Buscar

Aula 07 didatica

Prévia do material em texto

Didática
Profa. Therezinha Conde
Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares
A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES?
2
O QUE SÃO CONTEÚDOS ESCOLARES?
3
COMO DEVEM SER TRATADOS NO ESPAÇO DE SALA DE AULA VIRTUAL OU PRESENCIAL?
4
"Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado [...] conteúdos que são retalhos da realidade [...]" são palavras de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século XX. O que o autor quis dizer com a seguinte expressão: "conteúdos que são retalhos da realidade"?
5
Fragmentação e isolamento do conteúdo X conhecimento significativo:
6
A neutralidade dos conteúdos não existe. 
7
Na visão de Moreira e Santos (1995), os conteúdos têm de ser vistos como algo a ser questionado, analisado e negociado e não divorciado do significado humano. “Os conteúdos devem ser selecionados e organizados de modo a fortalecer o poder e a autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação” (MOREIRA; SANTOS, 1995, p. 63).
 
8
RELAÇÃO DO SUJEITO COM O CONHECIMENTO: EXEMPLO DE DESARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, DE CONHECIMENTO VAZIO E SEM SIGNIFICADO, ESTÉRIL, ISOLADO DO CONTEXTO E FRAGMENTADO.
9
Os conteúdos não devem ter características de terminalidade e devem servir como ponto de partida para novos conhecimentos. Entretanto, quando o professor respalda a prática no modelo tradicional de ensino, no modelo tecnicista, o conteúdo estudado tem caráter de terminalização, isto é, como se o assunto subsequente não tivesse nenhuma relação com o assunto anterior. Além disso, é trabalhado de forma fragmentada e isolada de um contexto. É muito comum nos depararmos com situações em que os alunos perguntam após receberem o resultado de uma prova: “professor, hoje vai ter matéria nova?” 
10
Didática
Profa. Therezinha Conde
Atividade
Refletindo sobre a relevância dos conteúdos de ensino pesquisados nos livros didáticos.
12
Didática
DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis:
Tipos de DSTs
Características
Formas de prevenção
Formas de tratamento
Profa. Therezinha Conde
13

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes