso dizer que é a falta de comprometimento dos alunos para esse esporte é muito grande, acaba havendo um descaso por determinado esporte, segundo a falta de material que acaba trazendo uma certa dificuldade no desenvolvimento da prática de basquete assim podendo demonstra apenas na teoria dentro de sala de aula que em meu consentimento como professor deixa a desejar muito para o aluno sem a prática. 
Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas? 
Usando técnicas inovadoras por exemplo: Tem uma que utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e o adolescente ao modelo adulto. A outra que utilizo bastante é uma corrente que destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade. Essa abordagem pedagógica, chamada de pedagogia das situações, deve promover aos indivíduos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo, opondo-se aos adversários, mostrando, ao aprendiz, as possibilidades de percepção das "situação de jogo", interferindo na tomada de decisão, elaborando uma "solução mental", buscando resolver os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas, principalmente nas interceptações e antecipações, frente às atividade dos adversários.
O conteúdo Atletismo faz parte de seus planejamentos escolares? Explicitar o porquê.
Sim. Só na teoria porque na escola não tem local adequado e nem material, por falta de interesse da instituição, por isso só consigo abordar o tema na teoria dentro de sala de aula mais é um tema de suma importância para aprendizagem e conhecimento dos alunos. 
Sua escola possui materiais específicos para o ensino do atletismo, como barreiras, peso, dardo, disco, caixa de areia espaço físico adequado, etc.
Não. Nenhum dos materiais citado na pergunta.
Qual sua visão sobre o conteúdo atletismo na escola? Você acredita, a partir de sua experiência profissional, que ele tem um espaço adequado no planejamento da educação física escolar, assim como os demais esportes? Explicite. 
Da pra fazer um trabalho proveitoso dependendo do interesse da escola e dos alunos, quando falo em interesse da escola quero dizer que falta comprometimento da direção em se preocupa em compra os matérias e se envolver mais na parte esportiva, ( obs: não estou generalizando todas as escolas). Dependendo da escola e os matérias que a escola disponibiliza sim, o atletismo tem um espaço adequado no planejamento educação física escolar assim como outras modalidades esportivas, mais já na escola que sou docente posso afirma que não porque a escola não oferece condições. 
Professor Entrevistado: Jonas Oqueres Mendonça 
Formado em Educação Física (licenciatura) pela UFRN

Outros materiais