Buscar

ESTUDOS CTS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade?
BRUNO ABNER MAESTRELLI
S15
1987356
Curitiba
2017
O que significa e como se configura o campo CTS?
 Os estudos sobre CTS apresentam uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico. Atualmente, as questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, ultrapassam o âmbito acadêmico para ajudar nos interesses da sociedade.
Qual a imagem tradicional da ciência e da tecnologia? 
 Ciência era considerada como o modo de decifrar os aspectos essenciais da realidade, de manifestar as leis que a governam em cada parcela do mundo natural ou do mundo social. Com o conhecimento dessas leis seria possível à transformação da realidade com o concurso dos procedimentos das tecnologias, que não seriam outra coisa senão ciências aplicadas para produção.
 Nessa consideração clássica, a ciência e a tecnologia estariam afastadas de interesses, opiniões ou valores sociais, deixando seus resultados a serviço da sociedade para que esta decidisse o que fazer com eles. Salvo interferências alheias, a ciência e a tecnologia promoveriam, portanto, o bem-estar social ao desenvolver os instrumentos cognoscitivos e práticos para propiciar uma vida humana sempre melhor. 
Quais as principais vertentes da tradição europeia dos estudos CTS, seus principais representantes e principais características?
TRADIÇÃO EUROPEIA
•Institucionalização acadêmica na Europa (em suas origens) 
•Ênfase nos fatores sociais antecedentes 
•Atenção à ciência e, secundariamente, à tecnologia
 •Caráter teórico e descritivo
 •Marco explicativo: ciências sociais (sociologia, psicologia, antropologia etc.)
•Não se trata de desqualificar a ciência e a tecnologia, mas de desmitificá-las no sentido de modificar uma imagem distorcida de ciênciatecnologia que vem causando mais inconvenientes do que vantagens. Não é realizar uma crítica radical da ciência, e sim o de fazer uma ciência da ciência, ou melhor, fazer do conhecimento científico e tecnológico também um objeto de estudos das ciências sociais.
Como se caracteriza a tradição norte-americana nos estudos CTS?
TRADIÇÃO NORTE AMERICANA
•Institucionalização administrativa e acadêmica nos EUA (em suas origens)
 •Ênfase nas conseqüências sociais
 •Atenção à tecnologia e, secundariamente, à ciência 
•Caráter prático e valorativo 
•Marco avaliativo: ética, teoria da educação.
• Centrada nas conseqüências sociais e ambientais relacionadas com o desenvolvimento científicotecnológico, procurou definir e promover novas regras de jogo em torno da regulação social da ciência e da tecnologia, a partir da participação de diversos atores sociais (afetados, interessados, governo, especialistas, organizações não-governamentais, entre outros) em condições éticas, de igualdade, representação e efetividade em todo o processo.
Quais as principais questões ligadas a democracia e a participação cidadã com relação á Ciência, Tecnologia e Sociedade?
Estabelecer quem, ou qual instituição deve determinar os objetivos sociais da tecnologia, bem como regularizar agentes para supervisionar o cumprimento desses objetivos. Participação efetiva dos cidadãos nas decisões de caráter político, com o objetivo educativo fundamental em diversas análises e informes políticos. E as necessidades atuais da participação pública na produção de novas tecnologias, tanto na questão ecológica quanto na questão social e cultural, pois a racionalidade científico-tecnológica nos conduz a mudanças, inclusive na forma de compreendermos a nós mesmos.
O que significa e pretende a Educação em CTS?
Perspectiva ou enfoque metodológico aplicado ao processo de ensino-aprendizagem na área de ciência e tecnologia em geral. A compreensão da ciência a partir de um conceito de saber confiável permite situar o conhecimento abordado nas salas de aula de forma crítica e situado, trazendo ao meio popular a capacidade de criticar e questionar. Bem como trazer alternativas, e assim tomar decisões bem fundamentadas; isso é, tornar possível que haja uma reflexão profunda perante as decisões mediantes ao desenvolvimento tecnológico.
Os pressupostos nos quais se assenta a educação em CTS apresentam alguma liitação?
Os pressupostos do estudo da CTS não apresentam limitações visto que são fundamentadas e tem como fim a construção de valores, habilidades e conhecimentos que possam fornecer uma visão mais consistente, guiando o indivíduo a questionar e se possível e necessário mudar de forma gradual, deixando de compactuar com tecnologias não benéficas ao meio ambiente e sociedade.
REFERÊNCIAS
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000300014
https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/ciencia-tecnologia-e-sociedade-cts-esp.-em-educacao-e-contemporaneidade/apresentacao-cts-ufsc-profa.-lucia-helena-martins-pacheco
http://www.oei.es/historico/salactsi/bazzo03.htm

Outros materiais