Buscar

PLANO 11

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV - CCJ0038
Semana Aula: 11
EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA POR OBRIGAÇÃO DE PAGAR, FUNDADA EM TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL. PROCEDIMENTOS.
Tema
Execução contra a Fazenda Pública por obrigação de pagar.
Palavras-chave
Direito. Processual. Execução. Obrigação de Pagar. Fazenda Pública.
Objetivos
- Conhecer as regras que norteiam o cumprimento de sentença que estabelece obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública.
- Examinar os dispositivos que regulam a execução por título extrajudicial que contenha obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública.
- Estudar as peças defensivas que poderão ser apresentadas pela Fazenda Pública.
- Diferenciar os meios para que a Fazenda Pública possa liquidar suas obrigações pecuniárias: precatório ou por RPV (requisição de pequeno valor).
Estrutura de Conteúdo
1. Regras que norteiam o cumprimento de sentença que estabelece obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública.
2. Regras que regulam a execução por título extrajudicial que contenha obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública.
3. As peças defensivas que poderão ser apresentadas pela Fazenda Pública.
4. Os meios para que a Fazenda Pública possa liquidar suas obrigações pecuniárias: precatório ou por RPV (requisição de pequeno valor).
Procedimentos de Ensino
Após a apresentação do plano de ensino e da metodologia, deverá o professor dar início à abordagem do tema, incluindo referências ao caso concreto e questão de múltipla escolha. Sugerimos que nesta aula o professor aborde as regras que norteiam o cumprimento de sentença que estabelece obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública. Que sejam também analisados os dispositivos que regulam a execução por título extrajudicial que contenha obrigação de pagar em relação à Fazenda Pública, bem como as peças defensivas que poderão ser apresentadas pela executada. Discutir, ainda, sobre os meios para que a Fazenda Pública possa liquidar suas obrigações pecuniárias: precatório ou por RPV (requisição de pequeno valor).
Estratégias de Aprendizagem
Aula expositiva e aula expositiva dialogada com ênfase na metodologia do caso concreto.
 
Indicação de Leitura Específica
 ARAÚJO, Luís Carlos de, MELLO, Cleyson de Moraes (Orgs). Curso do  Novo Processo Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015.
HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Novo Código de Processo Civil – Comparado e Anotado. 1ª Ed. Niterói: Impetus, 2015.
Recursos
Lousa. Data show e material complementar em mídias diversas.
 
Aplicação: articulação teoria e prática
1a Questão: Geisa, servidora pública estadual, promove demanda em face da Fazenda Pública que se encontra vinculada, pleiteando o pagamento de determinada importância em dinheiro, que lhe foi indevidamente descontada em sua remuneração. A demanda se processa regularmente, tendo sido proferida sentença favorável condenando a ré ao pagamento. Na etapa de cumprimento e, diante da demora na executada em liquidar a sua obrigação sujeita a pagamento por meio de precatório, a exequente peticiona ao juízo requerendo que seja aplicada a multa de 10%, prevista no art. 523, parágrafo 1º, do NCPC (Lei nº 13.105/15). Este pleito deve ser deferido?
 
2a Questão. Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), indique a alternativa que não contempla matéria passível de ser alegada em sede de impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública:
a)    incompetência relativa; 
b)    impossibilidade jurídica do pedido; 
c)    ilegitimidade da parte; 
d)    excesso de execução ou cumulação indevida de execuções. 
Avaliação
Resposta da 1a questão: 
Resposta negativa se impõe. A sistemática para que as obrigações de pagar sejam liquidadas pela Fazenda Pública é naturalmente mais morosa do que aquelas devidas por particulares, uma vez que os bens públicos são impenhoráveis. Por este motivo, o pagamento deve ser realizado apenas por precatório ou por RPV (requisição de pequeno valor), dependendo dos valores envolvidos. Por este motivo, ainda que a Fazenda Pública queira liquidar a obrigação, ela está impedida por ter que obrigatoriamente observar este procedimento. Por este motivo, aliás, é que o NCPC expressamente proibiu a aplicação desta multa de 10% nos casos em que a Fazenda Pública estiver sendo executada (art. 534, par. 2º).
 
Resposta da 2ª questão: 
Gabarito: D
Justificativa: O art. 535, NCPC (Lei nº 13.105/15), contempla as matérias que podem ser apresentadas em sede de impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública, não prevendo a possibilidade de se alegar a ?impossibilidade jurídica do pedido?. Esta ?impossibilidade jurídica do pedido?, por sinal, deixa de ser considerada como uma das condições da ação, eis que o NCPC apenas prevê a ?legitimidade? e o ?interesse de agir? (v.g. art. 17 e art. 485, VI).
Considerações Adicionais

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes