Buscar

O trabalho do assistente social no caps ad

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O trabalho do assistente social no caps ad 
2. Saúde Mental e reforma psiquiátrica - Processo de desistitucionalização dos pacientes com transtornos mentais provenientes de diversas causas. Perspectiva de tratamento que vislumbre os aspectos biopsicossociais envolvidos no contexto da dependência química. Intervenção em meio aberto como a mais indicada na busca de uma ressignificação da vida dos sujeitos, que muitas vezes, estão com a vida centrada no uso de substâncias psicoativas. 
3. Tratamento no CAPS AD O processo de tratamento envolve: Acolhimento: Socialização inicial de informações para adesão dos usuários. Aspectos médicos: Diagnóstico da patologia; Administração de medicação; Acompanhamento da evolução do paciente. 
4. Tratamento no CAPS AD Aspectos psicológicos: Atendimento terapêutico para tratar questões psicológicas. Aspectos Sociais: Participação da família no tratamento; Inserção nos equipamentos sociais. Perspectiva de reinserção social. 
5. Reinserção Social É o determinante da recuperação integral do paciente e pressupõe a recuperação das perdas e a criação e/ou fortalecimento de uma rede de apoio. É um processo longo, gradativo e dinâmico, pois implica numa revisão de estigmas sociais estabelecidos, no resgate da cidadania e na retomada de hábitos sociais saudáveis. 
6. Reinserção Social Avaliação social para conhecer a realidade do usuário para estabelecimento de seu Plano Terapêutico Singular. Aspectos analisados nesta avaliação: Vida pessoal e familiar; Vida funcional; Vida econômica; Vida sociocomunitária; Vida espiritual. 
7. Reinserção Social É necessário conhecer a totalidade da vida do usuário, seus meios de convívio, suas habilidades e perspectiva de vida. Promoção de atendimento dialógico com os usuários e seus familiares, a partir da socialização de informações e solicitação de opiniões para que o tratamento se adeque as identificações do paciente. 
8. Reinserção Social Construção de um PROJETO DE VIDA para estabelecer mudanças de hábitos sociais. Aspectos que envolvem o projeto: Familiares; Profissionais; Médicos e psicológicos; Espirituais; Econômicos. 
9. Objetivos da intervenção do Assistente Social Promover a universalização dos direitos sociais dos usuários, através da identificação dos recursos que possibilitem a defesa de tais direitos. Intervir na realidade social dos usuários, a fim de identificar as expressões da questão social relacionadas ao processo de uso de substâncias psicoativas, para assim buscar formas de mudança da situação social vivida por essas pessoas, a partir da integração em atividades sociais e laborais. 
10. Atribuições gerais Coordenação, elaboração, supervisão e avaliação de estudos, programas e projetos na área de Serviço Social; Assessoria, consultoria e direção de serviços técnicos em Serviço Social; Planejamento, organização e administração de benefícios e serviços sociais. 
11. Atribuições principais Encaminhamento de providências e prestação de orientação social aos pacientes e seus familiares, bem como a população, quanto aos serviços e direitos sociais (em âmbito interdisciplinar e intersetorial) que garantam a melhoria dos aspectos psicossociais destes. Planejamento, execução e avaliação de pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações de intervenção junto aos usuários do serviço; 
12. Atribuições principais Realização de estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais a que tenham direito; Prestação de informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social; Realização de ações que possibilitem a identificação de novas atividades de trabalho, lazer e relações interpessoais, a fim de desenvolver a autonomia e melhorar as relações sociais e familiares. 
13. Atribuições principais Buscar manter a família esclarecida sobre os aspectos biopsicossociais que perpassam a dependência química para estabelecer novas relações interfamiliares que tragam mudanças na vida em sociedade, no trabalho e previna recaídas; Participação nas atividades multidisciplinares: Visitas domiciliares; Grupos; Ações socioeducativas; Avaliações e atendimentos individuais. 
14. Desafios e Possibilidades Intervenção pautada nos aspectos do projeto ético- político profissional; Garantir um bom atendimento, diante os recursos mínimos disponibilizados para a intervenção; Estabelecer um diálogo reflexivo com os usuários, para um melhor entendimento de mundo e da sua situação. 
15. Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. Fernando Pessoa 
16. Referências BRASIL. As redes comunitária e de saúde no atendimento aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas: módulo 6. 4. ed. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, 2011. BRASIL. Lei no 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: [s/n], [s/d]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8662.htm>. Acesso em: 30 mar. 2013.

Outros materiais