Buscar

PLANO 6

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV - CCJ0038
Semana Aula: 6
COMPETÊNCIA. TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL. LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA.
Tema
Competência para o cumprimento de sentença ou para a execução por título extrajudicial. O rol dos títulos executivos judiciais e extrajudiciais. A liquidação de sentença.
 
Palavras-chave
Direito. Processual. Cumprimento de Sentença. Execução. Teoria Geral. Competência. Título Executivo. Liquidação.
Objetivos
- 
- Conhecer as regras que estabelecem a competência para o cumprimento de sentença e as hipóteses em que um novo foro poderá ser escolhido pelo exequente.
- Examinar as regras que estabelecem a competência para a execução por título extrajudicial.
- Estudar o rol dos títulos executivos judiciais e extrajudiciais, de acordo com o NCPC (Lei nº 13.105/15).
- Diferenciar as modalidades de liquidação criadas pelo NCPC (Lei nº 13.105/15).
Estrutura de Conteúdo
1. Regras de competência para o cumprimento de sentença.
2. Regras de competência para a execução por título extrajudicial.
3. Títulos executivos judiciais e extrajudiciais. 
4. A liquidação de sentença. Modalidades. Procedimento.
Procedimentos de Ensino
Após a apresentação do plano de ensino e da metodologia, deverá o professor dar início à abordagem do tema, incluindo referências ao caso concreto e questão de múltipla escolha. Sugerimos que nesta aula o professor aborde as regras de competência para o cumprimento de sentença, inclusive os foros que podem ser escolhidos pelo credor. Que sejam também analisadas as regras de competência para a execução por título extrajudicial, bem como sejam apresentados quais são os títulos executivos judiciais e extrajudiciais. Discutir, ainda, o que é a liquidação de sentença, bem como indicar suas modalidades e procedimento.
Estratégias de Aprendizagem
Aula expositiva e aula expositiva dialogada com ênfase na metodologia do caso concreto.
Indicação de Leitura Específica
 ARAÚJO, Luís Carlos de, MELLO, Cleyson de Moraes (Orgs). Curso do  Novo Processo Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015.
HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Novo Código de Processo Civil – Comparado e Anotado. 1ª Ed. Niterói: Impetus, 2015.
Recursos
Lousa. Data show e material complementar em mídias diversas.
Aplicação: articulação teoria e prática
1a Questão: Como se procede ao cálculo da coisa julgada ilíquida, para a obtenção da quantia certa destinada à execução? Quais as modalidades de liquidação procedimental da coisa julgada ilíquida previstas na Lei nº 13.105/15 (NCPC)? 
 
Questão nº 2. Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), indique a alternativa que não contempla título executivo extrajudicial:
a)    o crédito de auxiliar de justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial; 
b)    a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; 
c)    a nota promissória; 
d)    o crédito decorrente de foro ou laudêmio. 
 
Avaliação
Resposta da 1a questão: 
É por meio da etapa de liquidação que o interessado irá delimitar o quantum debeatur. Quanto às espécies de liquidação segundo a Lei nº 13.105/15 (NCPC), esclarece a doutrina que: ?O dispositivo inova a liquidação de sentença. Inicialmente, passa a conferir legitimidade não apenas ao demandante como também ao demandado para que possa iniciá-la, pois pode ser que este último tenha interesse em efetuar o pagamento no prazo legal para evitar a incidência da multa de 10% prevista no CPC (art. 523, par. 1º). São duas as modalidades: por arbitramento ou em procedimento comum. Ainda que o magistrado tenha estabelecido uma modalidade expressamente na sentença, a sua realização por outra não ofenderá a autoridade da coisa julgada já formada, de acordo com entendimento já sumulado pelo STJ. Os demais dispositivos apenas ajustam a redação do modelo anterior, com a novidade de que o CNJ deverá desenvolver e disponibilizar programa de atualização financeira?. (HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Novo Código de Processo Civil ? Comparado e Anotado. 1ª Ed. Niterói: Impetus, 2015, p. 398). 
 
Resposta da 2ª questão: 
Gabarito: A
Justificativa: O art. 515, inciso V, NCPC (Lei nº 13.105/15), passou a contemplar esta alternativa como título executivo judicial, ao contrário da norma anterior (art. 586, CPC-73), que o reputava como título extrajudicial. O rol dos títulos extrajudiciais se encontra no art. 784 do NCPC.
Considerações Adicionais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes