Buscar

9 - ESTADOS FEDERADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
União
Distrito Federal
Estados		:	26
Municípios		:	5.566	
Territórios*	:	0	
* Não são entidades integrantes do pacto federativo, não dispõem de autonomia político-administrativa, ficando sob tutela da União.
DOS ESTADOS FEDERADOS 
DOS ESTADOS FEDERADOS 
Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
”O poder constituinte outorgado aos Estados-Membros sofre as limitações jurídicas impostas pela Constituição da República.” (ADI 507, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 08/08/03)
DOS ESTADOS FEDERADOS 
Art. 25. (...)
§ 1º. São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.
DOS ESTADOS FEDERADOS 
Art. 25. (...)
§ 2º. Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. (Redação dada pelo(a) Emenda Constitucional 05/1995)
DOS ESTADOS FEDERADOS 
Art. 25. (...)
§ 3º. Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e micro- regiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
COMPETÊNCIA LEGISLATIVA
REMANESCENTE OU RESERVADA (CF, ART. 25, § 1º)
DELEGADA PELA UNIÃO (CF, ART. 22, PARÁGRAFO ÚNICO)
CONCORRENTE-SUPLEMENTAR (CF, ART. 24)
BENS DOS ESTADOS
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:
I - as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União;
BENS DOS ESTADOS
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:
II - as áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios ou terceiros;
BENS DOS ESTADOS
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:
III - as ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União;
BENS DOS ESTADOS
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:
IV - as terras devolutas não compreendidas entre as da União.
DEPUTADOS ESTADUAIS
NÚMERO DE DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA = 
número de deputados federais do Estado na Câmara dos Deputados x 3 (atingido o número de 36, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de 12)
MANDATO = 4 ANOS
SUBSÍDIOS (remuneração) = máximo de 75% do que recebe um Deputado Federal
DEPUTADOS ESTADUAIS
Art. 27. O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.
NÚMERO DE DEPUTADOS ESTADUAIS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO
DEPUTADOS FEDERAIS POR PERNAMBUCO: 25
O TRIPLO SERIA: 75
PORÉM: ATINGIDO O NÚMERO DE 36, ACRESCENTAM-SE TANTOS DEPUTADOS ESTADUAIS QUANTOS FOREM OS FEDERAIS ACIMA DE 12
NO CASO DE PERNAMBUCO, HÁ 13 DEPUTADOS FEDERAIS ACIMA DE 12: 25-12 = 13
LOGO: 36 + 13 = 49
O NÚMERO DE DEPUTADOS ESTADUAIS EM PERNAMBUCO É 49
DEPUTADOS ESTADUAIS
Art. 27. (...)
§ 1º. Será de quatro anos o mandato dos Deputados Estaduais, aplicando-se-lhes as regras desta Constituição, sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remuneração, perda de mandato, licença, impedimentos e incorporação às Forças Armadas.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
"Emenda constitucional estadual. Perda de mandato de parlamentar estadual mediante voto aberto. Inconstitucionalidade. Violação de limitação expressa ao poder constituinte decorrente dos Estados-membros (CF, art. 27, § 1º c/c art. 55, § 2º)." (ADI 2.461, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 12-5-2005, Plenário, DJ de 7-10-2005.) 
DEPUTADOS ESTADUAIS
Art. 27. (...)
§ 2°. O subsídio dos Deputados Estaduais será fixado por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, na razão de, no máximo, setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espécie, para os Deputados Federais, observado o que dispõem os arts. 39, § 4°, 57, § 7°, 150, II, 153, III, e 153, § 2°, I. (Redação dada pelo(a) Emenda Constitucional 19/1998)
DEPUTADOS ESTADUAIS
Art. 27. (...)
§ 3º. Compete às Assembléias Legislativas dispor sobre seu regimento interno, polícia e serviços administrativos de sua secretaria, e prover os respectivos cargos.
DEPUTADOS ESTADUAIS
Art. 27. (...)
§ 4º. A lei disporá sobre a iniciativa popular no processo legislativo estadual.
GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR
Art. 28. A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em primeiro de janeiro do ano subsequente, observado, quanto ao mais, o disposto no art. 77. (Redação dada pelo(a) Emenda Constitucional 16/1997)
GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR
Art. 28. (...)
§ 1º. Perderá o mandato o Governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, IV e V. (Redação dada pelo(a) Emenda Constitucional 19/1998)
GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR
Art. 28. (...)
§ 2°. Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4°, 150, II, 153, III, e 153, § 2°, I. (Acrescentado(a) pelo(a) Emenda Constitucional 19/1998)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais